Como gravar e publicar vídeos do seu delivery

Como gravar e publicar vídeos do seu delivery para vender mais!


Todos os restaurantes com delivery precisam aprender como gravar e publicar vídeos do seu delivery para vender mais. Afinal de contas, a imagem audiovisual é vital para despertar o desejo nos consumidores e convencê-los a fazer um pedido pela Internet, especialmente em dias mais propícios para isso, como no fim de semana ou próximo dele. Portanto, esse é um conhecimento importante para quem é da área.


Atualmente, a pandemia do novo coronavírus causou um baque considerável no setor de bares e restaurantes. Para os empreendimentos dessa área, um dos principais baques foi o fato de não poderem abrir normalmente para atender o público. É compreensível: sendo o coronavírus como é, ele se espalha mais em ambientes fechados, especialmente quando as pessoas estão sem máscara.


Ou seja: justamente o cenário de um restaurante. Por isso, o delivery se tornou a principal opção para que esses estabelecimentos sigam vendendo e faturando enquanto a crise não acaba.


E é justamente nesse cenário que o formato de vídeo pode fazer a diferença para os deliverys. Estima-se que usuários que assistem a um vídeo de algum produto têm 74% mais chances de adquiri-lo depois. Mas, vamos ao conteúdo, que é o que interessa, certo?


Como gravar e publicar vídeos do seu delivery para vender mais em 5 passos


Uma maneira de melhorar essa situação é aprendendo como gravar e publicar vídeos do seu delivery para vender mais. Essa estratégia ajuda a trazer mais negócios para a sua empresa. Quer saber como fazer isso? Então siga a leitura abaixo!


1. Escreva roteiros do que gostaria de gravar

Como gravar e publicar vídeos do seu delivery: roteiros


Antes de passar para a parte prática, planeje todos os passos com cuidado. Escreva em um papel, ou no computador, algumas ideias de vídeos e o que irá precisar para cada uma delas. Em seguida, faça roteiros detalhados das ideias que irão ao ar, colocando no papel, inclusive, as falas, se houver alguma.


A criação de roteiros faz parte da pré-produção de vídeos, uma etapa importantíssima para se criar o esqueleto da sua peça audiovisual. Se tiver um pouquinho de dinheiro para investir, existe uma ferramenta de roteiro simples e prática, que pode ajudar bastante!


Esse método permite que você aproveite o mesmo dia para gravar mais de um vídeo de uma vez, poupando recursos e tempo. Você pode também criar um banco de captação de vídeo para aproveitar quando precisar fazer outros vídeos com temas parecidos.


A Adobe tem também a sua própria ferramenta de criação de roteiros. Se interessar, conheça o Adobe Story!


2. Planeje um dia específico para a gravação

Gravação de vídeos


Gravar vídeos demanda tempo e dedicação, duas coisas que geralmente não combinam com um dia cheio de trabalho. Por isso, separe um momento da semana para focar nas gravações. Mesmo que o roteiro consista em mostrar partes da rotina de sua empresa, como embrulhar produto, enviar ou produzir, simule essas ações em um dia que não haja clientes para atender ou prazos para cumprir, para que o vídeo saia em sua melhor qualidade.


Grave e regrave quantas vezes forem necessárias até que saia da maneira que havia planejado em seu roteiro.


Confira esse post completo sobre dicas de como produzir vídeos incríveis!


3. Escolha o formato da gravação


Determine onde seu vídeo será publicado antes de fazer a gravação. Os formatos de vídeo para Youtube, Feed do Instagram, Tiktok ou Reels são bem diferentes e incompatíveis um com o outro. Se desejar, você pode gravar primeiro uma versão na vertical, para Instagram, e depois o mesmo vídeo na horizontal, para Youtube.


A resolução também é importante. Youtube requer uma resolução melhor, acima de 1080P-HD, consequentemente, um arquivo mais pesado e que ocupa mais espaço, enquanto para o Instagram, um vídeo de 720P, mais leve, é o suficiente.


4. Tenha um bom equipamento de gravação e iluminação

Iluminação


Para filmar vídeos de qualidade não é necessário ter equipamento caro, apenas equipamentos que cumpram a função necessária. Um celular que filma em HD e tem boa captação de som pode fazer o papel de câmera, na impossibilidade de comprar uma câmera profissional.


A iluminação é o mais importante para fazer uma boa filmagem. A luz do dia é a melhor iluminação, e tem zero custo, mas se pretende filmar em um local fechado, compre uma fonte de luz como um Ring Light, ou uma fonte de luz contínua com um difusor.


Quer saber mais detalhes sobre equipamentos de iluminação? Também temos um post completo sobre o assunto!


5. Aposte em experiências sensoriais


Para aumentar as chances do seu vídeo ser eficaz em converter público para o seu restaurante, uma ótima ideia é investir em experiências sensoriais. Na prática, isso significa apostar naquelas sensações que a comida desperta no público. É aquela famosa frase de comer com os olhos, sacou?


Por exemplo, suponha que o seu restaurante seja uma pizzaria. No vídeo, mostre o vapor da pizza recém-saída do forno. Foque em detalhe no queijo derretido ou na calabresa espalhada pela pizza. Enfim, dedique-se a mostrar aquilo que faz o seu público salivar.


Essa abordagem tende a trazer melhores resultados em termos de marketing. Para os seus anúncios de conversão, especialmente nas redes sociais, essa é a melhor estratégia.


Quer um exemplo para se inspirar? Confira esse vídeo que a gente publicou lá no Instagram. Claro que a produção foi muito maior e mais profissional, mas você pode tirar boas ideias de lá!


Prontinho! Com essas dicas, você já sabe como gravar e publicar vídeos do seu delivery para vender mais. Ter um bom material audiovisual é apenas o primeiro passo para fechar mais pedidos de delivery.


O segundo é estabelecer uma estratégia de marketing que usufrua desse recurso para direcionar o público a pedir no seu restaurante. Por exemplo, o Instagram tem 99 milhões de usuários brasileiros. É, portanto, uma ótima base de potenciais clientes para divulgar seus vídeos.


E aí, qual é a sua experiência com vídeos? Se sente mais confiante para fazer as primeiras filmagens para o seu restaurante? Comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.