Skip to main content
Dicas para trabalhar melhor no home office

Dicas para trabalhar melhor no home office: confira aqui!


Nunca antes o home office foi tão valorizado no Brasil como em plena pandemia do novo Coronavírus. Em pesquisa do IBGE de 2018, o Brasil apresentava 3,8 milhões de brasileiros trabalhando em home office, porém em 2020, o aumento possivelmente será mais de 30% pós pandemia, mostrando que as empresas brasileiras têm enxergado uma nova forma de trabalhar e com boa produtividade.


Atualmente, segundo a pesquisa da FGV, 45% das empresas já praticam o home office ou começaram a praticar neste período e 15% estão se organizando para implementar a modalidade.

Dicas para trabalhar no home office


Tanto para o funcionário quanto para o empregador, surgem vários benefícios para saúde e trabalho. Porém é preciso estar atento a alguns pontos para que o home office tenha sucesso para ambos os lados.


Grande parte de videomakers e profissionais de edição de vídeos independentes já até trabalhavam nesse modelo antes da pandemia começar. Mas se esse não é o seu caso, ainda dá tempo de se adaptar a essa nova realidade, que se mostra uma tendência para o futuro.


Confira neste artigo, dicas de como trabalhar melhor no home office.


Veja também: Curso online de edição vale a pena?


O que é o home office?


Nessa altura do campeonato, depois de tanta gente falando sobre home office, você já deve imaginar sobre o que se trata o assunto, certo? Mas, se não for o seu caso, explicamos aqui.


Home office é uma modalidade de trabalho remoto, em que você pode fazer suas tarefas de casa ou de qualquer outro lugar, desde que tenha conexão com a Internet. Isso pode representar uma liberdade muito grande para trabalhar a sua maneira, mas não é todo mundo que se adapta. Pelo menos não em um primeiro momento.


Como ser produtivo no Home Office?


Pensando nisso, a gente trouxe algumas dicas que podem ajudar profissionais independentes, como: fotógrafos, designers, videomakers. Mas também para você que trabalha para uma empresa e, devido à pandemia do COVID 19, foi obrigado a se adaptar ao modelo de trabalho. Saca só as melhores dicas para trabalhar melhor no home office:


1. Crie uma rotina e organize-se


Dicas para trabalhar melhor no home office: rotina


Para o Home Office ser um sucesso, é preciso levar a sério como se estivesse na empresa. Seja profissional e acorde cedo, se organize e ligue o computador e não se esqueça de colocar uma roupa legal para esse dia de trabalho.


Ficar de pijama acaba desestimulando a vontade de trabalhar. Evite montar seu local de trabalho no quarto, pois, de pijama e ainda próximo da cama, a chance de escapar para alguns cochilos pode ser inevitável.


2. Faça pausas

Homem fazendo pausa em home office


Apesar de não ser recomendado ficar de pijama o tempo todo, também trabalhar sem pausas não é bom. Assim como faz na empresa, tenha momentos para dar uma esticada e respeite horários de almoço e lanche, além de uso do banheiro e para beber água.


Uma forma de controlar esse tempo é usando plugins ou programas no estilo pomodoro que controlam o tempo entre o trabalho e descanso, garantindo um home office mais tranquilo e saudável.


3. Pc da empresa x pc doméstico


Muitas empresas cedem um notebook para o funcionário trabalhar em home office e, já outras, pedem que seja usado o computador doméstico, apenas instalando os software da empresa.


Nesse momento de escolher qual a melhor solução, a dica é que a empresa ofereça o próprio computador e por duas razões claras: mais segurança e liberdade em informações.


Em um pc doméstico, existe o perigo de haver o ataque de hackers, além de haver a confusão em informações entre documentos da empresa e da família por exemplo. Se for usar um pc doméstico, solicite todos os cuidados aos dados desde antivírus até programas relacionados.


4. Deixe seu home office com sua cara

Home office personalizado


Decidiu trabalhar home office para abrir seu próprio negócio? Então prepare um cantinho em sua casa para dar atenção total a sua empresa e ser um empreendedor de sucesso.


Esse cantinho não precisa ser muito grande, mas tenha uma mesa com boa altura e perfeita para um computador e espaço para anotações, cadeira ergonômica e gaveteiro ou armário para guardar documentos.


Para deixa-lo mais completo, coloque alguns prateleiras, tenha os livros mais importantes do seu setor à mão e tenha itens de papelaria como impressoras, porta treco e calendário. Garanta que seu espaço tenha tudo o que é necessário para gerir sua empresa ou a que trabalha, de maneira eficiente.


Home Office é o futuro das Empresas?


O futuro das empresas é o home office, mas ao contrário de ser uma modalidade tranquila, ela requer muito mais dedicação, organização e concentração, para garantir a produtividade que seu negócio ou empregador precisa.


Para se dar bem no mercado de trabalho, é preciso estudar e investir em cursos de qualidade. Uma boa maneira de se atualizar e procurar por empresas que oferecem cursos gratuitos de qualidade. Dessa maneira você poderá ficar atualizado sem gastar dinheiro com isso.


Espero que tenha gostado do nosso artigo. Se gostou compartilhe!!

One thought to “Dicas para trabalhar melhor no home office: confira aqui!”

  1. Como aperitivo instigador…Gostei!…
    Percebí que preciso ser
    ORGANIZADO
    PERSISTENTE
    GERENTE
    OBJETICO
    CRIATIVO
    PROSPECTIVO

    Certo?… Quando começo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *