Skip to main content
Câmeras para gravar vídeos

Câmeras para gravar vídeos: conheça as 6 melhores aqui!


Está em busca de uma câmera para gravar vídeos, seja para os projetos pessoais ou para freelas e trabalhos pagos? Vamos te apresentar aqui alguns modelos que dão conta do recado, oferecendo um bom custo x benefício, e outros mais caros, mas que entregam qualidade superior também.


Cabe a você ver qual modelo melhor se enquadra ao seu bolso e às suas necessidades, certo? Então, continue lendo e no final deixe a sua opinião para a gente!


Você pode gostar também: os melhores celulares para filmagem


Câmeras para gravar vídeos: as melhores opções


Bom, então como prometido, vamos ver alguns modelos de câmeras para gravar vídeos. Acreditamos que todos os mostrados aqui oferecem boa qualidade para seus projetos. Mas, como falamos também, uns acabam sendo um pouco mais caros que os outros. Então é questão de você avaliar sua necessidade. Tudo pronto? Vamos lá!


1. Canon SL2

Câmeras para gravar vídeos: Canon SL2


O que definiria a Canon SL2 é custo x benefício! Essa DSLR de entrada da Canon não costuma ser muito cara, é leve, compacta e uma ótima opção se você quiser iniciar na área do audiovisual.


Essa pequena guerreira faz fotos a 24 megapixels e filma em 1080p, 60 quadros por segundo. Apesar de não filmar em 4K, ela tem uma resolução de vídeo aceitável, principalmente para a galera que está começando. Outra coisa que chama a atenção na SL2 é o foco automático Dual Pixel, que funciona bem e traz uma estabilidade boa.


E, como de praxe em muitos modelos da Canon, ela tem a telinha flipada que facilita muito na hora das filmagens. A SL2 vem ainda com entrada para microfone externo, mas não tem saída para fone de ouvido, o que impede de monitorar o áudio enquanto estiver gravando.


Saiba a diferença entre mirrorless e DSLRs.


2. Sony A6.500

Sony Alpha 6.500


Integrante da família Alpha da Sony, essa mirrorless de entrada pode ser outra boa opção de câmeras para gravar vídeos. Apresenta um excelente custo x benefício para as câmeras Sony, que costumam ter um preço mais salgado. A 6.500 filma em 4K, o que pode te dar várias opções de enquadramentos na edição sem perda de qualidade.


Além de ter um sistema de estabilização interno, a 6.500 é bastante leve, pequena e compacta, o que facilita muito na hora do transporte e até mesmo de fazer os seus trampos (com o tempo, as dores começam a incomodar em eventos mais longos).


Ela também conta com uma telinha móvel (mas um pouco mais limitada), um visor viewfinder, autofoco e botões de acesso rápido, que podem ser personalizados por você. Fora isso, a câmera vem com vários perfis de cor e também filma a 1080p, 120 FPS, o que permite fazer um slow motion bem da hora!


O principal ponto fraco dessa mirrorless é a sua bateria, que dura muito pouco. Então, se a 6.500 for sua escolha, pode preparar para ter umas 4 baterias extras ou investir em um powerbank. O botão do REC fica bem na lateral da câmera e dificulta bastante na hora de iniciar as gravações. Mas fora isso, é uma excelente opção de câmeras para gravar vídeos!


3. Sony Alpha A6.600

Câmeras para gravar vídeos: Sony A6.600


Quem está de olho na A6.500 provavelmente está comparando com outro modelo bem parecido da Sony, a A6.600. Colocamos essa imagem justamente para destacar um dos pontos que a 6.600 traz: essa telinha um pouco mais móvel. Com ela, você consegue facilmente gravar vlogs ou vídeos para o YouTube sem precisar de ajuda.


Outra grande melhoria que fizeram, da 6.500 para a 6.600, foi a substituição da bateria. Na 6.600 a bateria aguenta por mais tempo e não há tanta necessidade de sair comprando 2, 3 ou 4 baterias extras. Além disso, esse modelo vem com saída para fone de ouvido, o que permite monitorar o áudio já no momento da captação.


Sobre resolução, essa câmera faz 4K, 24 frames por segundo e 1080p, 24, 30 e 60 FPS. E além disso, ela faz também 1080p, 120 frames por segundo, que permite fazer um slow muito bom. A 6.600 conta ainda com estabilização de imagem, que corrige pequenas tremidas durante a captação. Esse modelo também vem com autofoco, que permite travar no olho das pessoas. Realmente uma câmera muito boa!


4. Panasonic Lumix GH5

Panasonic Lumix GH5


Aqui já entramos na linha de câmeras para gravar vídeos um pouco mais caras, mas que também entregam qualidade de imagem superior. A GH5 da Panasonic é um dos modelos mais falados hoje em dia para o mercado de vídeos. E isso não é atoa.


Para começar, esse modelo vem com slot para 2 cartões de memória e isso abre algumas possibilidades: gravar nos 2 ao mesmo tempo, gravar em um e fotografar no outro ou gravar em 1 e, quando ele acabar, começar no outro. Com a primeira opção, você consegue criar backup dos arquivos na própria captação, o que dá uma segurança a mais.


A GH5 também tem estabilização de imagem e uma bateria com boa duração, além de ter uma telinha flipada também. Conta ainda com botões de atalhos e vem com um grande diferencial que poucas câmeras entregam: 4K, 60 frames por segundo!


Essa câmera faz ainda 180 FPS, o que garante boa qualidade do slowmotion e tem saída para fone de ouvido, que permite monitorar o áudio. Bom, sem mais. Essa é uma câmera completa de verdade!


5. Canon 90D

Canon 90D


Mais um modelo da Canon nessa lista de câmeras para gravar vídeos. A 90D faz filmes em 4K, a 29 e 25 frames por segundo e também filma em 1080p. Inclusive, nessa resolução, você pode gravar a 120 FPS, o que também garante um slow de ótima qualidade.


A câmera conta ainda com uma boa bateria e estabilização de imagem, tão importante para nós, videomakers. Você pode ainda fazer o monitoramento do áudio, já que a 90D vem com saída para fone de ouvido também.


E para quem curte, assim como a gente, essa câmera vem com telinha flipada e touch screen, o que facilita bastante no nosso dia a dia. Como não poderia faltar, a 90D também tem um sistema bom de autofoco e funciona bem em ambientes com pouca iluminação, devido ao seu ISO. Sem dúvida, uma ótima opção para gravar vídeos!


Veja também as melhores opções de drone para filmagem


6. Sony A7SII

Câmeras para gravar vídeos: Sony A7 II


Não se engane com o visual retrô da Sony A7 II, essa câmera pode te surpreender e muito! A A7 II tem um corpo pequeno, o que confere a ela uma facilidade na hora de transporte e até mesmo de uso durante as gravações.


Assim como suas antecessoras, a A7 II tem a telinha móvel também, mas parecida com a da 6.500, que é mais limitada que a da 6.600, por exemplo. Os botões de atalho também estão presentes, para você personalizar a sua maneira.


A câmera tem saída para fones de ouvido, que permite o monitoramento do áudio, conta com estabilização de imagem e um sensor Full frame, o que confere maior qualidade de imagem para esse modelo. Esse tipo de sensor dá um ótimo desempenho para a câmera em ambientes com pouca luz. A única desvantagem da A7 II é que ela não faz 4K, apenas 1080p.


Conclusão


Bom, esperamos que esse post tenha te dado uma ideia de modelos de câmeras para gravar vídeos. Selecionamos modelos para todos os gostos e bolsos, assim você pode pesar os prós e contras antes de comprar sua próxima câmera.


Acreditamos que essas câmeras são bem úteis para quem quer começar ou até mesmo comprar um novo equipamento.


E você, conhece mais algum que não está nessa lista? Tem experiência com outras câmeras que também são boas? Deixe sua opinião nos comentários. Te vemos no próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *