Skip to main content

14 dicas para DIVULGAR canal no YouTube e CRESCER mais RÁPIDO!


Então você vai criar seu canal no YouTube ou trabalha para uma empresa que decidiu investir em conteúdo audiovisual. Já planejou os vídeos e publicou alguns, mas ainda não teve tantos resultados como esperava. Tão importante como publicar vídeos também é distribuí-los da forma certa. Aí sim você vai conseguir o crescimento que tá procurando. E é isso que vamos mostra hoje: as dicas certas para divulgar canal no YouTube e fazer ele bombar mais rápido!


Mas antes, dá uma olhada nesses dados..


Já sabemos que você curte esse assunto, mas vale a pena te mostrar alguns dados para você ver a oportunidade que tá no seu colo, saca só:

  • A Cisco espera que, até 2020 (ano que vem, tá pertinho), 80% de todo o tráfego da Internet acontecerá na forma de vídeos;
  • O YouTube é o segundo maior motor de buscas do mundo e só perde pro Google, proprietário da empresa;
  • a SEMRush, empresa especialista em SEO, mostrou que 86% dos usuários na Internet consomem vídeos on-line;
  • Novos formatos estão surgindo, como os vídeos verticais, stories, vídeos 3D ou interativos;
  • O consumo de vídeos on-line está crescendo muito mais que o da TV


Como você pode ver, não somos nós que estamos falando isso. São simplesmente as maiores empresas do mundo. Parece que os ventos estão soprando a seu favor, é hora de navegar nessas águas! Agora sim, vamos continuar falando como você pode promover seu canal no YouTube.


Dicas para divulgar canal no YouTube: pagas e gratuitas


Existem formas pagas e gratuitas para distribuir seus conteúdos que funcionam independente do tamanho.


Elas servem tanto para o canal de uma empresa grande que quer começar a desenvolver um novo canal de comunicação com seu público e usar o vídeo para engajá-lo melhor, ou também para divulgar canal pequeno.


O ideal é que você pense nas duas opções, mesmo que tenha pouca grana para investir em anúncios. Melhor que nada, não é verdade? Veja o que você pode fazer:


1. Faça parcerias com outros canais


A união faz a força! Por mais clichê que possa ser esse ditado, não deixa de ser verdade. Pode reparar, canais grandes do YouTube têm essa estratégia e, por consequência, estão entre os maiores. Não que só isso seja suficiente para divulgar canal no YouTube, mas ajuda bastante!

Divulgar canal no YouTube: parcerias


E faz bastante sentido. A estratégia normalmente é feita assim: os YouTubers, que falam sobre um assunto parecido, gravam 2 vídeos, um para ser publicado no Canal A e outro no canal B. Aí o público do Canal A vai ter contato com o B e vice-versa. Se realmente gostarem do conteúdo, podem se inscrever ou acompanhar esse novo canal.


O próprio YouTube estimula a fazer isso:


2. Incorpore vídeos no seu site/blog


Se você tem um site ou blog que recebe muito tráfego, por que não aproveita todo esse potencial? De repente a galera que chega lá não sabe que você criou um canal novo ou que tem um canal ativo no YouTube.


Pegue o vídeo que tenha a ver com o assunto de um post e incorpore ele no meio do texto, de um jeito que faça sentido, lógico. E o seu blog também tem a ganhar com isso: além de deixar o seu conteúdo mais completo, os usuários irão passar mais tempo na página e isso é excelente para o SEO do seu site!


E como falamos também, os seus vídeos ficam mais expostos para o público, receberão mais visualizações e trazem mais inscritos para o canal como um todo. E se você não souber como incorporar o vídeo, a gente te ensina. É bem simples:


Vá embaixo do título do vídeo e procure a opção de Compartilhar:

divulgar canal no YouTube: incorporar vídeo


Na tela que aparecer, clique em incorporar:

Promover canal: incorporando vídeo


Agora é só você copiar o código que aparece e jogar para o seu site. Se tiver sido feito em WordPress, por exemplo, escolha o editor de código e cole na parte do post que faz mais sentido para você e seu público.

Divulgar canal no YouTube: código para incorporar

3. Aproveite o potencial do e-mail marketing!


Se você não tem uma lista ou base de e-mails, deveria começar a pensar em criar uma. Sabe por que? A comunicação por essa ferramenta de marketing é baseada em permissão. Ninguém obriga ninguém a se cadastrar em uma lista e o botão de descadastro também está ali à disposição a qualquer momento.

E-mail marketing: promovendo vídeos de um canal


Então, se você já usa e-mails para avisar sobre promoções, descontos ou publicar seus posts, por que não fazer isso também com os vídeos do seu canal ou da sua empresa? Sempre que publicar um vídeo novo mande um e-mail para sua audiência falando sobre isso e inclua o link para o vídeo.


Estima-se que, só de incluir a palavra “vídeo” no assunto do email, existe a chance de aumentar sua taxa de abertura em 13%! Não dá para ignorar essa estratégia.


Só tome cuidado nesse ponto para não exagerar na frequência de e-mails enviados. Se você exagerar, pode acabar enchendo o saco e cansando seu público. Isso pode resultar até mesmo em cancelamentos de inscrições. A mesma coisa vale para a compra de listas prontas, não faça isso. Vai mais atrapalhar a divulgar canal no YouTube do que ajudar.


4. Use o Stories do Instagram


Outra ferramenta gratuita que está aí para somar na sua estratégia de divulgação de vídeos é o Stories do Instagram. Inspirado no Snapchat, o stories caiu no gosto do povo e hoje faz muito sucesso.


Só para você ter uma ideia, hoje temos uma média de 400 milhões de usuários ativos, assistindo stories. E vira e meche o Instagram lança uma funcionalidade nova, deixando-o ainda mais atraente para o público.


Dito isso, você pode perfeitamente usar o stories também para dar um gás no seu canal. Pegue um trecho do seu vídeo que seja mais atraente ou chame a atenção e crie um novo stories!


Assim que subir para o Insta, coloque o link para seu vídeo e não se esqueça também de colocar alguma coisa que lembre o usuário de arrastar o dedo sobre a tela. É importante dizer que essa função funciona só pros perfis que estão acima de 10 mil seguidores.


E se você quiser aprender a criar seus próprios stories usando o Premiere, confira esse post aqui!


Agora, só para deixar mais claro, nós estamos falando do Instagram, mas essa dica vale também para o Facebook e Whatsapp, que também trabalham com esse formato de stories.


5. Grupos para divulgar canal no YouTube


Outra dica que você pode testar para promover seu canal e seus vídeos é procurar por grupos e divulgar ali seus vídeos. Se você entra no Facebook, por exemplo, pode encontrar vários com uma simples pesquisa. Peça para entrar então naqueles que tão diretamente ligados com o assunto do seu vídeo e canal


Não adianta você entrar num grupo de carros se você fala sobre orquídeas, concorda? A chance disso dar certo é quase mínima. Por isso, leve em consideração os gostos e interesses do seu público quando estiver à procura do grupo certo.


Encontrado os principais, crie um post, com uma mensagem personalizada para aquele grupo, mostrando os benefícios que alguém poderá ter ao assistir seu vídeo. Tome cuidado só para não parecer forçado e nem fazer spam, querendo empurrar seu vídeo goela abaixo da galera.


Você também pode encontrar fóruns e grupos de discussão, onde a galera posta suas dúvidas. Se encontrar alguma que tenha a ver com seu vídeo, use o mesmo raciocínio que falamos ali em cima. Algumas plataformas deixam até o link clicável, mais uma forma de conseguir tráfego para seus vídeos!


6. Feche parcerias com influenciadores


Essa dica pega carona na primeira que mostramos, mas com um foco um pouco diferente. Nesse caso, você escolhe uma lista de influenciadores que fazem parte do seu nicho de atuação e pede a eles que divulguem seu canal ou vídeos.

Influenciadores


Mas, como é óbvio que não existe almoço grátis, eles vão querer algo em troca. Se você faz parte de alguma empresa, pode negociar uma permuta, oferecendo serviços/produtos em troca de divulgar canal no YouTube. Se você não possui uma empresa, pode pensar em outras formas, a criatividade é o limite!


7. Comente em outros canais


Antes que você comece a se questionar, vamos explicar melhor. Não são comentários tipo “se inscreve que me inscrevo de volta”, “se inscreva no meu canal” ou “vídeo novo no meu canal”. O nome disso, mais uma vez é spam.


Também não coloque toda a sua expectativa nessa dica, talvez ela traga menos resultado que você imagina. Mas nesse ponto, crie comentários que estejam relacionados ao vídeo do outro canal e que somem alguma coisa para a discussão. Assim, seu canal ficará mais visível e quem sabe você consiga alcançar um novo público.


8. Crie teasers


Se você não sabe, teasers são pequenos recortes do seu vídeo, iguais aos trailers de cinema. Pense em usar partes do vídeo que fariam a pessoa querer assistir ao vídeo completo no YouTube, que despertam curiosidade, interesse e chamem atenção.


Para te ajudar com isso, nós também fizemos um guia completo de edição de vídeo usando o Vegas.


Depois que esse vídeo estiver pronto, publique nas suas principais redes sociais e acompanhe a evolução desse vídeo.


9. Crie um cartão de visitas


Essa dica vale, não só para divulgar canal no YouTube, mas também todas as suas outras redes sociais. Crie um cartão de visitas com um design da hora e coloque seus contatos e todas as suas redes sociais. Se você não manja muito de design, existem hoje algumas ferramentas que podem te ajudar, como o Canva por exemplo.


Ao participar de eventos ou até mesmo conversar com as pessoas, fale desse seu novo projeto, dos seus vídeos e passe um cartão desses para elas. Assim, as suas chances de trazer mais pessoas pro canal aumentam também.


10. Divulgue no Pinterest


Pode ser que você não conheça o Pinterest, que não é tão famoso como o Facebook ou Instagram, mas é uma rede social bem da hora e beeeem visual.

Promovendo um canal do YouTube com Pinterest


Para você ter ideia, o Pinterest conta com 200 milhões de usuários, 2 bilhões de buscas mensais e armazena 100 bilhões de ideias. É uma rede social bem madura e consolidada!


Você pode aproveitar o lado visual do Pinterest para promover seus vídeos. E o melhor dessa dica é que o trabalho já foi feito. Como você já fez sua thumbnail, é só jogar pra lá e escrever uma descrição. E a melhor parte vem agora: dá pra colocar um link pro vídeo na sua publicação!


11. Divulgue no Twitter


Outra solução para promover um canal é usar o Twitter. Você pode criar uma conta lá e, toda vez que sair um vídeo novo, publicá-lo na plataforma. Não esqueça de incluir um texto criativo e as hashtags para acompanhar suas postagens.

Twitter


11. Deixe o seu vídeo “encontrável”


Uma outra dica para divulgar canal no YouTube é facilitar que seu vídeo seja encontrado pelas pessoas. Se você manja do assunto, estamos falando sobre SEO, ou Search Engine Optimization, que pode ser traduzido para o bom e velho português como Otimização para Motores de Busca.

Divulgar canal do YouTube: SEO


Essas otimizações são técnicas que você pode usar para ajudar os mecanismos de busca, como Google e YouTube, a te ajudarem. Aí você pode pensar: ” saquei, mas como eu faço isso?” e é o que nós vamos te mostrar.


Pesquisa de palavras-chave


A base de toda ação de SEO começa a partir da pesquisa de uma palavra-chave. Existem ferramentas pagas e gratuitas para fazer isso. Vamos deixar algumas como referência:


Nessa lista, você encontra algumas gratuitas e outras pagas. Escolhida a ferramenta, encontre termos que tenham um bom volume de pesquisas mensais e uma concorrência aceitável. É a partir dele que você vai estruturar todo o seu vídeo!


Use a palavra-chave no título


Ao criar seu título, garanta que essa palavra-chave faça parte dele e também não esqueça de pensar em alguma coisa que chame a atenção e gere interesse em quem passar por ele. Títulos e thumbnails, as miniaturas de vídeos no YouTube, funcionam como outdoors para os seus vídeos. Faça com que funcionem juntos e atraiam a atenção do usuário.


Descrições


Nas descrições, as duas primeiras linhas são muito importantes porque é o que aparece nos resultados de pesquisa do YouTube. Se tem alguma coisa que tem que ter prioridade ao ser dita, é ali que você deve encaixar! Ainda na descrição, explique também o que o usuário vai ver no seu vídeo e repita algumas vezes a palavra-chave que você pesquisou.


Pegue essa palavra-chave principal e também jogue na pesquisa do YouTube. Você vai ver alguns termos que tem relação com ela na própria pesquisa mesmo, saca só:

Divulgar canal no YouTube: pesquisa


Você pode aproveitar todos esses termos e encaixá-los na descrição do seu vídeo, de forma que faça sentido e aumente o campo semântico de pesquisas. Um outro jeito de fazer isso é entrar nos primeiros vídeos que aparecem como resultado e usar os mesmos termos que esses canais colocaram.


E pra você dar essa stalkeada e encontrar as palavras certas, existem 2 possibilidades: instalar a extensão Vid IQ, que já mostra as palavras-chaves usadas automaticamente no YouTube mesmo, ou então encontrá-las direto no código mesmo..


Pra fazer isso, você clica com o botão direito na página do vídeo no YouTube e Exibir código fonte da página. Agora, muita calma nessa hora. A parte do código assusta um pouco, mas o que você tem que fazer é bem simples. Dê um CTRL + F na página e escreva Keywords. Pronto! Você vai ver as palavras que o dono daquele canal que ta em 1°, 2° ou 3° lugar usou.


Tags


As tags também irão dar mais contexto para seu vídeo. Aproveite para colocar a palavra-chave principal, além dessas que a gente falou que fazem parte do campo semântico.


Legendas/transcrições


Para ajudar o algoritmo do YouTube a entender do que seu vídeo fala, você também pode transcrever o áudio direto na plataforma. Também é bom para quem assiste, que poderá ver o vídeo mesmo sem áudio, e também para as pessoas com deficiência auditiva, por exemplo. De forma geral, o seu vídeo ficará muito mais acessível, melhorando a experiência do usuário.


Thumbnails


Como a gente disse, títulos e thumbnails são uma dupla maravilhosa e um complementa o outro para chamar a atenção do usuário e trazer mais cliques para o vídeo. Faça thumbnails bonitas, que chamem a atenção e sintetizem a história que será contada no seu vídeo. Pesquise também a de seus concorrentes e tente fazer melhor.


Faça playlists


Facilite a vida do seu inscrito ou visitante! Pegue aqueles seus vídeos que falam sobre a mesma coisa e agrupe em uma playlist. Assim a galera assiste seus vídeos em sequência, passa mais tempo no seu canal, e assim o YouTube passa a gostar mais de você.


Faça seções


Do mesmo jeito que as playlists, as seções deixam o conteúdo mais organizado para as pessoas. Já entrou naquele canal que o conteúdo estava todo separado na página inicial? Essa é a mágica das seções. Além de organizar os vídeos por temas, elas deixam uma aparência muito mais profissional.


Telas finais


Se você está conseguindo manter a atenção das pessoas até o final, parabéns! Não é qualquer um que tem esse poder. Então por que não dar mais um motivo para essa pessoa que ficou interessada continuar no seu canal? Coloque telas finais em seus vídeos!


Você pode incluir outros vídeos que sejam relacionados, playlists e até mesmo um logo do seu canal para que as pessoas se inscrevam, aumentando a sua audiência.


Cards


Os cards funcionam tipo as telas finais. A diferença é que você pode escolher em qual momento ele vai aparecer. Direcione seu usuário para outros vídeos ou também para playlists. Não se esqueça de reforçar no vídeo que o card vai aparecer e sobre o que seus inscritos vão encontrar lá.


Analise os resultados


O YouTube tem uma parte de estatísticas do seu canal ou de seus vídeos. Lá você vai ver por quanto tempo as pessoas assistem seus vídeos, de onde elas estão vindo, quantos likes/deslikes você recebeu, características do seu público e por aí vai.


Gaste um tempo tentando aprender mais sobre o YouTube Analytics e olhando com carinho para esses dados. Você pode achar muita coisa boa lá para aplicar no seu canal e ajustar as velas com força total!


12. Como divulgar canal do YouTube no Facebook por anúncios


Não é novidade que o Facebook vem cortando o alcance de publicações orgânicas. Pois é meus amigos, a cada dia que passa vem diminuindo mais e mais. Então, para fazer sua mensagem audiovisual chegar mais longe, você pode investir em anúncios pagos na plataforma.


O Facebook disponibiliza vários formatos que você pode escolher, cada um mais adequado aos dispositivos que você tem em mente. Você também pode escolher um público específico a ser atingido, sua faixa etária, localização e outros dados demográficos.


E, além disso, também dá pra definir o orçamento das suas campanhas e onde os seus anúncios serão mostrados, no próprio Facebook ou no Messenger, por exemplo.


13. Como divulgar canal do YouTube no Instagram de forma paga

Instagram ads


O alcance orgânico das postagens no Instagram também vem diminuindo bastante. Por esse motivo, também passa a ser bem interessante dar um empurrãozinho na divulgação dos seus vídeos do YouTube no Insta, não é verdade?


Pra você fazer isso, é só abrir a mesma plataforma do Facebook, já que eles compraram o Instagram. A rede social do tio Zuckerberg permite que você publique anúncios nos formatos de stories, de fotos, de vídeos, carrosséis ou coleções.


Assim como funciona no Face, você também consegue definir as características do público que você quer alcancar e também o orçamento disponível para suas campanhas.


14. Anúncios no YouTube

anúncios no YouTube


Você também pode usar o próprio YouTube para falar do seu canal. No YouTube, você pode escolher os seguintes formatos:

  • Bumper: vídeo curto (com 6 segundos), focado em dispositivos mobile. Pense em uma mensagem curta, objetiva e matadora!
  • True View In Strean: anúncio pulável, mostrado antes do vídeo principal que o usuário vai assistir.
  • Discovery True View: os anúncios são mostrados no resultado de pesquisa do YouTube, vídeos relacionados ou na página inicial


Você escolhe quanto terá de orçamento disponível para as campanhas e só paga quando as pessoas assistem ao vídeo, por pelo menos 30 segundos, ou interagem com seus anúncios.


E, por fim, também consegue definir direitinho qual é o público que você quer impactar e todas as suas características demográficas, para que os anúncios funcionem com mais precisão.


Conclusão


Bom, acho que conseguimos te mostrar várias possibilidades para divulgar seu canal no YouTube ou da sua empresa. Os conteúdos em vídeo vêm ganhando cada vez mais força e não dá mais para ignorar essa tendência. Como falamos, distribuir seus vídeos é tão importante como produzí-los e mostramos formas pagas e gratuitas de como fazer isso. O ideal é fazer o máximo delas e tentar misturar estratégias pagas e gratuitas, assim você aproveita o melhor dos dois mundos.


e você, tem alguma dica nova para divulgar canal no YouTube? Deixa um comentário aqui pra gente saber. Abração!