Skip to main content
Pack de transições para After Effects: capa do post

Pack de transições para After Effects: deixe seus vídeos mais estilosos!


Quer saber como deixar seus vídeos mais estilosos ainda? Se é o seu caso, nós temos uma dica de ouro para você: aposte nas transições! É claro que você não deve exagerar, as transições funcionam como a cereja do bolo, ou seja, só para dar aquele toque final que faltava.


E é isso que viemos trazer para você hoje: um pack de transições para After Effects que funciona, e muito bem! Não são aquelas transições zuadas, do tipo Movie Maker, mas efeitos que realmente dão um ar profissional, saca?


Então, papel e caneta na mão! Anote o passo a passo para baixar e instalar esse pack de transições que a gente vai ensinar.


O que são transições?


Antes de mergulhar nesse tutorial, a gente quer deixar um resuminho sobre o que são transições de vídeo. Quem sabe você não é um iniciante nessa área, não é mesmo?


Pois é! Transições são efeitos visuais, normalmente colocados entre 2 vídeos, exatamente no corte. Algumas possibilidades que você pode explorar são o seguinte:

  • Transições de zoom: aumentando/diminuindo o zoom, um vídeo dá lugar ao outro;
  • Transições de slide: um quadro desliza para esquerda/direita, enquanto o outro aparece;
  • Transições de flare: com um efeito luminoso, acontece a transição do vídeo A para o B;
  • Transições de Glitch: Sabe aquele efeito de tv que não funciona direito? Enquanto esse efeito está rolando, a transição acontece.


E essas são ALGUMAS das possibilidades que você vai ter em suas mãos. Agora sim, vamos ao passo a passo para instalar o Pack de transições para After Effects!


Veja também como exportar um vídeo com fundo transparente no After Effects em poucos passos!


Pack de transições para After Effects: download


Bom, essa dica vem de uma experiência própria. Um dia, depois de montar o vídeo de uma calourada que a gente filmou, surgiu a necessidade de colocar um efeito para deixar o vídeo mais bonito.


Foi então que a gente chegou no vídeo do Ranyery FX, que ensina no seu canal como baixar o pack. Vamos deixar o vídeo aqui embaixo também, se você quiser conferir:


Primeiro, o que você deve fazer é acessar o arquivo disponibilizado pelo Ranyery, que está no Media Fire


Passo a passo para instalar o pack de transições no After


Depois que você fizer o download, selecione o arquivo HST.V5.1_RanyeryFX, como mostra a imagem abaixo:

Arquivos usados ao instalar pack de transições para After Effects


Depois que você fez isso, é só ir dentro da pasta do After no disco C do seu computador e colar ele lá. O lugar certinho é C:\Program Files\Adobe\Adobe After Effects CC 2018\Support Files


Depois de fazer isso, você pode pegar os 2 arquivos crack, e colar na pasta Scripts, que fica dentro de Support Files (do passo anterior), e também em ScriptsUI Panels.


Calma, pode parecer complicado, mas vai dar certo e vai valer a pena!


Agora você volta la no C de novo e vai na pasta Arquivos de Programas (x86), Common Files, Adobe, CEP, Extensions e cola o arquivo MotionBro 2.0.1 que você baixou


Pronto! Essa é a parte mais chata. Agora o que você tem que fazer é abrir seu After Effects. Lá dentro, você vai em Janela, Extensões e Motion Bro. Você vai ver uma nova telinha tipo essa aqui:

Motion Bro, plugin usado no pack de transições


E depois de fazer isso, é só você experimentar e ir testando nos seus vídeos para achar a melhor. Esse plugin tem muita opção, que deixa os vídeos com uma ideia muito mais profissional.


Depois de ter feito a sua escolha, é só colocar a agulha no meio das 2 camadas no After e clicar 2 vezes na transição que você quer.

Timeline do After Effects


E se tiver aparecido alguma mensagem de erro, quando você tentou abrir o Motion Bro, é bem fácil de resolver. Abra o menu Editar, Preferências e Geral. Aí é só marcar a opção destacada na imagem abaixo, dar Ok e abrir o plugin outra vez

Configurações no After Effects


E pronto! Agora é só botar a mão na massa e mandar bala na edição de vídeos.


E se tiver ficado com alguma dúvida, é só deixar um comentário aqui embaixo que a gente responde assim que puder!