Skip to main content
Programas para gravar a tela

Programas para gravar a tela: veja aqui os 8 melhores!


Já precisou usar programas para gravar a tela do seu computador? Se você faz videoaulas, posta vídeos no YouTube ou gosta de fazer transmissões ao vivo de jogos, com certeza já teve essa necessidade. E encontrar um programa desse tipo, que resolva o problema, nem sempre é muito fácil.


Às vezes o vídeo fica com marca d’água, o programa é pago ou não disponibiliza o arquivo pronto para download. O que fazer nessas horas então? Bom, foi pensando nisso que a gente separou os 8 melhores programas para gravar a tela e tudo que você precisa saber na hora de tomar essa decisão. Então, boa leitura!


Veja também: Programas para fazer lives


Programas para gravar a tela: qual é o melhor?


Se você está procurando uma resposta pronta para essa pergunta, infelizmente não vai achar aqui. Mas arriscamos dizer que o melhor programa para gravar video aula ou streaming ao vivo é aquele que satisfizer suas necessidades. Então vamos entender um pouco mais de cada um e no final você tira suas conclusões, certo?


1. Ezvid

Ezvid, um dos programas para gravar a tela


O Ezvid é aquele tipo de programa 2 em 1: ele grava a tela e tem um editor de vídeos embutido. Disponível para Windows, também captura a voz, permite adicionar outros vídeos e imagens.


Para a galera que curte jogar, temos boas notícias: o Ezvid também conta com um modo Gamer simplificado, que facilita a vida de quem quer transmitir em plataformas como o Twitch. A grande limitação é não poder baixar o arquivo final, apenas enviá-lo direto para o YouTube.


2. Movavi Video Editor

Site do Movavi Video Editor, outro programa para gravar a tela


O Movavi tem tudo que o editor iniciante precisa: é gratuito, compatível com Windows ou Mac e fácil de aprender. A empresa promete, inclusive, que o tempo gasto para dominar o programa é de apenas 20 minutos.


Além de gravar a tela, o Movavi vem com um editor incorporado, que possibilita a edição de faixas múltiplas de áudio e vídeo. Quando a edição acabar, o programa permite publicar o vídeo no YouTube.


Conta também com recursos visuais, como títulos, transições, efeitos e filtros. Mas nem todos eles estão disponíveis de graça.


3. Apowersoft Gravador de Tela Online

Tela oficial do Apowersoft


O Apowersoft é compatível tanto com Mac quanto com Windows e roda de forma gratuita. Uma ótima opção de programas para gravar a tela. Dá para enviar o vídeo no YouTube ou baixar o arquivo em vários formatos, como:

  • MP4;
  • WMV;
  • AVI;
  • ASF;
  • FLV;
  • MPEG;
  • VOB;
  • GIF.


Uma outra vantagem que ele mostra é a gravação de tela por tempo indeterminado. Assim, você consegue gravar lives, videoaulas e outros vídeos com folga. E ainda por cima, pode captar o áudio simultaneamente.


4. FlashBack Recorder

Tela do site oficial do Flashback Recorder


O FlashBack Recorder tem 2 versões: uma gratuita (que já resolve a maior parte dos casos) e outra paga, com mais recursos. Já vamos explicar melhor.


Com ele, você pode incluir vídeos de uma webcam, adicionar comentários em áudio e não tem limite de tempo para as gravações. Fora isso, dá para exportar o vídeo para o YouTube ou baixar o arquivo em MP4, AVI, WMV sem marca d’água.


A versão paga vai ter tudo isso também, além de um editor incluso, texto, imagens, sons e efeitos de vídeo. Ah, e de acordo com o site oficial, também dá para exportar o vídeo em “todos os formatos”.


5. TinyTake


Compatível com Mac e Windows, o Tinytake é gratuito também. Permite fazer a gravação em vídeo de até 120 minutos e incluir caixas de texto, setas, destaques, comentários ou imagens. Depois de pronto, o vídeo pode ser compartilhado.


6. Rylstim

Rylstim: outro programa para gravar a tela e fazer videoaulas


O Rylstim é um programa bem leve e super simples! Disponível para Windows, ele salva os arquivos em AVI. Seu ponto fraco é não gravar o áudio do microfone e, por isso, você precisa capturá-lo de um outro jeito.


7. Loom


Diferente das outras opções, o Loom é uma extensão que você pode baixar para o Chrome. Sua versão gratuita possibilita gravar vídeos sem limite de tempo, incorporá-los em sites e armazená-los em uma nuvem (até 25 GB).


E na versão paga (que custa US$10,00), dá para gravar vídeos em até 4K, o armazenamento é ilimitado e você conta com ferramentas para editar os vídeos.


A desvantagem das extensões é que, geralmente, os vídeos são capturados apenas no navegador. Se for preciso gravar a tela do seu computador, vai ter que partir para as opções anteriores.


8. Nimbus Screenshot


Prático como o Loom, o Nimbus também é uma extensão do Chrome ou Firefox. É gratuito e permite fazer muita coisa. Com ele, você pode gravar a tela de sites, gravar a página inteira do navegador e até salvar os vídeos no computador ou publicar no YouTube.


O Nimbus também grava a tela do seu computador, captura o áudio do microfone e permite fazer algumas configurações antes de dar o REC. Vale muito a pena!


[Bônus] Como gravar a tela no Windows ou Mac


E além de tudo isso que a gente já mostrou aqui, vamos deixar outras dicas bônus. Você vai ver como gravar a tela do seu computador ou Mac com recursos nativos e mais uma opção para Windows. Vamos então ao que interessa!


Como gravar a tela do PC em vídeo?


O CamStudio funciona para Windows e grava a tela, webcam e áudio no computador. Você consegue incluir legendas nos vídeos e exportar em AVI ou SWF (formato mais leve). É um programa bem leve, simples e fácil de usar, mas que resolve o problema de gravar vídeos da tela. E o melhor: 100% gratuito.


Como gravar tela com áudio QuickTime?

  1. Com o Quicktime Player, app do Mac, vá até Arquivo > Nova Gravação de Tela.
  2. Ajuste as configurações, clicando na seta ao lado do botão de REC.
  3. Clique em REC para começar.
  4. Dê um clique na tela ou selecione só a parte que interessa.


Como gravar tela no Windows?


O Windows tem uma ferramenta nativa, que facilita e muito na hora de fazer esse tipo de gravação. Então, faça o seguinte:

  1. Selecione a janela que será gravada.
  2. Aperte Windows + G.
  3. A barra de jogos do app Xbox será ativada. Clique no botão Transmitir e capturar.
  4. Agora aperte Iniciar gravação (Windows + ALT + R).
  5. Para encerrar, clique em Parar gravação.(Windows + ALT + R).


Conclusão


E agora você tem opções de sobra e para todos os gostos. Pode gravar a tela à vontade e criar lives, videoaulas, webinários e o que mais quiser! O que achou, já conhecia algum desses programas? Comenta aí que a gente quer saber!