Skip to main content
Canal de sucesso no YouTube

Canal de sucesso no YouTube: os 13 maiores segredos!


Nos últimos anos o YouTube experimentou um boom nunca visto antes! Nos últimos anos, a plataforma cresceu 135%. Isso vem chamando a atenção de uma galera, que vê no YouTube uma nova profissão ou renda extra, e até mesmo de empresas, que enxergam a possibilidade de criar um novo canal de comunicação com seu público. Trouxemos aqui algumas dicas para criar um canal de sucesso no YouTube e crescer na rede social.


Continue lendo que tem muita coisa boa por vir! Aproveite também para conhecer algumas técnicas para divulgar o seu canal do YouTube e fazê-lo crescer!


O poder dos vídeos e do YouTube

Canal de sucesso no YouTube: pessoa vendo vídeos


Já falamos sobre o crescimento do YouTube nos últimos anos né? Só que o potencial do site vai além. Duvida? Então saca só esses dados que separamos para você:


Esses são apenas alguns números que mostram o sucesso do YouTube no mundo. Se você der uma olhada, vai achar ainda mais. Isso prova que é possível criar um canal de sucesso no YouTube (embora não seja tão fácil como parece).


Dicas para ter um canal de sucesso no YouTube


Então vamos às dicas que você precisa saber para ter um canal de sucesso no YouTube e poder viver daquilo que gosta!


1. O que é canal de nicho?

Canal de nicho no YouTube


O que é canal de nicho? Muita gente tem essa dúvida. E o que é nicho? Um nicho é um tema que você escolhe para falar. Têm vários deles no YouTube: moda, finanças, marketing, viagem, fotografia… e por aí vai. Se você está pensando como criar um canal do zero, é legal definir esse foco.


É muito difícil se especializar em tudo. Fora o trampo que daria para fazer vídeos sobre vários assuntos ao mesmo tempo. Por isso é bom definir qual será o nicho do canal. Pense nos seus interesses ou nas áreas em que trabalha. Já será um bom ponto de partida.


Confira essas dicas para fazer uma boa iluminação para gravar vídeos.


2. Tenha consistência


Não adianta publicar um vídeo hoje e daqui um mês publicar o próximo. Isso não é bom nem para o público que você está construindo, nem para o algoritmo do YouTube. É só você lembrar como ele ganha dinheiro: mostrando anúncios para as pessoas. Qual canal vai ser mais bem visto pelo YouTube: um que tem uma periodicidade de publicações definida, ou aquele que publica de vez em quando?


Seu público também ficará acostumado com essa frequência e isso aumenta as chances dos inscritos voltarem para assistir mais. É tipo um programa de televisão: você se acostuma ao dia e hora certos. Mas seja realista, pense qual frequência você consegue atender. Até porque gravar, editar e subir os vídeos da um trabalhão.


3. Seja você mesmo


Nem é querendo desanimar, mas já existem vários e vários canais em todos os nichos. O que pode ajudar também a criar um canal de sucesso no YouTube é fazer do seu jeito e ser você mesmo. Cada pessoa é única e o jeito de ser de cada um pode atrair outras pessoas que se identificam.


E não entre na paranoia de agradar todo mundo. É igual na vida real: muita gente vai gostar de você, outros, nem tanto. Mas isso é natural, o importante é tocar o barco.


4. Tenha paciência

Ampulheta, simbolizando paciência


Ter sucesso no YouTube é um processo demorado e pode demorar alguns anos. Não espere que depois do segundo ou terceiro vídeo seu canal vai explodir de seguidores e você vai ganhar milhões, porque não vai. A realidade é essa. Então, tenha pensamento de longo prazo e persistência que vai ser sucesso!


5. Faça um contéudo de qualidade


É legal ter o mínimo de qualidade em equipamentos, mas o principal é o conteúdo que será mostrado. Isso que prenderá a atenção das pessoas e vai fazer com que elas voltem. Faça um planejamento e crie um roteiro para cada vídeo produzido. Isso vai te ajudar a ganhar mais tempo na hora da produção e edição.


Confere aí: como fazer vídeos incríveis


6. Feche parcerias

Canal de sucesso no YouTube: parcerias


Uma forma bem comum que a galera usa no YouTube é fazer parcerias com outros canais. E aqui tem um detalhe importante: não estamos falando de um canal concorrente, mas sim que tenha um tema complementar ao seu. Se você falar sobre vídeos e edição, pode muito bem fechar parcerias com canais de fotografia.


Aí basta combinar de falar sobre um tema em comum e gravar um vídeo com o dono desse outro canal. Depois que estiver finalizado, cada um publica o seu. Assim dá para alcançar públicos diferentes e aumentar sua audiência.


7. Defina um nome para o canal no YouTube


Claro que só fazer isso não vai garantir que você tenha um canal de sucesso no YouTube. Mas, ao mesmo tempo, o nome é muito importante. A primeira impressão é a que fica e um nome legal pode chamar a atenção. Pense em como seu canal poderia ser sintetizado em uma única palavra e defina o nome com calma.


8. Invista em conhecimento


Bom, se você tá aqui com a gente até agora, já é um bom sinal que você quer se capacitar e levar a sério o seu canal, como uma forma de renda extra ou profissão. Não sabe por onde começar e não tem muita grana para investir? Comece dando uma olhada nos cursos gratuitos que o próprio YouTube oferece!


São cursos básicos, mas que podem te ajudar nos primeiros passos. Quando tiver uma grana sobrando, considere investir em algum curso pago, feito por quem já tem experiência prática com o YouTube!


9. Crie uma identidade visual


Capriche na identidade visual! É importante criar uma identidade única. Aplique as mesmas imagens, fontes, cores, slogans usadas em seu site, perfil do Instagram, cartão de visitas e por aí vai. Criando essa unidade, você reforça os valores da sua marca em todos os canais de comunicação com o público.


É legal criar uma thumbnail para cada quadro do canal também. Assim, as pessoas conseguem ver de cara sobre o que será aquele vídeo. Ainda vamos falar sobre a organização de um canal também. Continue lendo para saber mais!


10. Divulgue os seus vídeos

Divulgação de vídeos


Não adianta só publicar um vídeo e esperar que chovam visualizações. O alcance orgânico das redes sociais está cada vez mais baixo. O segredo é ser proativo! Mande um e-mail para sua base de contatos, crie um teaser para o Instagram, divulgue em seus stories, incorpore o vídeo no seu site… Já fizemos um post completo aqui no blog falando com mais detalhe algumas formas de divulgar os vídeos e alavancar seu projeto canal no YouTube. Corre lá para conferir!


11. Torne os vídeos encontráveis


O YouTube, assim como o Google, é uma grande ferramenta de busca. Os vídeos que aparecem no topo das pesquisas não estão ali atoa. Isso significa que o conteúdo é de ótima qualidade, mas que o dono do canal também soube trabalhar bem o SEO para o YouTube (técnicas para posicionar bem esses vídeos).


De forma básica, pesquise palavras chaves que tenham a ver com o assunto do seu vídeo. Encontre também as palavras-chave usados pelos vídeos que ocupam as primeiras posições (a ferramenta Vid IQ pode ajudar nisso). Crie um título e thumbnail chamativos e inclua as palavras-chave. Inclua também na descrição e nas tags.


O YouTube valoriza que as pessoas passem mais tempo na plataforma. Inclua vídeos relacionados no final e o botão para que os visitantes possam se inscrever. Incentive também os comentários, curtidas e inscrições no canal.


Inclua legendas manuais. O YouTube gera legendas automáticas, que são muito pouco confiáveis. É importante legendar os vídeos para que o público consiga consumir mesmo sem áudio e também garanta a acessibilidade aos deficientes auditivos.


12. De olho na concorrência


Fique atento ao que os canais concorrentes ou do mesmo nicho estão fazendo. Claro que você não deve copiar exatamente o que fazem, isso é plágio. Mas fique à vontade para se inspirar neles e criar o conteúdo a sua maneira. E faça isso para vários deles. Quanto mais referências tiver, mais rico será o seu trabalho.


13. Organize o conteúdo


Facilitar a vida do usuário e melhorar a experiência dele de navegação é fundamental para ter um canal de sucesso no YouTube. Além da identidade visual, crie playlists, agrupando os vídeos por categorias. Isso vai ajudar a ganhar pontos com o YouTube, porque as pessoas podem ver vários vídeos em sequência, o que aumenta o tempo de permanência no seu canal.


Separe o conteúdo em seções, que aparecem na página inicial de cada canal. Use a mesma lógica das playlists: crie categorias específicas. Dá para ajustar a ordem em que vão aparecer e tudo fica mais fácil!


Perguntas Frequentes


Para finalizar, a gente trouxe algumas perguntas que muita gente tem na hora de criar um canal do zero. Esperamos que te ajude também.


Que conteúdo criar para YouTube?🤔


O YouTube dá muita liberdade e criatividade para criar vídeos. Alguns formatos são mais comuns, como: reviews, lives, daily vlog, resposta aos inscritos, entrevistas, tutoriais e muito mais. Entenda quais desses fazem mais sentido para os vídeos.


Como ganhar dinheiro com um canal no YouTube?🤑


Para ganhar dinheiro no YouTube, é preciso o mínimo de 1.000 inscritos e 4.000 horas de vídeos assistidos nos últimos 12 meses para ativar a monetização por views. A plataforma paga em CPM (Custo por mil visualizações). Isso significa que a cada 1.000 visualizações, o dono do canal recebe alguns centavos de dólar. Existem outras formas de monetizar os vídeos também.


Quanto se ganha por visualização no YouTube?
👀


Não existe um valor exato. Mas um YouTuber pode ganhar valores entre 0,25 e 4,50 dólares a cada 1.000 visualizações.


Bom, e essas são as principais dicas que separamos para criar um canal de sucesso no YouTube. Conhece outra dica que não foi falada aqui? Deixa aí nos comentários que a gente quer saber. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *