Skip to main content
Mirrorless ou DSLR

Mirrorless ou DSLR: qual é a melhor escolha para você?


Se você, fotógrafo ou vídeomaker, optou por comprar uma câmera nova, ou quer começar agora em uma das áreas, precisa ter em mãos uma mirrorless ou DSLR.


Então, para tomar a melhor decisão de compra, terá que entender as diferenças, vantagens e desvantagens dessas 2 tecnologias, certo?


A Vídeopédia pode te ajudar! Nesse post vamos mostrar tudo isso. Então, continue lendo para saber mais sobre os 2 tipos de câmeras!


Veja também: 11 dicas para criar vídeos incríveis!


O que é uma máquina fotográfica DSLR?


Mirrorless ou dslr: corpo de câmera sem a lente


As câmeras DSLR (Digital Single Lens Reflex) funcionam à base de um conjunto de prismas e espelhos que refletem a imagem para um visor ótico, também conhecido como viewfinder. Esse visor vai mostrar a imagem com mais precisão, igual ao que é visto pelo olho humano.


O que é uma câmera mirrorless?

Corpo de uma mirrorless


Já a mirrorless é justamente o contrário: são câmeras que não contam com esse jogo de espelhos. Por isso, são menores e mais compactas. O sensor é exposto à luz diretamente e a imagem pode ser vista por um visor eletrônico de LCD.


Essa é a diferença básica das duas. Agora vamos para as Vantagens e desvantagens em comprar uma mirrorless ou DSLR.


Vantagens em ter uma mirrorless


Bom, então vamos aos pontos positivos:


Tamanho e peso

Câmera mirrorless com lente


Como não contam com o sistema de espelhos, as mirrorless costumam ser leves, portáteis e compactas comparadas às DSLRs. Isso dá a elas uma grande facilidade na hora do transporte. Ajuda também a fotografar/filmar com maior conforto porque são menos pesadas. Discretas e ideais para quem faz seus jobs na rua.


Qualidade de imagem


Não é por que não têm espelhos que as mirrorless ficam para trás. São tão boas quanto as DSLRs e quem tem ou pretende comprar uma Sony Alpha sabe do que estamos falando.


Existem câmeras dessa categoria que filmam até em 4K. Então, se estiver preocupado com qualidade de imagem, fica tranquilo. Boa parte das mirrorless dá conta do recado.


Mais silenciosa


Por não ter a tecnologia de espelhos, as mirrorless não fazem barulho. Pode até parecer bobagem, mas imagine uma filmagem ou fotografia de casamento, onde os noivos estão falando seus votos um ao outro. Você não quer que o barulho da sua câmera apareça no meio do áudio, não é mesmo?


Mais fotos por segundo


Outra vantagem da ausência de espelhos é a capacidade dessas câmeras de fazer mais fotos por segundo. Isso é fundamental para quem fotografa esportes, por exemplo.


Facilidade de ver o material com iluminação forte

Fotógrafo ao ar livre


Como é difícil ver aquilo que a gente registrou debaixo de uma luz forte, como a do Sol!


Não mais! Pelo viewfinder dá para conferir tudo direitinho, como se estivesse em uma sala escura, e até com certo conforto.


Desvantagens das mirrorless


E como nem tudo são flores, veja aqui onde as mirrorless deixam a desejar:


Visor menos preciso

Mirrorless ou dslr: viewfinder da câmera


Diferente das DSLRs, as mirrorless usam um visor de LCD para mostrar o que está sendo registrado. Você pode perceber em alguns momentos um certo delay entre a imagem exibida e o que está acontecendo na hora. Nas DSLRs não temos esse problema.


Duração da bateria


Ao mesmo tempo que o tamanho traz vantagens, também uma desvantagem para as mirrorless.


Como tem um corpo menor, suas bateria também são pequenas. Junte a isso o gasto de energia, o visor LCD ligado e você verá que precisa comprar umas 5 baterias extras ou powerbank potente para manter sua câmera ligada.


Sensor mais exposto


De certa forma, o espelho das DSLRs ajuda a proteger o seu sensor. Nas mirrorless, ele está bem mais exposto. Por isso pode acumular sujeira ou poeira, principalmente quando as lentes são trocadas.


Menos lentes disponíveis

Lentes


Por ser uma tecnologia mais recente, não existem tantas lentes à disposição no mercado.


Conheça um pouco mais das DSLRs agora 🙂


Vantagens das DSLRs


Saca só os principais pontos positivos encontrados nesse outro tipo de câmera:


Viewfinder com maior precisão

Mirrorless ou dslr: visor da câmera


Ao contrário das mirrorless, essa categoria mostra exatamente o que está acontecendo na cena, com maior fidelidade, sem delays ou atrasos.


Corpo mais robusto


DSLRs são câmeras maiores e robustas. Além de serem mais resistentes, podem causar uma primeira impressão marcante aos seus clientes durante os eventos.


Duração da bateria


Por ter um visor mais analógico, digamos assim, as DSLRs gastam menos energia. Assim, um kit com 2 ou 3 baterias pode ser suficiente para suprir sua demanda.


Sensor protegido


O espelho das DLSRs está posicionado bem na frente do sensor da câmera. Isso confere maior proteção a ele contra poeira e outros tipos de sujeira do ambiente.


Mais lentes disponíveis

Lentes de câmeras


Por estarem a um tempo razoável no mercado, essa categoria de câmera conta com uma variedade grande de lentes, com preços até mais acessíveis.


Desvantagens das DSLRs


E agora, os pontos fracos dessas grandes guerreiras, que também não são perfeitas.


Grandes e pesadas

Câmera DSLR sobre a mesa


O tamanho do equipamento, ao mesmo tempo que confere vantagens às câmeras, é um problema.


Pense só: você foi contratado para filmar um evento de 6 horas. Ao longo do tempo você vai ficando cansado e o peso da câmera pode contribuir para o aumento do seu esforço físico.


Nesses casos, as mirrorless saem na frente.


Chama atenção


Essa característica pode ser uma desvantagem para quem filma ou fotografa na rua. Câmeras maiores podem chamar a atenção de ladrões e pessoas mal intencionadas.


Menos fotos por segundo


O seu sistema mecânico de espelhos diminui o desempenho das DSLRs para registrar uma maior quantidade de fotos por segundo.


Mais barulho


A rotação dos espelhos pode ser bastante notada durante o clique. Em situações em que você queria passar despercebido, pode ser um problema.


Dificuldade de ver o material com luz forte


Pode ser um desafio checar as fotos ou vídeos que você fez debaixo de um sol forte.


Como visualizamos pela telinha de LCD, o jeito é tampar com a mão para fazer sombra ou então procurar um lugar que não tenha sol para fazer isso.


Conclusão: mirrorless ou DSLR?


Não existe certo ou errado quando o assunto é mirrorless ou DSLR. Conheça as suas necessidades e como cada modelo pode atender da melhor forma possível. Talvez você queira uma câmera leve ou uma que consuma menos bateria. Tudo depende do que prefere ou prioriza.


Acho que depois de ler esse post, você vai ter mais condição de escolher sua próxima câmera, seja mirrorless ou DLSR. Se, mesmo assim, estiver indeciso quanto a sua escolha, alugue cada uma das duas. Assim você consegue experimentá-las na prática e tirar suas conclusões.


Esperamos ter te ajudado. Deixe sua opinião nos comentários que a gente quer saber!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *