Skip to main content
Marketing Visual para Sites

Marketing visual: como fazer vídeos atrativos para sites


No momento de criar site diferentes estratégias podem ser planejadas, como a implementação de marketing visual ao utilizar vídeos atrativos. As pessoas estão passando cada vez mais tempo na internet e consumindo conteúdos em diferentes formatos, sendo os vídeos um dos principais. 


Esse é o tipo de conteúdo mais fácil de consumir porque é muito mais simples assistir a um vídeo sobre, por exemplo, uma técnica de edição de imagem do que ler sobre ela. Além disso, é um meio poderoso e versátil para comunicar uma mensagem e envolver um público, sendo uma ótima opção para ter em sites. 


Mesmo com todas essas vantagens, o conteúdo de vídeo ainda não é uma realidade para todas as empresas. Isso porque sua criação deve ser muito bem planejada e executada para que um material de qualidade seja entregue para os usuários. 


Por mais que pareça intimidador, na prática, fazer vídeos atrativos para sites não é algo tão assustador. 


Neste artigo, veremos algumas dicas para te ajudar a começar a fazer vídeos e utilizar o marketing visual ao seu favor. Confira!


Dicas para criar vídeos atrativos para seu site

Marketing visual para sites


Se você nunca fez vídeos ou se deseja aprimorar suas criações, agora é a hora. A eficácia do marketing visual não para de crescer e a produção de vídeos com bom conteúdo se tornou um item muito importante para os negócios. 


Para te ajudar, aqui estão algumas dicas que separamos para que você comece a se planejar e a criar seus vídeos agora mesmo.


Faça o planejamento do conteúdo do vídeo

Marketing visual: planejamento de conteúdo do vídeo


Acredite, o conteúdo do seu vídeo é o principal fator para que ele seja realmente seja atrativo. Isso não quer dizer que a qualidade não seja importante – como a resolução da imagem, a reprodução do áudio, etc. -, porque ela com certeza é!


Mas se você tivesse que dedicar mais atenção, tempo e energia, seria para planejar seu conteúdo de maneira adequada. Para planejar seu conteúdo, é importante considerar as três dicas de vídeo a seguir:

  1. Faça um esboço da sua meta: O que você pretende alcançar com seu vídeo? Você quer que as pessoas dêem risada? Você quer que elas visitem o seu site? Você está promovendo algum produto ou serviço? É essencial que você defina sua meta antes de prosseguir.
  2. Pense no seu público-alvo: A criação de qualquer tipo de conteúdo deve ser feita pensando em seu público-alvo. Portanto, com quem você realmente está falando? Não ter uma visão clara de seus potenciais clientes resultará em uma mensagem incorreta no conteúdo do seu vídeo.
  3. Foque no poder das emoções: As emoções levam os usuários a tomar atitudes, como solicitar um orçamento, se cadastrar na newsletter, preencher algum formulário, etc. Já foi comprovado e muito se é falado quando se trata de marketing digital sobre as emoções que são desencadeadas pelo conteúdo – por isso a importância de utilizar CTAs.


Escolha o fundo certo


O plano de fundo do seu vídeo é uma das primeiras coisas que você deve pensar. Ele ajudará a contar sua história, enviará sua mensagem e irá transmitir uma imagem sobre sua empresa. Ou seja, ele deve ser muito bem escolhido. 


O plano de fundo que deve ser utilizado vai depender do tipo de vídeo que você estiver produzindo, seus objetivos e seu público-alvo. Os dois tipos mais comuns são:

  1. Plano de fundo real: Você pode utilizar uma parede bonita e/ou com o nome da empresa, uma sala de estar ou um local ao ar livre. Ao escolher essa opção, apenas tenha certeza de que não terá interrupções ou bagunça para não passar uma má imagem sobre o negócio.
  2. Fundos falsos: Essa opção é um pouco mais trabalhosa e exigirá que você tenha uma estrutura ideal para a gravação do vídeo. Você poderá utilizar tela verde, tecidos e até mesmo papéis – cartolina é uma boa opção.


Confira também: como usar o efeito Chroma Key


Evite utilizar o microfone da câmera

Câmera


O áudio do seu vídeo pode melhorar ou prejudicar o seu conteúdo, e existem algumas coisas simples que você pode fazer para evitar qualquer tipo de problema e manter a sua qualidade. 


A melhor opção é capturar o áudio com um microfone diferente do que está embutida na câmera. Você pode utilizar um gravador de áudio externo – que é a opção mais simples e confiável de captar áudio.


Você também pode curtir: como fazer vídeos incríveis!


Insira animações e efeitos


Claro, você não precisa e não deve lotar o seu vídeo de animações e efeitos. Na verdade, você só deve fazer isso se for necessário, principalmente quando falamos em efeitos.


No caso das animações, você pode optar por fazer um vídeo apenas com elas ou inseri-las no momento de contar alguma história ou explicar algum assunto, já que elas chamam a atenção e costumam ser muito didáticas.


Conclusão sobre marketing visual e vídeos atrativos


Agora que você já conferiu nossas dicas sobre como criar vídeos atrativos para o seu site, lembre-se de que outro detalhe muito importante é a edição de vídeos. Procure por ferramentas ou peça ajuda para um editor de vídeo. Afinal, estamos falando sobre conteúdo no seu site. 


Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e que a partir de agora você comece invista e aproveite os benefícios do marketing visual!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *