Skip to main content
Podcasts para vídeomakers

Podcasts para vídeomakers: 7 opções para aprender mais!


Podcasts são sempre uma mão na roda. Você pode ouvir na fila do banco (se é que você ainda vai em um), enquanto lava a roupa, ou até mesmo quando dirige para algum lugar. A grande vantagem é poder aproveitar esse “tempo morto” para aprender mais. E o melhor de tudo: de forma leve e descontraída.


Na área do audiovisual e edição de vídeos não é diferente, muito pelo contrário! A gente tem que ficar ligado sempre nas novas tecnologias do mercado e tendências. Então, aproveite esse artigo para conhecer 7 podcasts para vídeomakers e aumentar suas referências ainda hoje!


Continue lendo e conheça os principais!


O que é um Podcast?


Pode ser que você nem saiba o que é um podcast, mas fica tranquilo que isso é bem normal, já que esse tipo de programa ainda não é tão comum no Brasil.


Mas os podcasts são materiais gravados em áudio e que ficam disponíveis para o público. Normalmente é um bate-papo descontraído sobre um tema, que pode ou não contar com a participação de um convidado de fora.


Do mesmo jeito que você assiste vídeos no YouTube sob demanda, onde quiser e na hora que quiser, os podcasts são programas de rádio que podem ser consumidos no mesmo formato.


E como faz para escutar? É só entrar direto no site do podcast ou baixar um agregador deles.


Agora que você sacou o que são, vamos falar um pouquinho dos podcasts para vídeomakers que a gente separou e deixar as referências para vocês.


1. Santa Mãe do ISO Alto (SMIA)

Podcasts para vídeomakers: Santa Mãe do ISO Alto


Não podemos falar de podcasts para quem trabalha com produção audiovisual sem lembrar do Santa Mãe do ISO Alto!


Os episódios semanais trazem assuntos voltados à fotografia e à produção audiovisual, no ponto de vista de profissionais da área e grandes convidados.


Além disso, assuntos relacionados também são discutidos, como empreendedorismo, carreira e dicas para o dia a dia.


Os programas são apresentados por Fill Rocha e Adryano Fortien, ambos com muita bagagem e experiência no audiovisual.


2. Sala de Edição

Podcast para produção audiovisual: Sala de Edição


Outro podcast sobre audiovisual e pós-produção é o Sala de Edição. Apresentado por Rafa Costa, formado em Comunicação Social e especializado em pós-produção audiovisual, e Marcelo Ferraz, bacharel em Cinema, os programas são mais especializados na pós-produção.


As conversas são enriquecidas com a presença de outros vídeomakers e editores convidados. O podcast está recheado de entrevistas e pode ajudar muito na sua carreira de editor.


3. Filmecom

Podcasts para vídeomakers Filmecom


A nossa terceira indicação de hoje é o Filmecom. Esse podcast, com frequência mensal, traz episódios que mostram os principais desafios para quem deseja se tornar um vídeomaker ou para quem já está inserido na área.


Também tem dicas de carreira, tendências para o mercado audiovisual e publicitário como um todo, além de algumas entrevistas com profissionais da área.


A galera da Filmecom também faz uma conferência anual em São Paulo sobre audiovisual, com palestras e workshops. Porém, já faz um tempinho que ele não é atualizado e conta apenas com alguns episódios.


4. O Arquipélago

Tela do Podcast O Arquipélago


Com nome bem sugestivo, que brinca com a ideia de ilhas de edição, o Podcast O Arquipélago tem a intenção de dar voz a essas “ilhas” isoladas e compartilhar o conhecimento sobre audiovisual de maneira coletiva.


5. Luquinhaz (LQNHZ)

Podcast Luquinhaz


Luquinhaz é fotógrafo, vídeomaker e criador de conteúdo audiovisual para a Internet. Morador de São Paulo, há 15 anos trabalha na área e conta mais sobre esse cotidiano nos episódios, trazendo técnicas, dicas, entrevistas e vivências do universo audiovisual.


6. Cinemação

Podcast para vídeomakers: cinemação


O Cinemação é um blog que traz, não só assuntos sobre audiovisual, mas cinema em geral. Para quem é fã da sétima arte, o site é um prato cheio!


Eles também têm o próprio podcast, que fala sobre filmes, séries, mangás, animes e eventos sobre cultura pop. Realmente o trampo dos caras é bastante completo!


7. Podcast Filmmaker Pro

Podcasts para vídeomakers: Filmmaker Pro


Apresentado por Daniel Marvel, que também tem um Canal no YouTube com dicas de equipamentos, reviews, técnicas, esse é mais um dos podcasts para vídeomakers, que tem a mesma proposta do canal: compartilhar conhecimento sobre produção de vídeo.


O Daniel é uma das nossas referências e tem 15 anos de experiência de mercado, atuando como roteirista, diretor de cena, diretor de fotografia e produtor audiovisual.


E essas são as nossas 7 opções de podcasts para profissionais de vídeos. Você conhece mais algum que não está na nossa lista? Comenta aí embaixo e enriqueça nosso post com a sua opinião! =D