Skip to main content
Como aproveitar a tecnologia na produção de vídeos

Como aproveitar ao máximo a tecnologia na produção de vídeos


A produção de vídeos para internet cada vez mais se torna profissional, com qualidade no vídeo e no som. Isso é resultado da tecnologia empregada na produção – e do melhor uso dela. Afinal, como aproveitar ao máximo a tecnologia na produção de vídeos?


Desde 2017, vídeos representam 74% de todo o tráfego online e a principal plataforma de vídeos na internet, o YouTube, é a segunda rede social mais usada. Com isso, a produção de vídeos tem um mercado aquecido em usuários e competitivo para criadores.


É por isso que é tão essencial saber como produzir vídeos de qualidade utilizando da melhor forma da tecnologia ao redor. Quais são as tecnologias? Saiba mais sobre isso e garanta algumas dicas de como fazer um vídeo!


Etapas da produção de um vídeo: quais tecnologias são usadas na gravação?


As etapas da produção de um vídeo podem ser todas realizadas por uma pessoa ou por uma equipe para cada.


Antes de entender as tecnologias empregadas nas etapas da produção de um vídeo, é necessário justamente conhecer essas etapas. Elas são a:

  • Pré-produção: é onde ocorre o planejamento da gravação;
  • Produção: é o momento da gravação em si;
  • Pós-produção: é onde ocorre a edição e finalização do vídeo.


E quais são as tecnologias utilizadas nessas etapas?


Webcam Full HD

Como aproveitar ao máximo a tecnologia na produção de vídeos: webcam


É a opção de câmera para gravação de vídeo mais barata, mas que é capaz de entregar qualidade Full HD. Em algumas opções de webcam Full HD nas lojas de tecnologia no Rappi, é possível encontrar microfone embutido que garante áudio profissional!


Câmera profissional


Outra opção é uma câmera profissional, como as produzidas pela Sony, Canon e Nikon. Nelas, é possível encontrar diferentes formatos de gravação, de VGA até 4K.

Câmera profissional


Inclusive, fizemos um post bem legal sobre as melhores câmeras para gravar vídeos. Confira também!


Microfones

Microfones


Microfones são essenciais para garantir a melhor qualidade sonora na gravação de vídeo.  Eles podem ser embutidos na câmera, podem ser headsets ou então microfones de lapela.


Tripés

Como aproveitar ao máximo a tecnologia na produção de vídeos: tripés


Tripés são itens indispensáveis para vídeo profissional, pois evitam imagens tremidas ou mal focalizadas.


A estabilização das imagens é fundamental para passar uma imagem mais profissional e de qualidade para seus trabalhos de vídeo e deixar os clientes mais satisfeitos. Ou até se for um projeto pessoal, o tripé faz total diferença!


Como aproveitar ao máximo a tecnologia na produção de vídeos: dicas para um vídeo profissional


A gravação de vídeo, feito em ambiente interno ou externo, deve garantir uma ótima qualidade de vídeo e som. Isso é obtido pelo uso correto de certas tecnologias.


Por isso, aqui vão algumas dicas de como fazer um vídeo aproveitando ao máximo da tecnologia!


Grave vídeo e áudio separados


Dificilmente um vídeo com áudio ruim vai conseguir atrair qualquer espectador. A gravação de som junto da câmera pode muitas vezes ser ruidosa ou inaudível, principalmente com gravação em movimento.


Por isso que a melhor opção é captar o áudio num equipamento e a imagem em outro, juntando os dois na edição. Mas é importante que o equipamento de captação de áudio seja de qualidade para garantir bons resultados!


Veja como sincronizar áudio e vídeo!


Foque mais na lente e menos na câmera


Na produção de vídeos para internet, a lente é capaz de impactar mais no resultado final do que a câmera toda em si. Por isso, foque mais na escolha de lente, que deve oferecer boa distância focal e abertura de lente.


Entenda melhor os conceitos técnicos da câmera


Para uma ótima produção de vídeos para internet, é importante conhecer alguns conceitos inerentes à câmera. Alguns dos mais populares são:

  • ISO: sensibilidade do sensor à luz. Quanto mais alto o ISO, mais luz o sensor capta (e mais ruído na imagem);
  • Obturador: quanto mais rápido o obturador, menos tempo a luz tem para chegar no sensor. Permite a captura de movimento com maior nitidez;
  • Abertura: determina quanta luz a lente é capaz de levar ao sensor. Quanto mais luz chega, maior é o efeito de fundo desfocado;
  • FPS: quantidade de imagens que a câmera gera por segundo.


Se quiser entender de uma forma mais visual esses conceitos, a gente fez um post bem bacana lá no insta também!


Adote spots de luz na gravação

Iluminação para vídeos


Uma das grandes dicas de tecnologia é usar dos spots de luz, uma iluminação artificial que permite uma gravação mais clara e nítida do espaço. É uma ótima opção para vídeos mais abertos.


Agora, se você produz mais conteúdo do tipo vlog, a melhor opção é o ring light, uma iluminação uniforme e direta que atenua sombras indesejadas.


Se quiser conferir outras dicas de iluminação para gravar vídeos, veja esse outro post que fizemos!


Use de bons recursos na edição de vídeo profissional


Na hora de fazer a edição de vídeo profissional, você deve eliminar ruídos, cortar cenas erradas e outras coisas. Contudo, você deve também adicionar elementos como:

  • Vinhetas, que são telas de abertura e encerramento;
  • Gerador de Caracteres para nomes que aparecem na tela;
  • Marca d’água para evitar plágio.


Acompanhe a tecnologia para produção de vídeos


Uma das últimas dicas de como fazer um vídeo é: acompanhe as novas tecnologias que estão no mercado. Constantemente, os equipamentos que povoam a gravação de vídeo são atualizados para algo melhor.


E como aproveitar ao máximo a tecnologia na produção de vídeos? Estude mais sobre os equipamentos, acompanhe nosso blog e veja como outros produtores usam da tecnologia!


E, por último, confira outras dicas para aprender a produzir vídeos incríveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *