Tratamento de áudio no Audition

[GUIA] Tratamento de áudio no Audition em 7 simples passos!


Se você trabalha ou quer trabalhar com audiovisual e edição de vídeo, sabe que o áudio é parte importante do show, não é mesmo? Por isso, hoje vamos te passar a senha para fazer um tratamento de áudio no Audition simples, mas completo e que pode resolver a maior parte das suas necessidades!


No post de hoje, vamos trazer respostas para as seguintes perguntas mais comuns abaixo:

  • Como melhorar a qualidade do áudio com Adobe Audition;
  • Como eliminar o barulho de fundo;
  • Como remover pausas/silêncios;
  • Como equalizar e amplificar o volume


Interessado? Então vem com a gente e aprenda mais essa habilidade importante para o mundo do audiovisual.


O que é o Audition?


A adobe tem vários programas, cada um focado em uma função específica. Temos esse post aqui que pode te explicar melhor. Mas o fato é que o Audition é o software desenvolvido pela empresa para facilitar o tratamento de áudio. É uma ferramenta completa, cheia de efeitos, que podem ajudar a deixar seu material com um ar bem profissional.


Mas, fique tranquilo, vamos falar sobre os principais aqui para que você possa fazer o tratamento de áudio no Audition de uma forma completa!


Inserir um áudio no Audition


O primeiro passo para tomar qualquer ação no Audition é importar um arquivo de áudio. Para fazer isso, existem 2 caminhos que você pode seguir. Na primeira opção, clique no menu Arquivo, Importar e Arquivo novamente. Ou então, use o atalho CTRL + I.


A outra forma de importar os arquivos para dentro do Audition é localizá-los no seu computador e arrastar direto para o programa.


Como tratar um áudio no Audition?


Bom, esse é o assunto do post, não é mesmo? Existem algumas técnicas para tratar um áudio no Audition que você pode aplicar, de acordo com a sua necessidade. Entre elas, estão:

  • Nivelamento do áudio;
  • Amplificação;
  • Remover eco;
  • Remover chiado;
  • Remover pausas;
  • Equalizar o áudio;
  • Melhorar o áudio estourado.


Mas, fique tranquilo que vamos falar sobre todos esses pontos aqui nesse post ainda.


Como gravar um áudio no Adobe Audition?


O Audition oferece a possibilidade de gravação no próprio software. Você vai precisar apenas do programa e de um microfone de qualidade. No painel de Arquivos, clique com o botão direito, selecione a opção de Novo e Arquivo de áudio. Ou ainda use o atalho CTRL + SHIFT + N.


Defina as configurações do novo áudio e dê Ok.

Como gravar um áudio no Adobe Audition?


Agora, para gravar, clique na bolinha vermelha de REC e fale normalmente. Para parar, clique na bolinha outra vez.

Como gravar um áudio no Adobe Audition 2


Múltiplas faixas (multitrack)


Um recurso bem legal que o Audition traz, que é útil especialmente se você tiver 2 locuções, ou 2 locuções e uma música de fundo, por exemplo, é a opção de múltiplas faixas.


Para ativá-la, precisamos primeiro clicar no botão Múltiplas Faixas.

Tratamento de áudio no Audition


Inclua um nome para sua nova sessão, defina um local para que ela fique salva e dê ok.

Tratamento de áudio no Audition: múltiplas faixas


E pronto! Você vai ter o espaço com múltiplas faixas disponível para começar o seu trabalho!

Multitrack no Audition


Hack de efeitos


Se você está começando a mexer com tratamento de áudio no Audition, talvez ainda não saiba. Mas, à medida que vamos aplicando efeitos, vamos alterando também o arquivo original. Depois de fazer várias alterações, fica complicado desfazê-las, se for preciso. E é aqui que entra o nosso Hack de Efeitos, esse recurso incrível que o Audition traz para a gente!

Hack de Efeitos


Como você pode ver, esse Hack de Efeitos é tipo uma “mesa de som”, bem entre aspas. É importante reparar que você deve ter pelo menos um áudio importado no Audition para que o Hack seja habilitado. Você consegue incluir os efeitos sobre o áudio para ter uma espécie de preview, antes de determinar se serão definitivos.


Depois, você configura o efeito em si, que vai ficar disponível para uso. Veja que é possível ativar e desativar cada um deles. Quando estão ativos, aparece um botão verde. Já quando estiverem desabiltados, o mesmo botão ficará cinza.

Hack de Efeitos 2


Então, assim que terminar de tratar o áudio, com alguns ou todos os efeitos que mostraremos aqui, basta clicar em Aplicar.


Tratamento de Áudio no Audition


Agora sim, vamos listar aqui os principais efeitos e técnicas que vocês podem usar para fazer um tratamento de áudio no Audition. Vamos ao passo a passo.


1. Nivelamento de áudio (Nivelador de Volume de Voz)


Bom, por melhor que seja a sua oratória e capacidade de comunicação, acabamos falando um pouco mais alto e outras vezes mais baixo em uma conversa ou diálogo, concorda? Então, uma boa forma de resolver esse problema e dar sequência no tratamento de áudio no Audition, é deixar as coisas um pouco mais uniformes.


Para fazer isso, vamos adicionar o efeito Nivelador de Volume de Voz. Se essa for sua única alteração, aplique direto na sua track de áudio. Ou se preferir, inclua no seu Hack de Efeitos. Mas, vamos no menu Efeitos, Amplitude e compactação e Nivelador de Volume de Fala.


Na próxima tela, você pode definir qual predefinição vai usar. Normalmente a opção Suave já resolve bastante. Mas, você pode testar outras também. Veja que no canto inferior esquerdo existe o botão para ligar e desligar o efeito. Assim, você pode comparar o áudio natural, com aquele tratado.

Nivelamento de áudio


2. Ganho de áudio (Amplificar)


Uma técnica comum, ainda na captação do áudio, é gravá-lo um pouco mais baixo para evitar que ele fique estourado. Isso porque, quando acontece, o áudio pode ter perdas de qualidade irreversíveis. Então, lá na edição a gente dá um certo ganho até chegar em um nível ok.


Selecione toda a sua track de áudio, com o atalho CTRL + A, e você verá uma bolinha perto da sua faixa sonora, onde você pode aumentar/diminuir decibéis.


E aqui não tem uma receita pronta. Você deve fazer testes, adicionando ou removendo decibéis, até chegar a um nível de qualidade bom. Existe, ainda, outra forma de dar ganho de áudio, de um jeito mais preciso. Vá no menu de Efeitos, Amplitude e Compactação e Amplificar.


Aqui você pode apostar também nos presets ou aumentar/diminuir decibéis de forma manual. Em seguida, clique em Aplicar. Dê uma olhada na imagem abaixo:

Tratamento de áudio no Audition: ganho de áudio


3. Como tirar eco (Desreverberação)


Quem está começando no audiovisual pode acabar esquecendo, ou até não ter, de usar um microfone para fazer a captação de áudio. E aí vem aquele cara que a gente não quer de jeito nenhum: o eco! Se o estúdio ou sala for grande, isso pode piorar ainda mais.


Mas, relaxa, nem tudo está perdido. Para resolver essa treta e dar sequência no nosso tratamento de áudio no Audition, temos o efeito de desreverberação. Ele pode ser encontrado em Efeitos, Redução/Restauração de Ruído e Eliminação de Reverberação.


E também temos predefinições aqui que podem ajudar bastante a tirar o eco do áudio, de forma mais prática. Você pode usar a redução de reverberação leve ou intensa, de acordo com a sua necessidade.

Desreverberação


4. Como tirar ruído no Audition (Redução de ruído)


Talvez um dos efeitos mais simples de configurar e que melhora muito, mas muito mesmo, a qualidade do seu áudio. Basicamente, o que você deve fazer é criar uma “amostra” do chiado para que o Audition reconheça para depois aplicar o efeito. Já temos um post explicando o processo, que você pode conferir aqui.


5. Como remover pausas (Deletar pausas)


“…”, “eeeeh, ahhhhh. Não importa quão boa seja a sua oratória ou de quem você gravou. Uma hora ou outra, acontecem pausas no diálogo, seja para pensar nas próximas frases ou por vícios de linguagem também. Não é ideal remover totalmente essas pausas porque o seu áudio pode ficar pouco natural. Mas tirar uma parte delas ajuda a deixar a conversa mais dinâmica e menos monótona.


Para fazer isso, você pode fazer manualmente, removendo trechos do áudio que sejam estáticos e planos, como mostra a imagem abaixo:

Tratamento de áudio no Audition: remover pausas


Então, é só você selecionar esse trecho, por exemplo, e deletar. Mas também existe uma forma automática de fazer isso e que você pode testar também. Vamos lá no menu de Efeitos, Diagnóstico e Excluir Silêncio (processo).


Na aba Diagnóstico, você verá listado os momentos de pausa. Clicando em cima de cada trecho, dá para ir navegando por eles e exclui-los individualmente. Ou, também pode optar por Excluir tudo. Veja também que existem algumas predefinições que você pode usar para acelerar o processo.

Remover pausas


Mas, tome cuidado com isso porque o áudio pode ficar bem estranho e pouco natural também. Vale a pena conferir antes de aproveitar seu áudio tratado. Se quiser uma coisa mais personalizada, vá na aba de Configurações e ajuste de acordo com a sua preferência. Tire um tempo para fuçar e fazer testes.

Remover pausas 2


6. Equalizador Paramétrico


Seguindo nosso roteiro de tratamento de áudio no Audition, vamos trazer também o Equalizador Paramétrico. Ele serve para fazer um ajuste fino, corrigindo graves, médios e agudos. Vamos encontrá-lo em Efeitos, Filtro e EQ e Equalizador Paramétrico. Você vai dar de cara com uma tela igual a essa, mas não se assuste.

Equalizador Paramétrico


Vamos tentar explicar como essa loucura funciona. Em predfinições, você encontra alguns modelos de equalização pré-definidos. Se quiser dar um ganho no áudio ou reduzir o “volume”, nesse mixer ao lado esquerdo é possível ajustar. O gráfico está dividido em 3 áreas básicas:

  • Lado esquerdo: frequência dos graves;
  • Centro: tons de áudio médios;
  • Lado direito: frequência dos tons agudos.


E como faz para ajustar o áudio, afinal? Bom, além de dar um ganho ou reduzir um pouco o volume do áudio, você pode mexer nessas frequências que falamos acima. Basta clicar nos pontos do gráfico, movimentá-los e ver como fica. Para ativar/desativar o efeito, e comparar com o áudio natural, basta clicar no botão verde do lado inferior esquerdo. No final de tudo, clique em Aplicar.


7. Como melhorar um áudio estourado? (DeClipper)


Um outro problema comum para faz captação de áudio, ou trabalha com audiovisual como um todo, é o áudio estourado ou clipado, como também é conhecido. E o que seria isso? É quando o volume na captação está tão alto, que o áudio perde algumas informações e também qualidade, o que incomoda bastante quem está ouvindo. Mas então, como resolvemos isso? Vamos explicar agora!


A primeira coisa a ser feita, obviamente, é importar o áudio para dentro do Audition. Depois, vá em Efeitos, Diagnóstico e escolha o DeClipper (processo).

Como melhorar um áudio estourado


Para rodar o Efeito na sua faixa de áudio, clique no botão Explorar. Para aplicar o efeito, foque mais no parâmetro da Tolerância. Quanto mais jogá-lo para a direita, teoricamente, melhor fica. Porém, se você exagerar, o áudio fica bem estranho também. Então vale fazer testes. Para aplicar, clique em Reparar tudo.


Bom, e esse foi o nosso guia sobre tratamento de áudio no Audition. Esperamos que tenha curtido e que esse post possa ajudar você também. Um grande abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *