Skip to main content
Efeitos para After Effects

20 Efeitos para After Effects que você deve conhecer


Se você está aprendendo a mexer com o After Effects, curte animações em 2D e efeitos para vídeos, sabe da importância de ter uma lista deles na manga, certo? Pensando nisso, a gente separou uma com os 20 efeitos para After Effects que você deve conhecer e para ter um visual bacana nas suas próximas produções, certo?


Então, continue a leitura para conhecê-los melhor e aprender ainda mais a mexer nessa ferramenta incrível de pós-produção!


Lista de Efeitos para After Effects


Então, sem mais delongas, vamos falar sobre essa nossa lista de efeitos para After Effects. Esperamos que vocês possam tirar algum proveito dela e evoluir no After também!


1. Degradê de Gradiente (Gradient Ramp)


Os gradientes são uma ótima opção para fazer alguma composição visual. Podem ser usados como backgrounds, filtros e, dependendo da sua ideia, eles deixam um visual bacana.

Efeitos para After Effects: Degradê de gradiente


E você pode usá-los à vontade no After também. Basta buscar no painel de efeitos e predefinições e procurar pelo nome do efeito. Você consegue configurar 2 opções de cores, a posição do gradiente e se será linear ou radial. Inclusive, é possível animar todos esses parâmetros.


2. Gradiente de 4 cores


Seguindo a mesma linha de degradês, temos outra opção, que é o Gradiente de 4 cores. Como o próprio nome fala, você pode configurar até 4 cores diferentes, que dá uma estética bem massa. Existem outras opções que você pode configurar e animar todos os parâmetros também. E ainda, pode dar uma mexida nos modos de mesclagem, que, dependendo do caso, pode ficar bem legal.

Gradiente de 4 cores


3. Traçado (Stroke)


O traçado é outro efeito fundamental que você deve conhecer e manter na sua lista dos melhores efeitos do After Effects! Normalmente ele é usado junto com máscaras. Por exemplo, se você quer criar um traçado contornando um personagem, você deve criar um sólido novo, criar uma máscara para esse sólido, contornando todo o seu personagem e aplicar seu efeito de traçado.

Efeitos para After Effects: traçado


Então, você seleciona essa máscara na opção de caminho, ou todas (se tiver). Depois, anime o parâmetro fim para que o seu traçado comece e termine em algum ponto. Existem outras opções que dá para configurar também, como cor, espaçamento, opacidade. Tire um tempo para aprender mais sobre esse efeito sensacional!


A propósito, se quiser ver um uso bem prático desse efeito, confira esse post de como criar o efeito manuscrito no After!


4. Sombra projetada (Drop Shadow)


Efeito clássico para quem é designer e tá acostumado com o Photoshop, Illustrator e outros programas de edição gráfica. Aqui no After, ele também está disponível! Então, é só dar uma pesquisada lá em efeitos e predefinições pelo nome dele.

Sombra projetada


A Sombra Projetada pode ser usada em letterings, logotipos, imagens e onde mais você tiver ideia. É bem massa para dar uma destacada do elemento para o fundo. Dá para configurar a cor da sombra, sua opacidade, o ângulo de direção da sombra, sua distância e suavidade. Um efeito simples, mas bem versátil!


5. Desfoque Gaussiano (Gaussian Blur)


O desfoque gaussiano é outro efeito com muito potencial. Muito usado quando se quer dar algum destaque para um assunto, objeto ou texto principal e deixar um background suave.

Desfoque gaussiano


Não há muitas opções para que você configure, mas também nem é muito necessário. Dá para configurar a intensidade do desfoque e a sua direção, se será horizontal e vertical, só horizontal, ou só vertical.


6. Light Sweep


Light Sweep é um efeito que simula reflexo. Pode ser aplicado também em logotipos e textos, que pode dar uma certa valorizada no elemento.

Light Sweep


Você pode configurar a posição do efeito, onde ele começa, termina, a cor do reflexo, além do desfoque nas bordas. Também pode animar todos esses parâmetros.


Se quiser saber mais como fazer o Efeito Light Sweep no After Effects, a gente criou um passo a passo completo para isso.


7. Distorção de Marionete (Puppet Pin)


Se você quer animar um personagem de uma forma simples e sem perder muito tempo, a distorção de marionete é perfeita para você. Para usá-la, selecione a ferramenta de Pino de posição de marionete (CTRL + P).

Ferramenta de distorção de marionete


Com a ferramenta ativa, marque na sua imagem os pontos que vão se mexer. Avançe alguns frames e altere a posição dos seus pinos. Você vai reparar que os keyframes aparecem dentro dos parâmetros da camada.

Ferramenta de distorção de marionete 2


8. Vinheta (CC Vignette)


Outro efeito que deixa um detalhe sutil, mas que fica bem legal é o CC Vignette. Ele dá uma escurecida nos cantos do seu vídeo e pode direcionar o olhar do espectador levemente para o centro da tela.

CC Vignette


Dá para configurar a intensidade do efeito, seu ângulo de visão e onde vai ser seu centro. Simples e prático que vai para nossa lista de Efeitos para After Effects.


9. Keylight


A famosa tela verde! Perfeito para remover o fundo de um vídeo e substituir pelo cenário que quiser. Com o conta-gotas do efeito, no campo Screen Color, você escolhe a cor do seu fundo, que será removida.


Para fazer as configurações básicas, você usa o Screen Gain e Screen Balance. Se quiser dar uma refinada ainda maior no seu efeito, existem algumas configurações mais avançadas. Vale tirar um tempo para mexer nessas configurações também.


E se quiser saber mais sobre o Chroma Key, dá uma conferida no nosso post também!


10. Mosaico


O Efeito de Mosaico é aquele que você pode usar para esconder o rosto de pessoas, placas de carros ou outras informações que não podem aparecer no seu vídeo. E é bem simples configurá-lo também.

Efeitos para After Effects: Mosaico


Basicamente, só precisa ajustar a quantidade de blocos horizontais e verticais. De preferência, deixe a mesma quantidade para os blocos horizontais e verticais, de modo que o efeito fique mais simétrico.


11. Espectro de áudio (Audio Spectrum)


Esse efeito é bastante usado em vídeos relacionados à música e áudio de forma geral. Dá um visual bem bacana, porque reforça muito as batidas de uma música, ou o ritmo da voz, trazendo uma experiência mais sensorial.


Em Efeitos e predefinições, pesquise o efeito espectro de áudio. Perceba que ele é bem versátil, com várias opções de ajuste. Dá para definir seu ponto inicial, ponto final, altura máxima, espessura, cor interna, externa e até o estilo dá onda. Você pode até mesmo definir um caminho para guiar a direção do seu efeito.

Efeito Audio Spectrum no After Effects


Achou meio abstrato? Não esquenta! Preparamos um post exclusivo sobre o Efeito Audio Spectrum dentro do After Effects e você não pode perder!


12. Cor de Lumetri (Lumetri Color)


Efeito clássico e supercompleto do Adobe Premiere para correção e ajustes de cor! Esse efeito é fantástico e, para nossa alegria, também está disponível dentro do After.


O Lumetri vem com várias etapas de ajuste, as principais são:

  • Correção básica: com ajustes de exposição, contraste, realces, sombras, brancos e pretos.
  • Criação: útil para incluir LUTs e presets de vídeo e fazer os ajustes necessários.
  • Curvas: curvas RGB, matiz x saturação, matiz x matiz, matiz x luma, luma x saturação e saturação x saturação.
  • Discos de cores: 3 opções de discos de ajustes, sendo um para realces, outro para sombras e um para meios-tons.
  • Vinheta: opções e ajustes para criar uma vinheta ao redor do vídeo.


Bom, já falamos sobre o Lumetri de forma mais detalhada em nosso post sobre como usar o Premiere. Te convidamos a dar um pulinho lá para aprender mais.


13. Compensação ótica (optics compensation)


Seguindo nossa lista dos melhores efeitos para After Effects, gostaríamos que você conhecesse também o de compensação ótica. Para que serve esse efeito? A ideia é muito boa e você vai curtir!


Ele é ideal se você quiser simular o efeito de lentes olho de peixe, como as da GoPro, por exemplo. Ou então, se você filmou com uma lente desse tipo, mas quer deixar a imagem sem a distorção que ela traz.


Da mesma forma que acontece com os outros, pesquise em efeitos e predefinições por compensação ótica e arraste-o para o seu vídeo. Também é um efeito simples de configurar.

Efeitos para After Effects: compensação ótica


A distorção é controlada no Campo de visão (FOV). Também é possível inverter a distorção, definir sua direção e centro do efeito.


14. Estabilização de Distorção (Warp Stabilizer)


Esse efeito de estabilização pode te salvar em vários momentos! Claro que ele não faz milagres, mas pode deixar um resultado bem satisfatório para takes pouco tremidos ou gravados à mão livre. Assim que arrastá-lo para o seu vídeo, ele vai passar um tempo analisando seu vídeo.

Estabilização de distorção


Nos parâmetros do efeito, dá para controlar sua suavidade, se você deseja preservar a escala do vídeo e alguns métodos de estabilização, sendo:

  • Posição;
  • Posição, escala e rotação;
  • Perspectiva;
  • Distorção de Subespaço.


Também temos opções de enquadramento e algumas mais avançadas, para fazer uma análise ainda mais detalhada do seu vídeo e conseguir melhores resultados. Tudo isso, você confere aqui

Estabilização de distorção 2


15. Preenchimento (Fill)


Agora, vamos falar de um efeito que traz praticidade no dia a dia. Precisa mudar a cor de um logo, por exemplo, mas sem a necessidade de editá-lo direto no Illustrator? Simples, aplique preenchimento sobre ele! Esse é um dos usos que mais quebram o galho.

Efeito de Preenchimento


E não pense que é um bicho de 7 cabeças. Com apenas poucos cliques, já é possível definir a cor desejada sem dor de cabeça. Fora isso, você também pode definir uma máscara para limitar onde seu efeito será aplicado, inverter o efeito, definir a intensidade da sua opacidade e difusão.


16. Curvas (Curves)


Se você também sabe editar fotos em programas como o Photoshop ou Lightroom, já deve estar mais habituado a usar as curvas. A primeira vista pode parecer bem estranho, mas ela é mais simples do que você imagina.


De forma prática, do lado direito temos a parte que controla o brilho da sua cena. No meio, temos os meio-tons e à esquerda as sombras. Então você pode ir criando pontos na linha diagonal desse painel e os movendo para fazer ajustes e melhorar a qualidade da sua cena.

Efeito Curvas


Se você criar um ponto exatamente no meio da curva e arrastá-lo para a esquerda, a sua cena como um todo vai ficar mais clara. Fazendo o contrário, fica mais escura. Observe também que você pode tratar de cada canal de cor de forma isolada, que são: vermelho, verde, azul e alfa. Também existe uma opção de ajuste automático, mas que nem sempre traz resultados satisfatórios.


17. Manter cor (Leave color)


O efeito manter cor serve para isolar apenas um dos tons na sua cena, deixando o resto sem saturação. Mas e aí, como posso usar isso na prática? O filme Sin City é um grande exemplo que podemos pensar aqui.

Filme Sin City


Perceba como a cor amarela se destacou bastante no resto da cena, chamando a atenção para o personagem. Então, se quiser direcionar o olhar do seu espectador desse jeito, esse efeito pode ajudar.

Efeito manter cor 2


Para escolher a cor que será mantida, basta usar o conta-gotas e clicar sobre ela no seu vídeo. Para controlar o efeito, use o parâmetro de intensidade junto com o de tolerância. E também existe a opção de suavizar as bordas para dar uma refinada no efeito.


18. Esferizar


Outro efeito legal para ter guardado na manga é o esferizar. O que ele faz? Bom, um uso que pode chamar bastante atenção é quando ele é combinado com letterings e textos. O efeito cria uma textura bem massa, é como se uma esfera estivesse passando por baixo do seu texto. Não entendeu? Veja a imagem abaixo então:

Efeito esferizar no After Effects


Percebeu como o “E” e o “S” estão distorcidos? Pois é, essa é a mágica do efeito esferizar. E, para configurá-lo, é muito simples também. Você só precisa definir o tamanho do raio da esfera e o seu deslocamento, que é feito a partir da animação do parâmetro Centro da esfera. Vale lembrar que seu raio também pode ser animado, se você quiser.


19. Flash de lente (Flare)


Seguimos nossa lista de efeitos para After Effects. Esse aqui é bem interessante se você quiser simular a luz do sol, de algum carro ou outra fonte de iluminação, gerando aquele efeito de Flare. Bom, então em efeitos e predefinições, vamos procurar por Flash de Lente.

Efeito Flash de Lente


É importante dizer que o efeito não funciona sozinho. Então, criamos um sólido de exemplo para você conseguir vê-lo aplicado na nossa composição. Suas configurações são simples, mas também dá para personalizá-lo bastate. Você pode definir onde vai ser o centro do seu flash, a intensidade da luz, o tipo de lente que ele simula e o quanto será mesclado com a imagem original.

Efeito Flash de Lente 2


Se quiser animar a posição do seu efeito, como se a luz estivesse passando de um lado para o outro, pode fazer isso animando os parâmetros do centro do Flash. Você cria o keyframe para posição inicial, avança uns frames e cria outro keyframe, ajustando a posição final.


20. Romper


Por fim, e não menos importante, trazemos para vocês o efeito romper no After Effects! Ele é bem útil se você quer simular alguma coisa se quebrando, como o efeito vidro quebrado (shatter).


É um efeito bem versátil. Nele, você pode controlar o formato dos estilhaços, o raio do efeito, sua intensidade, e alguns parâmetros físicos também. Entre eles estão: velocidade de rotação, gravidade, viscosidade, aleatoriedade, dentre outros. Veja a complexidade desse efeito abaixo:

Efeitos para After Effects: romper


Bom, e esses foram os nossos 20 efeitos para After Effects! Esperamos que tenha curtido e aprendido um pouco mais. Sentiu falta de algum que não foi mostrado aqui? Comenta aí que a gente quer saber! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *