Saiba como um vídeo institucional pode ser útil para sua empresa

Saiba como um vídeo institucional pode ser útil para sua empresa!


Um vídeo institucional é uma produção audiovisual com foco na apresentação de empresas e marcas, apresentando ao espectador os principais aspectos da corporação através da transmissão dos valores seguidos pela empresa e sua mensagem.


Investir na produção de vídeo institucional é um excelente recurso para as empresas que desejam ampliar seu alcance no mercado e consolidar sua imagem no cenário empresarial, fazendo uso da força dos conteúdos de audiovisual para conseguir se comunicar com colaboradores, clientes, funcionários, investidores e consumidores.


Também chamado de vídeo corporativo, vídeo empresarial e vídeo marketing, o vídeo institucional é usado por empresas de todos os tamanhos e segmentos de atuação, podendo ser veiculado em programas de apresentação e treinamento da própria empresa ou divulgado em sites, redes sociais e em eventos para o público consumidor, profissionais e empresários.


O grande segredo para a criação de bons vídeos institucionais é saber direcionar a mensagem que sua empresa deseja transmitir aos espectadores do conteúdo, produzindo vídeos institucionais criativos que servirão de conteúdos estratégicos para a comunicação empresarial.


Se você está interessado em saber mais sobre os vídeos institucionais, os processos de elaboração e produção deles e qual o valor de orçamento vídeo institucional necessário para produzi-lo, venha conosco e saiba mais sobre a importância do vídeo institucional para sua empresa logo abaixo:


O que é um vídeo institucional?


Por mais simples e boba que pareça essa questão, algumas pessoas podem não saber exatamente sobre o que se trata um vídeo institucional. Pois bem, esse tipo de vídeo serve para contar a história de uma empresa, como surgiu, quais são os seus valores, a sua missão e a sua visão de mercado.


Dentro desse tipo de vídeo, também é possível destacar quais são os seus produtos e serviços, trazer falas dos proprietários e até mesmo dos funcionários. Também vale a pena falar sobre números, resultados ou premiações que a empresa já recebeu, para reforçar sua autoridade no mercado e seriedade com seus clientes.


Para que serve um vídeo institucional?


Seu grande objetivo é reforçar a marca da empresa, trabalhando seu branding, reforçando sua imagem no mercado e fazendo sua auto-promoção. Portanto, é legal incluir também elementos da identidade visual que reforcem a marca, como cores, logos, tipografia, slogans, vinhetas e outros elementos também que ajudem nesse propósito.


Quais são os benefícios de um vídeo institucional?


Muito se fala sobre o assunto e como um vídeo institucional pode ser útil para a sua empresa. Mas, de fato, você conhece os principais benefícios que essa peça audiovisual pode trazer para seu negócio? A gente separou os principais aqui para você ter uma ideia:


Comunicação estratégica


A comunicação por meio de conteúdos audiovisuais com foco na mensagem empresarial de um negócio e sua marca é simples, efetiva e imediata, impactando o espectador logo de cara para conseguir transmitir a mensagem inserida dentro do vídeo institucional.

Saiba como um vídeo institucional pode ser útil para sua empresa: comunicação estratégica


Com o avanço da tecnologia e da internet, cada vez mais pessoas se informam por meio de conteúdos audiovisuais. Sendo assim, investir em um vídeo empresarial é uma maneira de se comunicar com o público e profissionais do cenário corporativo em uma linguagem mais concisa e atrativa.


Autoridade da marca


Também é possível construir uma maior autoridade em torno da marca do seu negócio através de vídeos institucionais, uma vez que as pessoas prestam mais atenção ao conteúdo em vídeo e querem consumir esse tipo de produção.


Dessa forma, um vídeo empresarial consegue se comunicar com consumidores, empresários e profissionais e criar uma autoridade em torno de seu nome e imagem, transmitindo profissionalismo, credibilidade e segurança.


Imagem da empresa

Imagem da empresa


Empresas novas no mercado precisam construir uma imagem para si, enquanto as empresas que já existem há anos devem sempre pensar em maneiras de renovar sua imagem e manter-se em alta em seu setor de atuação comercial e profissional.


Os vídeos institucionais caem como uma luva em ambas situações, modernizando a imagem de um negócio já existente e auxiliando na construção de valores e mensagens para os negócios mais recentes no segmento empresarial.


Fidelização de público


Cada vez mais os consumidores buscam se fidelizar a empresas com uma imagem mais humanizada, que demonstram se preocupar com seus clientes a partir de visões, valores e mensagens que focam no público-alvo.


Através desse tipo de material, a criação de empatia com a empresa ocorre por meio da aproximação entre entidade, marca e consumidor.


Investimento a longo prazo


O conteúdo usado para criar vídeos institucionais reflete o foco da empresa, sua visão de mercado, os valores que ela deseja transmitir e a mensagem refletida pela marca, seus produtos e serviços.

Esse tipo de conteúdo não se renova com tanta frequência quanto outras estratégias de comunicação que acompanham as mudanças repentinas do mercado e das preferências do público consumidor, fazendo do vídeo institucional um investimento a longo prazo.


Vídeos institucionais exigem atenção em seu processo de criação, porém fazem valer seu valor de investimento e representam uma das pontas dianteiras na comunicação e construção de autoridade de uma empresa com o mercado!


Storytelling


Storytelling, ou a arte de contar histórias, é uma técnica que prende bastante a atenção das pessoas. Nós, seres humanos, curtimos muito uma narrativa bem contada. Não é à toa que filmes e séries fazem tanto sucesso, certo? Mas aqui não estamos falando de ficção e sim da história da sua empresa. Se bem feita, pode ter certeza que vai chamar a atenção de muita gente!


Como fazer um bom vídeo institucional?


Tão importante como saber o que é e como um vídeo institucional pode ser útil para a sua empresa, é conhecer também algumas dicas para produzir um vídeo desse com maestria. A gente já fez um post excelente de como produzir vídeos incríveis, mas vamos trazer aqui algumas dicas para fazer um institucional digno de Hollywood. Confere aí!


Público-alvo: quem vai assistir?


Toda peça de comunicação é direcionada para alguém, certo? Da mesma forma acontece com seu vídeo institucional. Quem serão seus espectadores? Qual a idade deles? O que fazem da vida? Onde moram? Quais são seus desafios e maiores desejos?


Essas são algumas perguntas que podem te guiar na hora de conhecer melhor o público que você quer alcançar. Vale lembrar que o estudo de público-alvo e persona já deveria ser feito previamente e já deveria estar claro para você. Mas, se não fez o dever de casa, ainda há tempo.


Objetivos do vídeo institucional


Já falamos um pouquinho sobre os objetivos de um vídeo institucional também, mas é outro ponto que deve estar consolidado na sua cabeça. O objetivo maior é promover a imagem da empresa, não é mesmo? Mas aí também vem outra questão: em qual momento sua empresa está?

Objetivos


Talvez seja uma empresa que acabou de nascer, ou então um negócio já estabelecido e que atende vários e vários clientes. Mas o que isso tem a ver com os objetivos de um vídeo institucional?


Tudo a ver. Se a sua empresa é recém-lançada, as pessoas precisam saber que ela existe e sobre o que se trata o negócio. Diferente da mensagem de um vídeo para uma empresa maior e mais famosa, por exemplo.


Mensagem e linguagem


Próximo assunto de como fazer um bom vídeo institucional: pensar na mensagem passada e em qual linguagem usar. E, aqui, mais uma vez o seu público irá guiar o processo. Imagine que você está falando para empresários do ramo de contabilidade, por exemplo. A linguagem usada, em regra, deve ser mais formal e séria porque são pessoas também mais tradicionais.


Diferente de falar para um público mais jovem e descolado, que aceita mais gírias, um tom mais descontraído e leve. Sobre a mensagem, também é importante garantir a clareza do entendimento. Portanto, se puder, evite usar jargões e termos técnicos e simplifique ao máximo para que a mensagem possa ser entendida por todos.


Roteiros e scripts


Mais uma dica crucial para um institucional de sucesso é criar um roteiro. Se você nunca fez isso e é a primeira vez, vai ter a sensação que está perdendo muito tempo, que já poderia ser gasto com a produção do vídeo em si.


Mas, é justamente o contrário. Perdemos tempo para ganhar tempo. O roteiro é uma das fases da pré-produção de vídeos e serve para organizar todo o processo de edição, desde a ideia até a exportação do arquivo final.


A partir de um roteiro bem feito, você pode já ter ideia de quais serão os itens de cena que irá precisar, de quantos atores (se for o caso) precisa contratar, quais efeitos gráficos serão usados e onde vão entrar, além de poder gravar o vídeo inteiro por cenas. São muitas vantagens que ele garante, além de trazer muita eficiência.


Equipamentos


A qualidade do seu vídeo vai ser impactada pelos equipamentos que você vai usar. Não que isso limite completamente sua capacidade criativa, mas acaba influenciando, sim, na qualidade. Existem câmeras que capturam uma imagem mais bonita que outras, microfones mais potentes e por aí vai.


Por isso, se você tiver um pouco mais de verba para investir, use equipamentos intermediários ou profissionais. Isso vai trazer uma imagem muito mais profissional, associada ao seu negócio.


Falando em equipamentos, a gente já fez alguns posts bem completos sobre o assunto. Confere aí:


Métricas e resultados


Sabe qual é o grande diferencial do marketing digital para as formas mais tradicionais? Você consegue medir os resultados e ver o desempenho dos seus esforços. A boa notícia é que também dá para fazer isso com um vídeo institucional.


Provavelmente você planejou que seu vídeo fosse veiculado em plataformas sociais, certo? Então YouTube, Instagram, Linkedin e Facebook devem estar no seu radar. Todas essas plataformas trazem métricas, que podem te dar bons insights. Algumas das principais:

  • Taxa de retenção: qual é a porcentagem assistida pelo público? Essa métrica mostra uma média de quanto tempo do total está sendo visto. Isso revela se a peça está prendendo a atenção ou não. Normalmente, vídeos mais longos tem uma taxa menor, enquanto os mais curtos, uma taxa maior.
  • Engajamento: quantidade de comentários, curtidas, compartilhamentos, salvamentos (mais comum no Insta). Mostra como o seu público está interagindo com o material. O engajamento é importantíssimo para que os algoritmos entendam a relevância do conteúdo e distribuam para mais pessoas.
  • Quantidade de visualizações: mostra, de fato, quantas pessoas deram play no seu vídeo. Importante para entender qual foi o seu alcance.
  • Inscritos, seguidores, assinantes: mostra qual é a base de seguidores das suas redes sociais. Em plataformas como o YouTube, dá para ver inclusive quantos inscritos um vídeo específico trouxe.


Chamadas para ação (CTAs)


Por fim, para fazer um vídeo institucional de sucesso, inclua chamadas para ação no seu vídeo, que devem estar alinhadas com seu objetivo. Se sua intenção for que as pessoas conheçam o site da sua empresa, faça esse convite. Se for para conhecer a nova linha de produtos, deixe isso claro também. Para deixar sua mensagem mais chamativa, use também efeitos visuais na pós-produção.


Como fazer um roteiro de um vídeo institucional?


Bom, e como falamos sobre roteiros, pode aparecer outra dúvida comum, que é como fazer um roteiro de um vídeo institucional? É sobre isso que vamos falar agora!


Esse tipo de roteiro deve se basear no modelo “Quem Somos”. Dessa forma, você pode apresentar a trajetória da empresa, desde a fundação aos dias atuais. Vale apostar também em diferenciais competitivos, ou seja, o que a sua empresa tem que a diferencia das outras. Responda ainda qual é o propósito da empresa. Isso gera uma conexão forte com a audiência porque cria uma ligação emocional. Reforce também quais são os valores, a missão e onde o seu negócio quer chegar (visão).


Esse pode ser um bom ponto de partida para a criação do seu roteiro institucional. Os tópicos que falamos não precisam necessariamente serem trabalhados nessa ordem.


Exemplos de vídeos institucionais


Por fim, para a gente fechar o assunto de como um vídeo institucional pode ser útil para sua empresa, vamos trazer alguns modelos de vídeos institucionais para te inspirar na criação do seu próximo projeto audiovisual. Prepara a pipoca e vamos assistir então!


1. WEG


Com uma trilha sonora bem inspiradora, o institucional da WEG começa com uma reflexão: “você já se perguntou o que nos move?”. Isso é uma ótima forma de chamar a atenção do público, logo nos primeiros segundos, trazendo uma frase de impacto. De cara, isso já mostra qual é o propósito da empresa. Na sequência, o texto traz outros valores da empresa: energia, tecnologia, desafios e oportunidades.


A construção do vídeo é muito bem feita também e mistura imagens relacionadas à energia, principalmente energia sustentável, com outros takes de funcionários e ambientes da empresa. Além disso, é apresentada também a linha do tempo da WEG, desde a sua fundação até os dias de hoje. O vídeo ainda mostra sobre o que se trata o negócio da empresa e quais são os seus diferenciais, além de falar de seus produtos.


2. FGV


Outro exemplo de vídeo muito bem montado e que, aparentemente, usa muitos takes de bancos de vídeos. A essência desse vídeo está nas ideias e como transformam o mundo, o que traz um ar meio educativo e intelectual. Aquela ideia de que conhecimento é poder. Os efeitos nos letterings também deixam o vídeo com uma pegada bem tecnológica. São apresentados alguns números da empresa e tudo é mostrado com uma música inspiradora, que é bem comum nos vídeos institucionais.


3. Santander


O Santander, assim como a WEG, apostou em um começo bem massa também: mostrar uma palavra e seu significado. Isso pode deixar o público curioso para entender o desenrolar daquela narrativa. Nesse caso, eles falam sobre o conceito de chama, que se relaciona com o logotipo da empresa. A ideia é muito bem trabalhada e está ligada a paixão, inquietação, imprevisibilidade, atração, talvez valores que o banco quer despertar na sua comunicação


Na sequência, o vídeo fala como a “chama” consegue viabilizar a vida de duas pessoas: uma cabelereira no Amapá, um homem de 60 anos que resolveu se reinventar e um pai jovem que está investindo no futuro do filho. Os tons de vermelho são muito presentes, que fazem parte da identidade da marca. É uma peça que trabalha muito bem o storytelling e traz um ar emocional muito forte. Para fechar, é mostrada a vinheta da marca com seu slogan.


4. Lupo


O vídeo institucional da Lupo começa mostrando sons e detalhes de máquinas de costura trabalhando de vários ângulos. Na sequência traz alguns valores da marca, mostra alguns takes de drone da fábrica da empresa e seus diferenciais. O vídeo deixa bem claro também o que a Lupo produz: roupas, cuecas, meias esportivas, pijamas, meias-calças e blusas. Esse vídeo segue o modelo clássico de fazer uma linha do tempo, trazendo a história da marca lá do início. São usados também uns efeitos bem legais, que interagem com as imagens gravadas. Vale a pena conferir!


E chegamos ao final do nosso post sobre como um vídeo institucional pode ser útil para sua empresa. Esperamos que tenha curtido, tirado proveito de tudo que falamos aqui e que possa se inspirar com esses exemplos que a gente trouxe.


Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixa aí nos comentários que a gente quer saber também. Te esperamos aqui no próximo post, até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.