Skip to main content
Filmar com celular

Filmar com celular: 15 dicas para fazer vídeos cinematográficos!


Já pensou em filmar com celular alguma vez? Há uns tempos atrás isso parecia impossível. Mas a tecnologia evoluiu tanto que hoje em dia a gente carrega verdadeiros estúdios multimídia para cima e para baixo.


Celulares de 3 o 4 câmeras, com resolução 4K e uma alta taxa de FPS deram muita liberdade criativa e entregaram qualidade próxima de câmeras profissionais. Isso tudo com a facilidade de caber no bolso e na palma da sua mão. Então por que não usar nossos smartphones na produção audiovisual, não é verdade?


E para te ajudar nessa missão, a gente separou as melhores dicas para filmar com celular. Continue lendo que você vai ter certeza disso!


Por falar nisso, confere aí alguns dos melhores modelos de smartphones para filmagem


Filmar com celular: dicas fundamentais para não errar!


Bom, então vamos às dicas que são o assunto desse post. Além de aprender aqui as melhores técnicas de filmagem com celular, coloque tudo em prática para não esquecer. Vamos lá!


1.Limpeza da lente


Filmar com celular: limpeza da lente


Dica básica, mas é melhor pecar pelo excesso: limpe a lente do seu aparelho. Nosso celular anda dentro do bolso, na mochila e não sai das nossas mãos. Conseguimos resolver praticamente tudo com ele. E as nossas digitais acabam ficando por todo lado, inclusive na lente. Então, se você não quer que essas marcas apareçam no seu vídeo, limpe a lente com um pano, ou com sua camisa mesmo. Tome um cuidado especial para não arranhá-la também!


2. Evite usar a câmera frontal

Câmera frontal


Essa aqui não é uma regra absoluta, em alguns formatos (como vlogs) a câmera frontal pode ser bem prática. Mas de forma geral ela não tem tanta qualidade quanto às outras câmeras do seu celular. Então, se você quer fazer uma coisa mais bem feita, aposte nas câmeras traseiras, que entregam maior qualidade de imagem.


3. Cuide do áudio


Já falamos isso aqui no blog algumas vezes, mas é sempre bom ter em mente: o áudio é importante! Talvez até mais que a imagem dos vídeos. É até possível a gente ver um vídeo com uma imagem um pouco tremida e mais caseira. Mas se o áudio estiver ruim, pode esquecer. A chance de desistir é muito alta.

Microfone de lapela usado para filmar com celular


Infelizmente os celulares, geralmente, não têm microfones de qualidade. Então a solução é apostar em microfones direcionais ou até os bons e velhos microfones de lapela. Não tem grana para investir em um desses? Sem problema, dá para improvisar com um fone de ouvido também.


É só usar o microfone dele e deixar mais próximo da fonte de áudio. Outra forma de fazer isso é usar um outro smartphone e captar o áudio à parte. Lembre sempre de bater uma palma antes, para facilitar na hora de sincronizar o áudio.


4. Filmar com celular na vertical ou horizontal?


Quando o assunto é filmar com celular, muita gente considera “errado” filmar com o celular na vertical. Fazer isso até dá um certo desconforto, porque a gente está acostumado a ver vídeos na horizontal. Mas com o surgimento do IGTV e dos stories, não tem jeito, esse formato vem ganhando espaço também.


Então, voltando à pergunta: é melhor filmar na vertical ou horizontal? A resposta é: depende. Talvez a pergunta certa a se fazer é: onde o vídeo será publicado? Vídeos para o YouTube são feitos na horizontal, enquanto stories são verticais. Então considere onde esse vídeo será veiculado.


5. Estabilização

Tripé com celular


Uma imagem estabilizada passa uma aparência mais profissional. Fora que a imagem tremida pode dar até vertigem, dependendo da intensidade dos tremores, e fazer com que seu público desista do vídeo. Então, tente investir em um tripé, steadcam ou gimbal para deixar seu vídeo estabilizado. Existem muitos tipos de estabilizador para filmar com celular, para vários bolsos.


Se o orçamento estiver apertado e você não pode investir agora, use objetos para firmar o celular: livros, mesas, potes ou o que mais sua criatividade mandar. Se não tiver nada ao alcance, trave seus cotovelos no seu tronco e tente mexer o mínimo possível.


6. Planos e enquadramentos


Os planos e enquadramentos podem fazer a diferença em qual ideia você quer transmitir. Então, escolha cuidadosamente. Preste atenção também para que o enquadramento não corte pessoas ou outras coisas importantes da cena.


7. Olhe para a lente


Se o vídeo gravado for um vlog ou uma entrevista por exemplo, olhe para a lente do celular e oriente as pessoas a fazerem isso também. É como se você estivesse olhando no olho das pessoas que estão te assistindo. Isso vai ajudar a criar uma conexão maior com o público.


8. Iluminação


Outro ponto muito importante, na hora de filmar com o celular, é prestar atenção na iluminação. Tome cuidado para a luz não ficar forte demais, “estourando” a cena, nem fraca demais, para que ela não fique escura. O ideal é deixar o mais equilibrado possível.


Se quiser conferir mais algumas dicas sobre iluminação de vídeos, confere nesse link aqui.


9. Acessórios

Filmar com celular: acessórios


Existem vários suportes para filmar com celular, além de tripés e estabilizadores, como já comentamos. Esses acessórios ajudam a dar estabilidade à imagem, mas você pode contar também com um jogo de lentes, que normalmente tem um preço até acessível. Existem lentes grande angulares (olho de peixe), macros e até com zoom. Procure no Google depois para saber mais!


10. Edição

Edição de vídeos com celular


Depois de gravar vários vídeos, é preciso editar tudo para chegar a um vídeo final. Se você não sabe por onde começar, pode ver essas dicas aqui. Mas se for fazer uma edição mais simples mesmo, pelo próprio smartphone, pode contar com a ajuda de vários apps de edição. Inclusive, alguns deles também ajudam na hora da captação, oferecendo mais recursos, que a câmera nativa do celular muitas vezes não tem.

Recomendamos também um curso muito legal que vai tornar cinematográficos seus vídeos editados no celular. Basta clicar aqui e conferir um pouco mais.


11. Ajustes manuais


A próxima dica de ouro é usar as configurações manuais da câmera do seu celular. Parece contraditório né? Mas você já vai entender porque. Se o foco da sua câmera estiver no automático, por exemplo, uma hora o celular pode perder a referência. Aí acontecem aquelas variações de foco que acabam atrapalhando.


O mesmo vale para outras configurações: entrada de luz, balanço de branco, exposição… Assim você pode controlar exatamente o que espera de resultado para seu vídeo. Mas vale lembrar que nem todo celular tem acesso a essas configurações.


12. Ligue o modo avião

Modo avião


A não ser que esteja fazendo lives pelo celular, use sempre o modo avião nas filmagens. Se não fizer isso, o aparelho continua recebendo mensagens de whatsapp, ligações e notificações de aplicativos. Além de te interromper, essas atualizações podem fazer barulho, que com certeza vai ser percebido nos seus takes.


13. Evite o zoom digital


Já reparou que quando usamos o zoom do celular, a imagem fica cheia daqueles quadradinhos? Isso são os pixels que ficam mais esticados, fazendo a qualidade diminuir bastante. Então evite usar o zoom digital da câmera do celular. Se precisar aumentar a imagem, chegue mais perto do assunto filmado.


14. Prepare seu celular

Preparando celular para filmagem


Antes de sair para filmar, deixe seu aparelho no ponto! Confira a bateria, memória, faça a limpeza das lentes e outros ajustes. A função de filmar, gasta muita bateria e resoluções muito altas de vídeo ocupam muito espaço no seu cartão de memória. Se for filmar para algum cliente, aí que esses cuidados devem ser redobrados!


E se for o caso, tenha alguns cartões extras para o caso do primeiro ficar cheio. Para a bateria durar mais tempo, você também pode investir em um powerbank, que é tipo uma bateria portátil.


15. Faça testes


Antes de dar o REC para valer, faça testes. Lembra dos ajustes manuais que a gente falou? Agora é a hora de conferir se está tudo ok: exposição, balanço de branco, foco. Durante a filmagem com celular, também não é possível monitorar o áudio. Então aproveite esse momento para testar também. Grave um pequeno vídeo e veja se está tudo bem com o áudio.


Perguntas Frequentes


Bom, e essas foram as principais dicas para filmar com celular. Mas ainda não acabou! Trouxemos também algumas perguntas frequentes que a galera faz na Internet sobre o assunto.


Como fazer filmagem profissional com celular?


É preciso garantir a qualidade do vídeo. Por isso, cuide da iluminação, áudio e estabilização da imagem. Além disso, escolha bons enquadramentos, prepare o celular, aprenda sobre edição de vídeo e faça alguns testes. Investir em um bom celular e acessórios pode ajudar também.


Quanto tempo o celular pode filmar?


Não existe uma resposta exata para isso, pode variar de celular para celular. Uma boa dica é olhar no manual, no site do fabricante do seu modelo ou até fazer um teste para ver por quanto tempo ele filma.


Como filmar e virar a câmera?


O primeiro passo é tocar no botão vermelho para começar a filmar. Durante a gravação, procure outro botão de câmera com setas e clique nele. A câmera será trocada e você pode alterná-las quantas vezes quiser.


Esperamos que tenha curtido esse post e aprendido a gravar vídeos com seu celular com mais qualidade. Conta aí nos comentários o que achou ou deixe alguma sugestão de conteúdo novo aqui para o blog. Até a próxima!

2 thoughts to “Filmar com celular: 15 dicas para fazer vídeos cinematográficos!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *