Skip to main content
Bancos de vídeo gratuitos

Bancos de vídeos gratuitos: conheça os 15 melhores aqui!


Os vídeos vieram para ficar por muito tempo! Não há como negar o potencial enorme que eles têm, seja para passar uma mensagem, emocionar ou entreter o público. Se você ainda não está usando-os em sua estratégia de marketing ou em projetos pessoais, pode estar deixando muitas oportunidades passarem. Confira, então, essas 15 opções de bancos de vídeo gratuitos para darem uma força nos seus jobs!


Seja você, uma pessoa leiga em edição de vídeos, ou até um videomaker com experiência, pode tirar proveito dessas dicas. Isso porque não será preciso fazer a captação do material. Ou até mesmo, quando precisamos de algum take a mais para complementar o vídeo final. Então confira abaixo o que preparamos. Temos certeza que são boas opções para você!


Por que os vídeos agradam tanto?


Vamos entender, então, por que esse formato de conteúdo caiu no gosto popular. Em tempos em que a nossa atenção anda tão escassa e dividida, os vídeos podem representar um diferencial e tanto!


Chamam a atenção


Efeitos visuais, sonoros, ritmo, planos, enquadramentos… Sabe o que tudo isso tem em comum? Conseguem chamar a atenção do público para o que você tem a dizer. Some a isso uma boa oratória, uma mensagem clara, objetiva e pronto. Conseguiu ganhar a atenção do público de forma que nem os textos conseguem.


Geram maior proximidade


Se você acompanha algum YouTuber ou influenciador digital com frequência vai saber do que estamos falando. Essas pessoas começam a fazer parte do nosso dia a dia de um jeito tão natural que parecem ser amigos de longa data, não é verdade? Pois é, o formato audiovisual tem esse poder de gerar mais proximidade entre o público e o influenciador.


Conteúdo de fácil entendimento


Uma imagem vale mais que mil palavras. Nada mais verdadeiro. Esse formato de conteúdo, naturalmente, torna a informação mais compreensível e mais fácil de absorver. Isso porque os vídeos têm muito mais recursos que um texto, por exemplo. Podemos usar efeitos sonoros, visuais, além da pessoa que está falando para a câmera. Não é atoa que o conteúdo educacional usa vídeos como parte da estratégia.


Facilidade de consumo


Outra vantagem que não dá para negar é a facilidade com que assistimos um vídeo. Parece que a gente entra em um piloto automático, não é mesmo? Se tiver uma história por trás, aí que fica mais interessante ainda. Por essa e outras que assistimos a um bom filme quando queremos ficar de boa.


Interatividade


Curtidas, comentários ou compartilhamentos. Alguns sinais que mostram o quanto ficou mais fácil interagir com o conteúdo audiovisual na Internet. Gostou? Deixa o like, não gostou? Deslike. Dá até para sugerir novos temas para o dono do canal por meio dos comentários. Se estiver participando de alguma live, aí que a interação é maior ainda e em tempo real.


Bancos de vídeos gratuitos: as melhores opções para você!


Depois de falar sobre tanta vantagem, vamos voltar de novo ao foco desse post: bancos de vídeos gratuitos.


1. Pexels

Bancos de vídeo gratuitos: Pexels


O Pexels é um dos melhores bancos, não só de vídeos, mas de imagens também que você pode achar na internet. O site é bem visual e separado em categorias. Também conta com uma ferramenta de busca, se tiver alguma ideia do que quer encontrar. Passando o mouse em cima das miniaturas, você consegue ver um trechinho do vídeo, o que facilita na hora de escolher.


Você pode usar as fotos e vídeos à vontade, inclusive modificar do jeito que quiser. Não é obrigatório dar os créditos ao autor, embora eles incentivem a fazer isso. É permitido também o uso comercial para promover produtos, apps, fazer anúncios e campanhas de marketing.


2. Pixabay Videos

Pixabay Videos


Outro banco de vídeos gratuito de qualidade é o Pixabay, que assim como o Pexels, também tem um banco de imagens próprio. Logo no início do site você encontra várias opções de filtro: populares, resolução, categorias e o tipo (vídeos, fotos, imagens vetoriais). Os direitos de uso dos vídeos são bastante tranquilos também, você pode copiar, modificar, distribuir e usar as imagens, até para efeitos comerciais, tudo sem pedir permissão e sem ter que pagar.


3. Coverr

Banco de vídeos gratuito: Coverr


O Coverr é outro banco incrível, que traz vídeos de altíssima qualidade, nas mais variadas categorias. Além de ter todas as vantagens que mostramos aqui dos outros dois, ele ainda tem uma outra vantagem: permite simular como fica o vídeo escolhido na primeira dobra de um site, se essa for a sua intenção. É só clicar em “see as a cover” e o vídeo é mostrado dessa forma.


Todos os vídeos podem ser usados ​​gratuitamente, para fins comerciais ou não. Não é preciso pedir permissão ao site, nem dar os créditos ao autor..


4. Videezy

Videezy: banco de vídeos


Além de vídeos, o Videezy traz vetores e projetos do Photoshop, os famosos PSDs. A plataforma é atualizada semanalmente, é fácil e intuitiva de usar. O material pode ser usado de forma gratuita, comercialmente ou não. Mas é necessário dar os créditos ao autor. O Videezy oferece planos pagos também, com mais recursos e vídeos.


5. Videvo

Videvo


Se você estava procurando apenas bancos de vídeo gratuitos encontrou muito mais! O Videvo, além de trazer vários vídeos de qualidade, conta com trilhas sonoras gratuitas, efeitos sonoros e até motion graphics, vídeos mais voltados para animação. A plataforma tem opções gratuitas e pagas. Na primeira opção é permitido usar os arquivos livremente, sem precisar dar os créditos. Só não é permitido o uso comercial.


6. Vimeo

Bancos de vídeos gratuitos: Vimeo


O Vimeo, principal concorrente do YouTube, pode ser outra opção de vídeos para seu projeto. Tem algumas opções de filtro para achar o vídeo ideal. Mas tenha cuidado: para usar vídeos com licença gratuita, é preciso entrar na parte de Free HD Stock Footage.


7. Clipcanvas

Bancos de vídeo gratuitos: Clipcanvas


Outra opção de bancos de vídeo gratuitos que existe é o Clipcanvas, que tem vídeos gratuitos e outros pagos. A desvantagem dele é que será preciso fazer um cadastro para fazer download do material.


Além dos vídeos, o Clipcanvas oferece materiais para serem usados de plano de fundo, os backgrounds, e algumas animações para After Effects. Basta passar o mouse por cima da miniatura para ver a prévia do vídeo.


8. Distill

Distill


O Distill traz muito material gratuito em vídeo, separado em diversas categorias, para uso pessoal ou comercial. Por essa razão, não poderia ficar de fora dessa lista. A cada 10 dias, o site disponibiliza mais 10 vídeos gratuitos para baixar. E, assim como os outros bancos, basta passar o mouse sobre a miniatura para ter uma prévia do conteúdo.


9. Vidsplay

Vidsplay


O Vidsplay é um site simples. Você pode navegar direto pelos vídeos, ir em categorias ou usar a busca para encontra o que quer. Ele oferece vídeos com boa qualidade e que podem ser usados, tanto para os projetos pessoais, como os comerciais. É necessário dar os créditos ao site no próprio vídeo ou em descrições de redes sociais.


10. Life of Vids

Life of Vids


O Life of Vids tem um visual bem bacana. É um site clean, mas que conta com alguns pequenos efeitos que chamam a atenção. Ele tem várias categorias também: cidade, drones, nuvens, comida, natureza e muito mais! Os vídeos podem ser usados tranquilamente nos projetos comerciais e pessoais.


11. Ignite Motion

Ignite Motion


Mais uma opção para salvar seus projetos. O Ignite Motion tem mais vídeos em animação. Possui várias categorias e uma delas focada em datas comemorativas. Vale a pena conferir!


12. ClipStill

Bancos de vídeo gratuitos: ClipStill


O ClipStill é a próxima indicação dessa lista de bancos de vídeos gratuitos. Apesar dele estar aqui, grande parte dos vídeos é paga. Mas ainda sim, é possível achar alguns arquivos para baixar gratuitamente. O site permite o uso pessoal e comercial, desde que você dê os créditos do vídeo.


13. Vidlery

Vidlery


Talvez o Vidlery seja um dos bancos de vídeo gratuitos mais diferentes que você vai ver por aqui. O diferencial dele para todos os outros que mostramos aqui é que seu foco são desenhos animados. Uma pequena desvantagem dele é que não existe uma ferramenta de busca e todo o conteúdo está em uma única categoria. A licença de uso é gratuita. Você pode copiar, modificar, distribuir e executar o trabalho, mesmo para fins comerciais, tudo sem pedir permissão.


14. Footage Crate

Footage Crate


O Footage Crate é uma plataforma completa para quem quer produzir vídeos incríveis. Lá você acha vídeos, trilhas sonoras, efeitos sonoros, elementos 3D, scripts ou plugins. O site ainda tem um fórum, onde você pode trocar ideia com a galera.


Encontre por lá materiais pagos e gratuitos. Uma pequena desvantagem é a necessidade de fazer um cadastro na hora de fazer o download.


15. Mazwai

Mazwai


Encontre no Mazwai uma grande variedade de vídeos, em diversas categorias disponíveis. Todos livres de direitos, então você pode aproveitá-los nos projetos pessoais ou comerciais sem dor de cabeça. A usabilidade também é boa: passando o mouse por cima das miniaturas, a prévia do vídeo é mostrada para você. O download acontece direto, sem precisar se cadastrar no site.


Ufa! Enfim acabamos nossa lista. Se você precisava encontrar bancos de vídeos gratuitos, pode ter certeza que uma ou mais dessas opções vão te atender muito bem.


Separe um tempo para navegar em cada uma delas, assista aos vídeos, baixe, veja como funciona. Temos certeza que vai curtir e encontrar o que estava procurando. Esses sites quebram um galhão!


Conhece mais algum que não foi falado aqui? Deixa aí nos comentários que a gente quer saber. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *