Skip to main content
Como usar o OBS Studio

[LIVE] Como usar o OBS Studio: passo a passo COMPLETO!

O OBS Studio é uma ferramenta incrível para fazer transmissões ao vivo, seja para compartilhar conhecimento, entrevistar pessoas ou transmitir jogos ao vivo. É possível incluir várias câmeras, trilha sonora, textos, compartilhar a tela, dentre outras funcionalidades que você pode conferir ao longo desse post. Então, se estava atrás de como usar o OBS Studio, acabou de achar um tutorial completo!


Confira também outros programas que você pode usar para fazer lives!


O que é o OBS Studio?


Uma dúvida que muita gente tem, principalmente quem está iniciando no mundo do livestream, é sobre o que se trata o OBS Studio.


O OBS é um programa de transmissão ao vivo super completo e gratuito. Com ele é possível fazer transmissões para o YouTube, Facebook, Twitch e até mesmo Instagram.


Para tanto, é preciso copiar a chave de transmissão dessas plataformas e integrar com o OBS. Fazendo algumas configurações, também é possível fazer transmissões em mais de uma rede social ao mesmo tempo, as chamadas multistreams.


Fora isso, o OBS permite o compartilhamento de telas, janelas, a configuração de câmeras, dispositivos de áudio, inclusão de textos, imagens e muitos outros recursos para deixar sua live completa!


OBS Studio Download


Certo, agora você já tem uma noção do potencial de transmissão do OBS. Vamos te mostrar também onde você pode baixá-lo.


Acesse o site oficial da plataforma e escolha qual é seu sistema operacional: Windows, MacOS ou Linux. Agora clique em baixar instalador e o arquivo de instalação será baixado para o seu computador.


Depois, basta abri-lo e seguir o passo a passo de instalação que é bem intuitivo.


Como usar o OBS Studio para fazer lives?


O próximo assunto do nosso post de como usar o OBS Studio é justamente como usá-lo para fazer suas transmissões ao vivo. Vamos te passar uma visão completa, para que aprenda a mexer na ferramenta e ganhe autonomia para configurar suas lives quando quiser.


Veja também: nosso Guia Completo para fazer lives!


Visão Geral


Bom, abrindo nosso tutorial, vamos trazer aqui a visão geral da plataforma do OBS. Na configuração padrão, a gente vê alguns painéis, como você pode ver abaixo:

Como usar o OBS Studio: Visão Geral


São mais ou menos 6 painéis, como:

  • Pré-Visualização;
  • Cenas;
  • Fontes;
  • Mixer de áudio;
  • Transições de cenas;
  • Controles.


Vamos falar um pouco sobre cada um deles. Então continue acompanhando para saber mais!


Cenas


Como forma de organizar as coisas, dentro do OBS a gente tem a opção de criar uma ou mais cenas. Mas o que exatamente são essas cenas? São o conjunto de uma ou mais fontes. Parece abstrato, né? Mas relaxa que você vai entender. Por enquanto, guarde só isso que já é suficiente.


Fontes


Já as fontes podem ser de vários tipos. São composições visuais que você vai incluindo em cada cena para poder deixar sua live mais profissa. Os principais tipos são:

  • Apresentação de imagens;
  • Captura de entrada de áudio;
  • Captura de janela;
  • Captura de jogo;
  • Captura de saída de áudio;
  • Captura de tela;
  • Cena;
  • Dispositivo de captura de vídeo;
  • Fonte de cor;
  • Fonte de mídia;
  • Imagem;
  • Navegador.


Viu como tem muita coisa para aproveitar? Cada fonte dessa pode ser incluída de acordo com a sua necessidade. Se for fazer uma transmissão de jogo ao vivo, por exemplo, é só apostar na captura de jogo. Se for transmitir um bate-papo entre várias pessoas, talvez a captura de janela faça mais sentido. Aí é só configurar para o OBS pegar uma reunião no Google Meet, por exemplo.


É importante dizer também que as fontes aparecem na forma de camadas. isso siginifica que, se você tiver uma fonte X por cima de uma fonte Y, a fonte X vai ficar sobreposta na apresentação do vídeo ao vivo.


Mixer de áudio


Essa parte do OBS traz o controle de áudio das fontes que você incluir nas suas cenas. Você pode abaixar ou aumentar o volume delas e aplicar alguns filtros de áudio também.


Transições de cenas


É literalmente o que o próprio nome diz: a transição entre uma cena e outra. Você pode escolher qual efeito o OBS vai usar e também qual é o tempo de duração dele.

Transições de cena no OBS Studio


Controles


Nos controles, temos alguns comandos importantes para dar para o OBS. Podemos iniciar uma nova transmissão ou gravação, uma câmera virtual, usar o modo estúdio (que mostra o preview da transmissão em si e o que está aparecendo dentro do programa lado a lado), acessar outras configurações do programa e o botão de encerrar o OBS.

Como usar o OBS Studio: controles


Configurações


Agora, puxando o gancho do tópico anterior, vamos falar também das principais configurações do OBS. Essa tela é bem importante, é onde a gente configura onde a live vai rolar, qual vai ser a taxa de bits de vídeo/áudio, qual a resolução do nosso vídeo e outras coisas mais. Então, continue com a gente que o post de como usar o OBS Studio ainda não acabou!

Configurações do OBS Stúdio


Como você pode ver, a gente tem todas essas configurações separadas por abas, que são:

  • Geral;
  • Transmissão;
  • Saída;
  • Áudio;
  • Vídeo;
  • Teclas de atalho;
  • Avançado.


Vamos falar um pouco de cada uma delas, certo? Seguindo essa ordem aí. Então a primeira aba é das configurações gerais!


Confira também: Como usar o StreamYard para fazer lives!


Geral


Nessa primeira aba das configurações do OBS, temos configurações mais genéricas. Você pode definir o idioma da ferramenta, o seu tema, configurar o OBS para buscar novas atualizações, dentre outras possibilidades. São mais preferências de usuário mesmo, então não vamos dar muita ênfase aqui. Tire um tempinho para conhecer mais.


Transmissão


Na aba de transmissão, é onde configuramos para qual plataforma a live vai ser transmitida. Isso é definido no campo de Serviço, onde a gente tem algumas opções.

Opções de transmissão no OBS Studio


No campo Chave de transmissão é onde vamos integrar o OBS com a plataforma de streaming. Cada conta e rede social tem a sua própria chave, que não deve ser compartilhada com ninguém.

Chave de transmissão do OBS


Saída


A parte de Saída está dividida em 2 outras partes: a de transmissão e de gravação. Vamos falar de cada uma separadamente, ok?


Na parte de transmissão, você pode definir a Taxa de Bits do vídeo. Quanto mais alto esse valor, mais qualidade de imagem você irá transmitir. Porém, a conexão pode ficar bem pesada também. Por isso, é recomendado fazer alguns testes para entender qual é o limite do seu plano de internet e garantir a qualidade da live, sem travamentos.


No campo Codificador, você pode escolher como a sua live será processada. Isso pode ser feito pelo próprio processador ou uma placa de vídeo, se tiver uma. Por fim, temos também a Taxa de Bits de Áudio, que é a quantidade de informações sonoras enviadas para a transmissão. Experimente deixar em 160, mas vá testando também.

Configurações de Saída OBS


Agora vamos para a parte de gravação. Em primeiro lugar, você consegue escolher onde os arquivos de vídeo ficarão salvos no seu computador. Também dá para configurar a qualidade de gravação, o formato do arquivo de vídeo e o codificador também.


Importante: evite gravar os arquivos diretamente em MP4. Se acontecer algum imprevisto, como quedas de energia, você pode perder tudo. Use o MKV e configure o OBS para converter automaticamente em MP4 (ainda vamos mostrar aqui =D).

Configurações de Saída OBS 2


Áudio


Nessa aba de áudio, temos uma parte onde é possível configurar a taxa de amostragem de áudio, os canais (estéreo ou mono) e ver também quais dispositivos de áudio estão conectados no seu computador. Existem outras configurações também, mas essas são as principais.

Configurações de áudio no OBS
de áudio no OBS


Vídeo


A parte de configurações de vídeo é bem simples. Na parte de Resolução de base, você tem a resolução dentro do OBS mesmo. A Resolução de saída é do vídeo que vai ser enviado para a transmissão e que o público vai assistir. No campo Filtro de redução, pode deixar em Bicúbicos ou Lanczos e você consegue definir também a taxa de frames (FPS).

Como usar o OBS Studio: Configurações de vídeo


Teclas de atalho


Para os fãs de teclas de atalho, o OBS oferece essa opção para deixar nossa vida mais rápida durante os vídeos ao vivo. Não existe nada pré-definido, então essa parte é totalmente personalizável. Você pode usar atalhos para:

  • Iniciar transmissão;
  • Interromper transmissão;
  • Iniciar gravação;
  • Interromper gravação;
  • Modo Studio;
  • Transição;
  • Mutar o áudio;
  • Desmutar e muito mais.


Configurar esses atalhos pode ser uma mão na roda para ganhar tempo nas lives. Vale a pena conferir.


Avançado


E a última aba das configurações do OBS é a de ajustes avançados. Você pode escolher o renderizador da sua live, ativar a opção de reconectar automaticamente, mas tem uma opção que é muito útil para quem vai usar o OBS para fazer gravações.


Na aba Gravação, dá para configurar o padrão de nome dos seus arquivos de vídeo, além de ativar a opção para que o OBS converta os vídeos automaticamente de MKV para MP4. Lembra que falamos para priorizar o MKV? Pois então. Assim você nem se dá o trabalho de converter depois, o OBS faz esse trampo.

Configurações avançadas no OBS


Como configurar câmera no OBS?


Se você quer transmitir ou gravar alguém falando ou até você próprio, vai precisar usar uma câmera, certo? Mas como fazer isso dentro do OBS? É bem fácil!


No painel de Fontes, clique no ícone de + e escolha a opção Dispositivo de captura de vídeo.

Como configurar câmera no OBS


Defina um nome para sua câmera e clique em Ok.

Como configurar câmera no OBS 2


No campo Dispositivo, selecione a câmera que vai usar. Nesse exemplo, vamos ativar a Webcam Integrada do próprio notebook. Existem outros ajustes que você pode fazer no botão Configurar vídeo, como Brilho, Contrate, Matiz ou Saturação. Depois de tudo pronto, clique em Ok.

Como configurar câmera no OBS 3


Pronto! Sua câmera está na tela. Agora é só ajustar ou reposicionar para finalizar.


Como fazer o efeito Chroma Key no OBS?


Aproveitando o gancho do assunto anterior, você pode usar o efeito Chroma Key para tirar o fundo do seu vídeo gravado. Sabe qual é a vantagem disso? Dá para colocar qualquer cenário de fundo. O Chroma Key é bem versátil!


Então, o que você deve fazer primeiro é adicionar uma nova fonte de dispostivo de captura de vídeo. Não vamos explicar detalhadamente porque já fizemos isso no tópico anterior.


Agora, volte lá no painel de Fontes, clique no Dispositivo de captura de vídeo com o botão direito e clique em Filtros.

Como fazer o efeito Chroma Key no OBS


Em Filtros de efeito, clique no ícone de adicionar, no canto inferior esquerdo da tela, e selecione o filtro de Chroma Key.

Como fazer o efeito Chroma Key no OBS 2


Dê um nome para o seu filtro e clique em Ok.

Como fazer o efeito Chroma Key no OBS 3


Selecione a cor do painel de Chroma Key no campo Tipo de Key Color. Ajuste a qualidade nos outros controles e vá acompanhando como fica. No final, clique em Fechar e pronto!

Como fazer o efeito Chroma Key no OBS 4


Lembrando também que a iluminação do lugar vai influenciar diretamente na qualidade do seu efeito Chroma Key.


Como configurar microfone no OBS Studio?


Outra coisa bem tranquila de fazer no OBS é configurar um microfone para suas lives. Vamos voltar no painel de Fontes e escolher a opção Captura de entrada de áudio.

Como configurar microfone no OBS Studio


Assim como falamos na parte da câmera, dê um nome para o seu Mic e dê Ok em seguida.

Como configurar microfone no OBS Studio 2


Selecione seu microfone no campo Dispositivo e dê Ok novamente. Seu Mic já vai estar disponível dentro do painel de Fontes. Se quiser aplicar algum filtro nele, clique com o botão direito e escolha Filtros.

Como configurar microfone no OBS Studio 3


Na próxima tela, clicando no ícone de +, você consegue usar vários deles. Depois é só fechar essa janela.

Como configurar microfone no OBS Studio 4


Se quiser, também consegue ajustar o volume do microfone no mixer de áudio do OBS.

Como configurar microfone no OBS Studio 5


Como colocar plano de fundo no Obs Studio?


Outra dúvida bastante comum, quando o assunto é como usar o OBS Studio, é como incluir um fundo na sua live, só para compor mesmo. Vamos desvendar isso aí, beleza?


Voltando ao painel de Fontes, clique em Imagem.

Como colocar plano de fundo no Obs Studio


Defina o nome da imagem e dê Ok.

Como colocar plano de fundo no Obs Studio 2


Clique no botão Explorar para selecionar a imagem no seu computador. Quando encontrar, clique em Abrir. Para fechar, clique em Ok. Simples, né?

Como colocar plano de fundo no Obs Studio 3


Como usar o OBS Studio para gravar aulas?


Estamos vivendo uma época em que os cursos online estão em alta, não é verdade? Muita gente anda ganhando uma boa grana com isso. Se você pretende lançar seu curso, tem alguma habilidade foda para ensinar ou trabalha para uma empresa que está desenvolvendo um, pode usar o OBS para gravar suas aulas e montar seu curso.


E aí você pode escolher: se a estrutura do vídeo vai ser só áudio e a tela gravada ou também você pode aparecer no cantinho da tela. Na primeira situação, basta você incluir uma fonte de captura de entrada de áudio e outra de captura de janela para apresentar os slides (vamos entrar em mais detalhes também).


Na segunda situação, em que você irá aparecer, basta adicionar também uma fonte de Dispositivo de captura de vídeo. Se quiser tirar o fundo, vai precisar de um chroma key também. Mas também vamos ensinar direitinho como você pode configurar isso dentro do OBS.


Como usar o OBS para fazer apresentação de slides?


Vamos seguir nosso passo a passo de como usar o OBS Studio. Dessa vez, vamos trazer como usar o OBS para fazer a apresentação de slides, que também é muito útil em lives e transmissões ao vivo.


Primeiro, abra sua apresentação de slides e coloque em tela cheia. Com o OBS aberto, vamos incluir uma nova fonte de captura de janela.

Captura de Janela no OBS


Dê um nome para sua nova fonte e clique em Ok.

Captura de Janela no OBS 2


Selecione a tela da sua apresentação, no campo Janela, e clique em Ok.

Captura de Janela no OBS 3


Agora é só ajustar a tela, redimensionando, e posicionar do jeito que você quiser. Se quiser facilitar seu trabalho, use um passador de slides também.


Como usar o OBS Studio para gravar


Vamos lá, para você usar o OBS para gravações, primeiro você precisa entender qual é a sua necessidade. Isso vai nortear quais fontes você deve adicionar nas suas cenas. Então, você pode incluir câmeras, microfones, apresentação de slides, fontes de mídia, capturas de tela, de jogos e vários outros recursos.


Defina também as configurações de vídeo, taxa de bits, de áudio e defina o local do seu computador onde os arquivos serão salvos. Você pode ver mais detalhes dessas configurações na parte de visão geral desse nosso post de como usar o OBS Studio.


Com tudo isso configurado, vá na parte de Controles, clique em Iniciar Transmissão e se prepare para o show!


Como usar o OBS Studio no Google Meet?


E se eu quiser transmitir uma reunião do Google Meet, Zoom, ou outro aplicativo parecido pelo OBS? Tem jeito? Claro que tem e vamos te passar essa visão aqui agora. Se tiver 2 monitores, para manter a reunião em um e o OBS em outro vai facilitar bastante. Mas, vamos lá!


O primeiro passo que você deve fazer é começar uma nova reunião. Vamos usar o Google Meet como exemplo nesse caso. Na página inicial do site, clique em Nova Reunião.

Como usar o OBS Studio no Google Meet


Vai aparecer uma nova lista de opções. Clique em Iniciar uma reunião instantânea. No canto inferior direito, clique no ícone de 3 pontinhos e selecione a opção Tela Cheia.

Como usar o OBS Studio no Google Meet 2


Volte para o OBS e crie uma nova Fonte de Captura de janela, clicando no ícone de mais (+).

Como usar o OBS Studio no Google Meet 3


Dê um nome para a nova fonte e clique em Ok.


Na próxima tela, no campo de Janela, selecione a aba da sua reunião no Google Meet. Agora é só dar Ok.

Como usar o OBS Studio no Google Meet 4


Ajuste e reposicione sua janela. Se quiser cortar as bordas, segure Alt e arraste para a esquerda ou direita. O mesmo pode ser feito com as bordas em cima.


Agora, no mixer de áudio, que já mostramos aqui, veja se o áudio do Desktop está sendo capturado. Se estiver usando o mesmo computador para participar, veja se o áudio do seu microfone está ativo também e use fones de ouvido.


Então, resumindo:

  1. Crie uma nova reunião no Google Meet.
  2. Coloque a reunião em tela cheia.
  3. Crie uma nova fonte de captura de janela.
  4. Selecione a janela da reunião.
  5. Ajuste e reposicione sua janela.
  6. Verifique o áudio do desktop e do seu microfone, se for participar e transmitir pelo mesmo computador, no mixer de áudio.


Como usar o OBS Studio no notebook?


Outra dúvida comum quando falamos de como usar o OBS Studio é de como usá-lo em notebooks. Aqui não tem muito mistério, o OBS funciona perfeitamente nesses dispositivos. Basta instalar ele no aparelho, garantir que esteja conectado à Internet e fazer todas as configurações necessárias para sua live ser um sucesso.


Como usar o OBS Studio para gravar jogos?


E por fim, mas não menos importante, vamos falar sobre o universo dos gamers e responder como usar o OBS para gravar jogos. Você pode tentar por 3 tipos de fontes diferentes:

  • Captura de Janela;
  • Captura de Tela;
  • Captura de Jogo.


Bom, mas por que então não usar a captura de jogo mesmo, se ela já serve para isso? Muita gente até faz assim, mas corre o risco da tela ficar toda preta e o público não conseguir assistir.


Então, vamos mostrar como fazer com a fonte de captura de Jogo. As outras, você já aprendeu ao longo do post. Primeiro passo então, é clicar no ícone de mais, no painel de Fontes, e escolher Captura de Jogo.

Como usar o OBS Studio para gravar jogos


Nomeie sua fonte e dê Ok.

Como usar o OBS Studio para gravar jogos 2


Na parte de Modo, selecione a opção Capturar janela específica. Em Janela, escolha a do seu jogo. Desmarque também a opção de Capturar o cursor e dê Ok.

Como usar o OBS Studio para gravar jogos 3


Agora inclua também uma fonte de Captura de entrada de áudio, para que você possa interagir com a galera durante o jogo. Verifique ainda o volume do seu microfone, no Mixer de áudio, e o áudio do seu desktop, para que o OBS capture os sons do seu jogo.


E por hoje ficamos por aqui. Nosso post de como usar o OBS Studio chegou ao fim. Se curtiu, deixa um comentário, elogio ou sugestão de outro post que você quer ver aqui no blog também. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *