Skip to main content
Profissões no audiovisual?

Profissões do audiovisual: quais são as oportunidades?


Quando se fala de audiovisual, muita gente pensa em videomakers e editores de video. Realmente são peças importantes dessa área profissional. Mas, sabia que existem várias outros tipos de trabalho que fazem essa roda girar? No post de hoje, vamos trazer outras profissões do audiovisual, para você ter uma noção mais completa desse universo.


Então, se esse assunto te interessa, fica aqui com a gente até o final. Esperamos que esse post ajude a abrir um pouco a cabeça para outras profissões dessa área tão rica!


Veja também: dicas úteis para começar na carreira de edição de vídeos


O que é áudiovisual?

O que é audiovisual


Se você chegou aqui, deve saber minimamente o que é audiovisual, certo? Mas também pode ser que não tenha uma noção tão clara. Então, vamos começar do básico.


Audiovisual é um formato de comunicação que se traduz em componentes visuais, como imagens, vídeos, elementos gráficos desenhos e símbolos, além de explorar a parte sonora, a partir de locuções, efeitos e trilhas sonoras.


Essa parte da comunicação é bem diversificada. Além de várias funções, o produtor audiovisual pode atender a vários nichos de mercado diferentes: eventos, casamentos, transmissões ao vivo, eventos corporativos, vídeos publicitários, artistas, cantores, dentre outros.


Diferente dos outros formatos de conteúdo, o audiovisual tem a capacidade de criar um conexão bem próxima com o público e assim passar a mensagem pretendida com maior facilidade.


Quem trabalha com audiovisual?


Ok, agora estamos mais alinhados e você sabe o que é audiovisual. Mas quem trabalha com audiovisual na prática? Quais são as profissões envolvidas?


São várias funções! Temos diretores de video, roteiristas, animadores, editores, diretores de fotografia, diretores de arte, atores/atrizes e vários outros que você ainda vai conferir aqui nesse post!


Profissões do audiovisual: conheça as principais!


Vamos falar um pouco sobre os detalhes de cada profissional envolvido com a área audiovisual? Confira aqui!


Produtor


É o profissional com perfil de planejamento e execução, desde a concepção do vídeo até a exportação do arquivo final. Você se identifica com isso? Talvez a sua pegada seja de produtor executivo.


Essa função é de um gestor de projetos. Ele trabalha garantindo o sucesso de todas as etapas do processo, como a captação de recursos financeiros, seleção de atores (casting), locações, contratação de profissionais e outras etapas de acompanhamento.


O produtor está envolvido em todas as fases do projeto e deve ter uma visão do todo para garantir o sucesso da empreitada.


Diretor de fotografia

Profissões do audiovisual: diretor de fotografia


Tem uma sensibilidade estética e um olhar apurado? Manja de enquadramentos e planos? Talvez a função de diretor de fotografia seja mais a sua praia.


Ele é o responsável pelo olhar do vídeo, por passar a ideia do roteiro para a tela. Um bom diretor de fotografia tem a sensibilidade necessária para conseguir emocionar o público e auxiliar na captação de boas imagens.


Conheça aqui os principais planos cinematográficos, em um post completo que fizemos aqui!


Roteirista


A função de roteirista é uma das profissões do audiovisual para quem curte escrever e contar boas histórias, trazendo sua identidade para o vídeo em questão. A gente costuma dizer que o roteiro é o esqueleto de um vídeo e fazê-lo é uma forma de “perder tempo” para ganhar tempo.


Então, dentro desse universo do audiovisual, em produções maiores e mais profissionais, existe uma pessoa destinada para planejar a história/sequência da narrativa de forma escrita.


Os roteiros são fundamentais para qualquer tipo de produção, desde grandes filmes de Holywood até vídeos para um canal do YouTube. Ao profissional especializado nesse tipo de criação, damos o nome de roteirista.


Editor


Também conhecido como videomaker ou até “filmmaker” em alguns casos, o editor é quem faz a montagem dos vídeos, criando uma sequência que faça sentido no total. Em produções menores, ou até trabalhando para empresas, é comum que o editor também faça outras funções, como a captação das imagens ou a colorização dos vídeos, por exemplo.

Editor de vídeo


Para quem curte a área de produção audiovisual, é um dos primeiros contatos que a galera tem com esse mundo. É outro profissional essencial dentro das profissões do audiovisual. O editor é quem recebe os vídeos, imagens, trilhas e efeitos sonoros e organiza tudo para a exportação de um vídeo completo


Costuma ter um olhar detalhista, ser uma pessoa perfeccionista, além de ter um bom senso estético e visual das coisas. Ele lapida os arquivos brutos para entregar verdadeiros diamantes aos clientes!


Ator


Bom, nem precisamos aprofundar muito no caso dos atores, né? Quem nunca viu uma novela da Globo ou filmes e séries? Os atores são pessoas que se sentem bem à vontade na frente das câmeras. Aqueles que tem o dom de encenar e transmitir emoções com maestria!


É um profissional versátil, que se adapta ao cinema, teatro, televisão e até mesmo vídeos publicitários (quando é o caso). Mas, não pense que só existe glamour nessa profissão! O começo é ralação de ponta a ponta e é preciso suar a camisa para se destacar e conquistar seu espaço no mercado.


Mas, se você é extrovertido (a), tem domínio das suas expressões faciais, corporais e sabe transmitir sentimentos como ninguém, quem sabe a carreira de ator não seja para você?


Diretor


Quando falamos em direção de vídeos, pense em um maestro. É esse profissional que orquestra toda a produção depois que o REC é apertado. Mas, quem pensa que o diretor só trabalha na hora do set, sentado na sua cadeira e coordenando toda a equipe está bem enganado!


Além da hora da ação, o diretor está envolvido em todas as etapas do projeto: criação do roteiro, concepção da ideia, gravação, edição, pós-produção e finalização do vídeo. É uma profissão que exige muita responsabilidade, mas que também traz bom retorno financeiro, quando bem executada.


Técnico de som


O áudio é uma peça-chave de toda produção audiovisual, mas algumas vezes é negligenciado ou até esquecido pelas pessoas. É fundamental garantir a qualidade do áudio. Já repetimos várias e várias vezes aqui nesse blog que você até consegue ver um vídeo com uma imagem ruim e um áudio ok. Mas o contrário é difícil!


O Técnico de som, então, é mais uma das profissões do audiovisual. Seu papel é fazer a captação e monitoramento de toda a parte sonora do vídeo. Pode usar gravadores, microfones boom e até os de lapela para executar sua função.


Colorista

Colorista


Não ignore o poder das cores! Elas podem mexer bastante com nossas emoções e com a estética de um vídeo. Além de transmitir sensações, a famosa psicologia das cores, elas podem, inclusive, reforçar a identidade visual de uma marca. Essa área é tão importante, que existe um profissional no audiovisual dedicado a fazer apenas esse trabalho: o colorista!


Esse profissional precisa ter noção do sentimento que as cores transmitem, dos tipos de combinações que existem, além de saber manipula-las nos softwares de edição de vídeo, como Premiere, Final Cut ou DaVinci Resolve, um dos mais famosos no mercado para essa função.


Animador


Essa é para quem curte mexer no After Effects, em programas de animação 2D, 3D e gosta de Motion Graphics! Apesar de serem bem trabalhosos, os trampos de animação têm a tendência de chamar bastante atenção do público e o resultado final é bem bacana!


Também existem aqueles trabalhos que são parcialmente animados, ou seja, é feita toda a captação de vídeo e a atuação de um animador seria mais pontual, apenas para criar os efeitos e desenvolver essa etapa da pós-produção. Mas vale lembrar que nem sempre é assim. Isso pode ser mais uma função do videomaker, dependendo da empresa, cliente ou projeto em que ele for atuar.


Por ter habilidade com programas mais avançados, como o After Effects, ele também pode desenvolver vinhetas de abertura ou fechamento para vídeos, dando um ar mais profissional para eles.


Diretor de arte


Você tem uma sensibilidade artística acima da média? Se importa com a estética de um vídeo e curte combinar elementos visuais para que estejam em perfeita harmonia? Então a sua vibe pode ser do Diretor de Arte!


Esse profissional atua para traduzir as ideias planejadas no roteiro para o mundo real, criando cenários, figurinos, objetos e outros elementos que ajudam a criar a atmosfera perfeita e reforçar o conceito do vídeo. Em produções maiores, ele pode trabalhar lado a lado com outros profissionais, como maquiador, figurinista, assistente de arte ou cenógrafo, por exemplo.


Já em projetos menores e mais enxutos, pode ser que todas essas funções se acumulem em apenas uma pessoa.


Logger


Por fim, e não menos importante (não menos importante meeeeeeesmo) trazemos também o Logger, o último da nossa lista de profissões do audiovisual. Você tem alguma ideia do que essa pessoa faz?

Profissões do audiovisual: Logger


Bem, no dia a dia de gravação, é comum montar equipamentos, câmeras, luzes, tripés e até cenários. Depois de gravar tudo o que estava previsto, também é necessário desmontar o set de gravação, certo?


Nesse contexto de correria, vem surgindo uma outra função, que é a do Logger. Ele cuida exclusivamente dos cartões de memória usados nas gravações para manter a integridade de todo o material gravado e evitar dores de cabeça envolvendo perdas de arquivos (que podem se transformar em prejuízos financeiros).


Portanto, ele é responsável por identificar HDs, cartões de memórias, garantir que o backup dos arquivos seja feito, além de verificar e formatar essas mídias, quando for preciso, para novos projetos.


Bom, e nosso post sobre as profissões do audiovisual chegou ao fim. Esperamos que você tenha curtido e aproveitado alguma coisa dele. Sentiu falta de alguma outra que você conhece, mas não está aqui? Deixa aí nos comentários que a gente quer saber. Até a próxima galera!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *