Vídeos e sons para dormir viram tendência: entenda

Você sabia que os brasileiros estão entre os que menos dormem no mundo todo? Além disso, somos um dos países com maior índice de distúrbios do sono, afetando milhões de pessoas das mais diversas maneiras. Por isso, não é à toa que vários recursos diferentes tenham se popularizado no nosso dia a dia, como o fato de que vídeos e sons para dormir viram tendência nos dias de hoje.

Para entender como isso funciona, não é necessário ser um especialista em sono e sonhos, como é o caso do blog Apsique, mas sim compreender um pouco mais quais são as fases e estágios do sono e como elas trabalham entre si para que as pessoas possam dormir e descansar adequadamente. Sabendo disso, fica mais fácil entender porque vídeos e sons para dormir viram tendência especialmente entre os mais jovens.

Quer entender por que vídeos e sons viram tendência entre quem quer dormir melhor? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

Vídeos e sons para dormir viram tendência: x pontos para entender melhor a situação

1. Desafios para dormir

Você sabia que milhões de brasileiros sofrem com distúrbios do sono todos os anos? Podemos dividir os principais casos em dois grupos diferentes: os que não conseguem cair no sono e os que não conseguem manter o sono. Esses são os dois principais fatores que prejudicam as pessoas a dormirem atualmente.

Quem não consegue pegar no sono, normalmente, o faz por causa de dificuldades para o seu organismo se colocar na posição de quem precisa ou quer dormir. O que acontece é o seguinte:

  • para entrar no primeiro estágio do sono, o corpo precisa estar relaxado e com uma boa frequência cardíaca e respiratória;
  • quem não consegue chegar nesse ponto com o corpo, por qualquer razão, tem dificuldades para pegar no sono.

Já quem consegue dormir, mas não consegue se manter na posição, sofre por causa da presença de estímulos externos ou porque tem a cabeça muito agitada. Nesse ponto, é importante ter recursos que ajudam a manter o sono.

Os vídeos e áudios ajudam justamente nesses dois problemas para dormir. Os vídeos de ASMR (em que as pessoas sussurram no microfone ou fazem alguns barulhos específicos) são feitos justamente para ativar um maior relaxamento corporal e permitir que o corpo vá naturalmente para o estágio de descanso que precisa para pegar no sono.

Já os barulhos, normalmente de White Noise (ruídos permanentes, baixos e que não atrapalham a inconsciência), são recursos poderosos para manter o sono, inclusive para superar barulhos externos.

2. Vídeos ajudam a relaxar

Como mencionado antes, os vídeos de ASMR são pensados para ajudar a relaxar. Normalmente, incluem algumas pessoas falando em voz muito baixa no microfone ou fazendo alguns barulhos pensados para ativar uma reação positiva no corpo.

É importante ter em mente que nem todo mundo gosta de recursos de ASMR. Algumas pessoas ficam até um pouco mais despertas por causa da sensação de ouvir alguém sussurrando.

No entanto, muitas pessoas acham o ASMR incrivelmente relaxante, incluindo aquelas que não acreditavam que teriam o interesse nesse tipo de conteúdo. Por isso, vale a pena conhecer alguns bons vídeos de ASMR para quem tem dificuldade para pegar no sono.

3. Sons ajudam a relaxar e a manter o sono

Já o White Noise é um recurso cientificamente comprovado que ajuda o cérebro a entrar em um estado de relaxamento que permite que ele se mantenha no sono. Por isso, esses ruídos são muito usados para quem quer conseguir se manter dormindo por mais tempo.

Existem muitos exemplos de Ruídos Brancos que podem ser aplicados por quem quer dormir melhor e por mais tempo. O barulho mais padrão é um chiado baixinho, sem grande distinção do que ele é. Basicamente, é como o barulho de uma TV antiga, que não conseguia pegar o canal.

Já outros barulhos são mais específicos. Existe o ruído de chuva (para quem prefere dormir em dias em que há chuva, inclusive aqueles com maior tempestade, trovões e raios). Existe o barulho de grilos, de outros elementos da natureza. Até a presença de barulhos da cidade podem ser encontrados, embora não sejam tão úteis assim para manter o sono, apenas em casos mais específicos.

Portanto, vale a pena analisar os diferentes tipos de barulhos existentes em máquinas ou aplicativos de White Noite e ver qual deles traz mais resultados.

Agora que você já viu porque vídeos e sons para dormir viram tendência entre os brasileiros e também pessoas de outros países, é hora de considerar usá-los a seu favor você mesmo. Com esse recurso à disposição, você conseguirá dormir melhor e ter uma noite de sono mais restauradora. Para isso, precisará usar um aplicativo capaz de produzir o White Noise ou focar em ver canais de ASMR antes de dormir.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo dizendo se você já pensou em usar esse recurso antes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *