Skip to main content
pc para edição de vídeo

PC para edição de vídeo: monte sua máquina de edição

Começou a trabalhar com edição de vídeo agora, ou se computador esta travando e não esta aguentando suas edições? Nesse post vamos te mostrar algumas opções de PC para edição de vídeo, com um custo beneficio acessível.

Pc para edição de Vídeo


Na hora de montar seu computador é importante saber qual será sua prioridade: edição, animação 2d, animação 3d, tudo isso irá afetar na hora de montar seu PC para edição.

pc para edição de vídeo


Mas existem opções de montar um Computador de edição em um meio termo, que aguente suas edições e ainda algumas animações 2d e 3d.


Vamos para as configurações:


Processador


Para a edição é importante que seu processador tenha bastante núcleos e GIGA-HERTZ (GHz). Hoje existe no mercado processadores com até 32 núcleos, mas com preços exorbitantes, então não vamos falar deles.

processador para computador de edição


Intel


Sabemos que os processadores da Intel são um pouco mais caros e as vezes possuem um valor inflacionado no mercado, mas a 10 geração, traz alguns processadores i3 e i5 com excelentes preços.


AMD


A AMD vem arrebentando e batendo de frente com a Intel, a linha Ryzen vem dominando o mercado e surpreendendo até mesmo quem não gostava da marca. Com ótimos preços e desempenho de invejar, nós listamos alguns processadores.

  • AMD Ryzen 5 3600
  • AMD Ryzen 7 2700x
  • Intel i5 10400f
  • Intel i310100


Sim, sabemos que existem processadores melhores para um PC para edição de vídeo, mas esses são os que possuem melhor custo beneficio.

Placa de vídeo


A placa de vídeo é responsável pela exibição de imagem no seu computador, alguns processadores listados a cima não possuem vídeo integrado, por isso, é importante você ter uma placa de vídeo.

placa de vídeo pc para edição


Além disso, hoje em dia até mesmo seu celular faz uma filmagem em 4K não é mesmo? Caso ainda não faça, você pode conferir nesse post alguns celulares para filmagem. E esse é um dos motivos que você precisa de uma boa placa de vídeo.


Para o uso do Premiere, um bom processador e bastante memoria ram já são suficientes, mas você pode desafogar e até mesmo melhorar o uso com a utilização de uma GPU.


Outros programas como o DaVinci usam bastante a Placa de Vídeo, chega até ser impossível usar o software sem uma GPU, ele irá exibir a mensagem “Memory Full”.


O uso do After Effects é um software que consegue bastante memoria RAM e também muita placa de vídeo.


Caso seus projetos estejam focados muito em 3D, então você vai precisar investir muito em uma Placa de Vídeo boa e com muita memória, aliás o 3D consome placa de vídeo.


Em resumo, se você vai usar o After, DaVinci, Softwares 3D, ou editar vídeos pesados em 4K, você precisa de uma boa placa de vídeo para seu computador de edição.


Vamos listar algumas:

  • Geforce 1660 Super 6GB
  • Geforce 1060
  • RX 580


Memoria RAM


Para escolher quantos gigas de memoria RAM o seu computador de edição deve ter, vamos levar em conta seus projetos.

Você trabalha mais com 4K, 3D, animações 2D? Quanto mais pesado seu material bruto, mais efeitos sua edição ter e se você precisar trabalhar com mais de um Software em simultâneo, mais memoria você vai precisar.

Recomendamos no mínimo 16gb de memoria RAM, mas se você trabalhar com muito material 4K e principalmente animações, você certamente vai precisar de 32gb de memoria, para evitar aqueles travamentos chato durante as edições.


Armazenamento


Estamos falando de vídeo e se você possui um pouco de conhecimento sobre isso, certamente você sabe que todo espaço é pouco para um vídeo finalizado e os arquivos utilizados nele.

armazenamento ssd


Um SSD é quase indispensável para você agilizar suas edições, além de melhorar a transferência de arquivos ele ainda possui uma maior segurança, evitando que seus arquivos corrompam durante um trabalho.


Você pode ter um HD também para salvar seus projetos finais e também como backup de projetos, e esse HD precisa ter bastante espaço de armazenamento. E o SSD você usa com seu sistema operacional, dando mais velocidade em seus processos.


Resumindo o PC para edição


Em resumo, você precisa levar em consideração seus projetos e o sua demanda atual. Após analisar esses quesitos você parte para a escolha das peças do seu computador para edição.


Se você não sabe ainda qual é o seu momento na edição ou tá na dúvida em qual vai ser seu foco, você pode ficar ligado em nosso blog e também no nosso Instagram e conferir dicas e aprender cada vez mais sobre edição de vídeo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *