Skip to main content
Edição de vídeo dicas para começar

Edição de vídeo: dicas úteis para começar nessa carreira


Se você ama filmes assim como eu, adora ver todos aqueles efeitos visuais ou tá procurando aprender mais sobre edição de vídeos, nesse post nós iremos te dá uma ajudinha de qual faculdade ou curso você pode fazer e os caminhos para começar. Então continue lendo até o final!


Bom galera, de uns anos para cá, vimos o grande crescimento da internet e lógico do YouTube! Milhares de criadores de conteúdo surgiram e por isso a profissão de Editor Audiovisual cresceu bastante nos últimos anos. Sabemos também que hoje é muito mais barato produzir um vídeo com qualidade razoável, além de fazer isso do conforto de casa, o que alavanca ainda mais esse cenário.

Edição de vídeos YouTube


Para os céticos de plantão, separamos alguns dados que provam o que estamos dizendo:

  • Aproximadamente 86% dos brasileiros gastam 15 horas por semana assistindo vídeos on-line;
  • O YouTube é o segundo maior buscador do mundo. Só perde para o Google, que é detentor da empresa;
  • O Brasil é o segundo país no ranking mundial com mais horas assistidas no YouTube.


E se você também quer entrar nesse mundo de produção de conteúdo audiovisual e garantir seu lugarzinho ao sol, se liga nesse post!

O que faz um editor de vídeo?


O editor é responsável por realizar a montagem, tratamento de cor e áudio, além de corrigir os erros durante as gravações, responsável por contar toda a história.

Edição de vídeos o que faz


Além de dar o sentido da narrativa ele pode alterar completamente o contexto original de uma obra. Ele tem total controle de como pode guiar um vídeo, dando ou não a emoção necessária para ele.

Qual faculdade fazer para trabalhar com edição de vídeo?


Muitas pessoas que querem trabalhar com audiovisual acabam entrando em “faculdades de edição de vídeo”, como: cinema, jornalismo e publicidade & propaganda.


É uma dúvida comum pois, infelizmente, não existe um curso superior direcionado à edição de vídeo. O que temos são cursos que acabam englobando essa competência.

Faculdade de edição de vídeo


Esses três cursos citados realmente envolvem um pouco de edição, mas não o necessário.

  • No cinema por exemplo, você irá aprender técnicas e conceitos envolvidos, mas não com a edição em si, apenas o básico será introduzido no curso.
  • Já na publicidade você vai aprender técnicas voltadas para a propaganda mesmo, como direção de arte e fotografia.
  • O mesmo acontece no jornalismo, cada curso terá apenas a introdução nas edições, não se fazendo necessário para ser um grande editor.


Esse é um grande erro (ou talvez não), embora pareça que esses cursos irão te tornar um grande editor e especialista em vídeo, você está enganado.


O que acontece na maioria das vezes é você ter uma ou duas cadeiras (matérias) sobre a produção audiovisual, o que vai te dar uma noção básica.


Hoje em dia já existe cursos de graduação voltada para produção audiovisual, mas são bem difíceis de serem encontrados.

Como aprender a editar vídeos?


Bom, para você começar a editar e a produzir um bom vídeo, é necessário ter o conhecimento nos programas de edições. Irei citar os mais famosos e utilizados pela galera.

  • Adobe Premiere – é o mais usado pelos editores de vídeo por possuir diversas funções e praticidade na hora de editar os vídeos.
  • Adobe After Effects – também da adobe o After é um ótimo programa para fazer animações e até mesmo uma pós-edição mais elaborada, além de possuir completa interação com todos os programas da Adobe. Funciona muito bem em dupla com o Premiere
  • Sony Vegas – bastante utilizado atualmente, principalmente pelos iniciantes na edição de vídeo, mas possui alguns defeitos, principalmente na sincronização.


É muito difícil dominar todos os programas ou até mesmo um, a pratica leva a perfeição. Não tente dominar ou aprender todos ao mesmo tempo, mantenha o foco em apenas um programa e aprenda tudo sobre ele.


Assim que você já tiver algum conhecimento dos programas citados, pense também em criar um portifólio de editor de vídeos. Pense também em se tornar um editor de vídeos freelancer, o que vai ajudar também a construir um portifólio.


E se você ainda não arrumou seu primeiro trampo, cola naquele amigo que tem uma banda, ou quer começar um canal e ofereça seu trabalho para eles. Mesmo que você não receba naquele momento, vai ganhar experiência e conhecimento prático. E isso não tem preço!

Conclusão:


Bom, vimos que as tendências de consumo de conteúdo em vídeo são favoráveis a você! Com base nisso, arriscamos a dizer que o audiovisual só tem a evoluir e se tornar uma área bem interessante a você que quer aprender e trabalhar com edição de vídeos.


Vimos também os principais trampos de um editor e alguns caminhos que você pode seguir, seja na Publicidade, Jornalismo, Cinema ou outros cursos. Só não deposite todas as suas expectativas de virar um grande editor nesses cursos. Geralmente você terá uma base teórica bem rasa.


Se você ainda está em dúvida existem também diversos cursos online, tutoriais, ou mesmo presenciais que você pode fazer para começar na edição de vídeo e se envolver melhor com a área.


E não fique parado! Busque fora da sala de aula um conhecimento maior sobre o assunto e sempre tenha curiosidade e vontade de aprender e evoluir mais. Bote a mão na massa!


Você é responsável pelo seu aprendizado, não terceirize isso à faculdade, aos seus professores, nem a ninguém! Busque fazer mais que a sua obrigação.


Além do mais, você pode ficar de olho em nosso blog, pois damos várias dicas de edição em nossos posts.


E por falar nelas, veja também como fazer stories usando o Premiere!