Skip to main content
Como usar o Streamyard

[LIVE] Como usar o StreamYard: TUDO que você precisa saber!


Praticidade, simplicidade e qualidade. São 3 palavras que definem bem o que representa o StreamYard para o universo das transmissões ao vivo. Além de rodar 100% online, essa plataforma não exige a instalação de nada a mais para funcionar. Então, se quer saber como usar o StreamYard para fazer live stream nas redes sociais, leia o post até o final porque separamos tudo que você precisa saber!


O que é o StreamYard?


Se você é novato por aqui, ou ainda está dando seus primeiros passos no mundo do live streaming, precisa saber, em primeiro lugar, o que é o StreamYard, certo?


Pois bem, o StreamYard é uma plataforma desenvolvida para fazer lives nas principais redes sociais do mercado, como Twitch, YouTube, Facebook e também o Periscope. Ele se destaca pela praticidade: roda direto do navegador e não exige a instalação de nenhum outro programa. Funciona de maneira gratuita, suprindo a maioria das necessidades, mas também tem seus recursos extras, que são pagos.


Como funciona o StreamYard?


A plataforma vem com 2 abas, a Broadcast, onde você vai configurar a transmissão, e a Destinations, onde você inclui as redes sociais, se já quiser fazer isso de uma vez. Não está disponível em português, mas basta você clicar com o botão direito no navegador e clicar em traduzir para o português.


Como falamos, o StreamYard tem sua versão gratuita, que já dá para fazer uma live tranquilamente, e outra paga, com recursos a mais. Nas transmissões ao vivo no modo gratuito, o logotipo do programa aparece no canto superior direito.


Fora isso, é possível fazer transmissão em várias plataformas ao mesmo tempo, de forma paga, incluir banners que podem ser mostrados durante o ao vivo, vídeos de abertura e encerramento, adicionar até 6 pessoas ao mesmo tempo e outras funções que ainda vamos detalhar melhor ao longo desse post.


Se quiser ver outros programas para fazer lives, além do StreamYard, fizemos um post supercompleto sobre o assunto também.


Principais recursos do StreamYard


Vamos falar agora, nesse post de como usar o StreamYard, sobre os principais recursos dessa ferramenta incrível, para que você possa saber tirar o máximo do potencial do programa e fazer lives de ótima qualidade.


Compartilhamento da tela


Durante as transmissões ao vivo pelo StreamYard, os participantes conseguem transmitir sua tela de forma intuitiva. Sabemos que esse recurso pode deixar uma explicação bem mais didática, principalmente se o que for mostrado estiver em algum programa específico.


Banners


Precisa dar algum recado ou reforçar alguma mensagem importante para seu público durante a live? O StreamYard vem com algumas opções diferentes de banners. É possível, inclusive, mudar a cor deles e deixar mais próxima da identidade visual da sua marca.


Durante o evento online, você escolhe o momento em que esses banners irão aparecer. É possível deixar mais de um configurado, para diversificar também.


Participação de até 6 pessoas


Simultaneamente, até 6 pessoas podem participar e interagir durante a live. Mas é possível incluir até 10 ao mesmo tempo, porém 4 delas terão que ficar nos bastidores da transmissão.


20 horas de transmissões mensais

Ainda na versão gratuita, você consegue fazer até 20 horas de transmissões ao vivo durante o mês. Se está acostumado a fazer uma live por semana, com duração de uma hora, essa quantidade é mais que suficiente para sua necessidade.


Transmissão multistream


Se quiser, e tiver uma grana para investir, você também consegue fazer transmissões para mais de uma plataforma ao mesmo tempo, as chamadas multistreams. Nos planos pagos, é permitido incluir 3 ou 8 redes sociais simultaneamente.


Remoção do logotipo do StreamYard


Essa também é uma função paga. Em qualquer um dos planos pagos, dá para remover o logo da plataforma, oferecendo uma experiência ainda melhor para quem for assistir.


Fundos e sobreposições


Nas versões pagas, o StreamYard também permite o envio de imagens ou GIFs para usar de plano de fundo, além de sobreposições, que são efeitos gráficos que podem deixar seu vídeo com uma estética melhor. Na versão gratuita, você conta com apenas um modelo de fundo e sobreposição.


Vídeos de abertura e encerramento


Outra coisa bem legal é que você pode incluir vídeos de abertura e fechamento para sua live. Sabe aqueles cronômetros que são usados enquanto a galera ainda está entrando na live? Pois é, você pode criar um e fazer o upload no StreamYard.


Ele até vem com um modelinho pronto de 30 segundos também. O mesmo pode ser feito para uma vinheta de encerramento, agradecendo ao público pela participação e divulgando redes sociais.


Mas atenção: quando subir seus arquivos personalizados, lembre-se que não podem ultrapassar 200 mb.


Chat


A plataforma vem com 2 tipos de chat também. Um deles traz os comentários que são feitos pelo público, durante a transmissão, e outro direcionado apenas para os participantes. Então, você pode conversar com eles ao vivo de forma privada também.


Como criar uma conta no StreamYard em 3 passos?


Bom, e para você poder aproveitar todos esses recursos que mostramos, é preciso criar uma conta na plataforma. Mas, fique tranquilo que fazer isso é bem simples e vamos te mostrar o passo a passo também.


Então, para a gente começar, acesse o site do StreamYard. Na tela Inicial do site, coloque seu endereço de e-mail e clique no botão Iniciar.

Cadastro de conta no Streamyard


Será enviado um código de 6 dígitos para seu e-mail. Olhe sua caixa de entrada e coloque o código enviado. Em seguida, clique em Conecte-se.

Como usar o Streamyard: cadastro de conta


Clique em Avante e pronto! Você já será direcionado para o painel geral da ferramenta.

Finalizando cadastro de conta no Streamyard


Como utilizar o StreamYard?


Uhul! Sua conta está ativa. Mas agora você precisa aprender a mexer no programa para conseguir produzir sua live. E esse é o próximo tópico desse post de como usar o StreamYard. Vamos dividir em pequenas etapas para você assimilar melhor, tá bom?


1. Adicionando um novo destino


Ao abrir a aba Destinos, ou no inglês Destinations, você vai perceber que existem várias opções para vincular sua conta do StreamYard com as redes sociais. Você consegue, por exemplo, fazer lives em:

  • Fanpages, Grupos ou Perfis do Facebook;
  • Páginas, Eventos ou Perfis no Linkedin;
  • Twitch;
  • YouTube;
  • Periscope.


Como falamos, na versão gratuita não é possível fazer multistreams. Nas pagas, você consegue transmitir para 3 e 8 redes sociais ao mesmo tempo.

Destinos de lives no StreamYard


Vamos usar a conta do YouTube de exemplo. Mas para cadastrar as outras, também é bem simples. É só clicar no ícone e seguir o passo a passo. Então, clique no ícone do YouTube. Na próxima tela, selecione a conta que você quer usar e faça o login nela.

Fazendo login na conta do YouTube


Agora permita que o StreamYard acesse a sua conta do YouTube.

Permitindo que o StreamYard acesse a conta do YouTube


Caso seu canal ainda não esteja com o recurso de lives ativo, faça essa configuração, que demora até 24 horas para ficar pronta. Clique então em Abra o painel ao vivo do YouTube.

Acesso ao painel ao vivo no YouTube


Se o recurso já estiver ativo, você vai ver uma mensagem de confirmação como essa.

Mensagem de confirmação do StreamYard


2. Criando Transmissões


Na aba Transmissões ou Broadcast, dá para gerenciar suas lives. Existem 2 sub abas, a de Próximas transmissões, onde você consegue criar um nova, e a de Transmissões anteriores, que mostra o histórico das que você já fez.


Para começar uma nova, dentro de Próximas transmissões, clique em Crie uma transmissão.

Como usar o StreamYard e criar uma nova transmissão ao vivo.


Clique agora no ícone da rede social que você cadastrou no tópico anterior.

Criar uma nova transmissão ao vivo no StreamYard.


Aqui você deve incluir um Título, uma descrição e escolher o modo de privacidade. Se quiser, também pode agendar sua live. Depois de tudo pronto, clique em Criar transmissão.

Configurações de live


Na próxima tela, você poderá testar sua câmera, microfone, além de escolher um nome de exibição. Se quiser acessar configurações avançadas, clíque no ícone de engrenagem Cam/Mic. Depois, é só clicar no botão Entrar no Broadcast Studio.

Testes de câmera e microfone no StreamYard


3. Barra de Ferramentas


Já dentro do Estúdio, na parte debaixo da tela, existem algumas ferramentas que você pode usar durante o ao vivo. Vamos passar por cada uma delas para você ter uma ideia.

Barra de ferramentas do StreamYard


Então vamos lá:

  • Microfone: ativa ou deixa mudo o microfone;
  • Câmera: ativa/desativa a câmera
  • Cam/Mic: configurações mais avançadas de câmera e microfone;
  • Ação: permite compartilhar a tela ou enviar um vídeo para os participantes, durante a transmissão;
  • Convidar: gerar um link de convite para que outras pessoas possam participar do evento.


4. Layouts de apresentação


Logo embaixo do preview de visualização da sua live, aquela telinha que mostra o vídeo, você pode escolher também qual layout quer usar para mostrar a tela dos participantes. Existem 7 opções, é só clicar em cada uma e ver como fica.

Layouts de apresentação


5. Convidando participantes


Na barra de ferramentas, clique no ícone Convidar para chamar outros participantes para seu evento. Você receberá um link para compartilhar com essas pessoas.

Adicionando convidados na live


Até 6 pessoas podem participar da transmissão ao mesmo tempo. Não é necessário criar nenhum cadastro, assim que o participante clicar no link, já será direcionado para essa parte de bastidores. Eles ficarão esperando na parte debaixo da tela. Passe o mouse por cima da miniatura e clique no botão Add to Stream para que possam participar da live.

Adicionando convidados na live 2


6. Comentários


Bom, seguindo nosso passo a passo, do lado direito da tela, temos outra barra de configurações. Ela tem alguns ícones, como:

  • Comentários;
  • Banners;
  • Marca;
  • Conversa Privada;
  • Definições.


O ícone dos comentários vai trazer as interações da sua audiência em tempo real. Todos os comentários públicos que seu público fizer, vão ser centralizados aqui. Você pode responder um a um por esse recurso.

Comentários no StreamYard


7. Banners


O StreamYard permite também que você motre banners durante a transmissão. Assim, você pode deixar contatos importantes e até mesmo dar recados para sua audiência. Por padrão, já vem 2 modelos prontos. Você pode editá-los ou criar um novo a partir do zero.

Banner Streamyard


Se quiser criar um novo, clique em + Create a banner. Digite seu texto e clique em Add banner. Se quiser que ele apareça apenas no rodapé do vídeo, marque a opção Scroll across bottom (ticker).

Banner Streamyard 2


Para editar um dos que já estão prontos, arraste o mouse até aparecer o ícone de lápis. Clique nesse ícone e siga o mesmo processo de criar um novo.


8. Marca


Pegando um gancho da parte de banners, aqui a gente consegue personalizá-los. É possível deixá-los com a cor da sua marca, inclusive usar exatamente o código dela. Também dá para escolher entre 4 modelos diferentes aquele que você mais curtir.

Personalizando banners do StreamYard


Nas versões pagas é aqui que dá para incluir o logo da sua marca ou da sua empresa também.

Colocar logo no StreamYard


Se quiser incluir ainda uma imagem ou vídeo de fundo, também dá para fazer. Na versão gratuita, existe um modelo pronto. Na versão paga, o StreamYard permite enviar um arquivo personalizado.


Já na parte de vídeoclipes, é possível enviar um cronômetro personalizado e também uma vinheta de agradecimento. Mas se atente que o arquivo não pode exceder 200 mb. Se não quiser fazer um próprio, a plataforma traz um cronômetro pronto de 30 segundos.

Outras opções de marca no StreamYard


9. Conversa Privada


Da mesma forma que temos os comentários, as conversas privadas seguem o mesmo raciocínio. A diferença é que esse chat é apenas para conversar com os participantes, de maneira privada.

Chat privado


10. Configurações


E, por fim, também temos algumas configurações adicionais no programa. São relacionadas à câmera, áudio, aos convidados e outras mais gerais. Vale a pena dar uma conferida também!

Configurações extras


Bom, essas foram nossas dicas para você que gostaria de aprender como usar o StreamYard. Esperamos que tenha te ajudado e fique ligado! Logo menos, a gente vai trazer outros tutoriais sobre mais programas de transmissão ao vivo. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *