Skip to main content
Sincronizar áudio e vídeo

Sincronizar áudio e vídeo no Vegas e Premiere. Confira!


Gravar áudio separado do vídeo é mais comum que você imagina. Muitas vezes porque a câmera não vem com entrada para microfone ou ainda porque ele é ruim mesmo, não é verdade? Outro caso comum é durante a gravação com mais de uma câmera. Aí a solução é gravar o áudio à parte usando um microfone externo ou o de lapela.


E vamos ser sinceros: se você ainda sincroniza áudio e vídeo de maneira manual e intuitiva sabe o quanto é ruim fazer isso. Então se você quer ganhar tempo em suas edições de vídeo e aprender a sincronizar áudio e vídeo de forma simples precisa conferir o que vamos mostrar aqui hoje!


E fica tranquilo que vai ser mostrado como fazer isso nos principais editores de vídeo. Então se não achou o seu, calma que ele ainda vai chegar!


Sincronizando manualmente no Premiere


Para sincronizar seu vídeo manualmente, a primeira coisa que você deve fazer antes de dar o rec na câmera e no gravador de áudio é bater uma palma ou usar uma claquete.


E por que eu devo fazer isso?


Fazendo isso, você consegue gerar um pico nas tracks de áudio e assim, já na parte de edição, vai ficar mais fácil encontrar uma referência para sincronizar os dois arquivos.


Então, depois de gravar o áudio e vídeo separadamente, importe os arquivos para o Premiere. Já na timeline procure o pico que a gente falou, gerado pelo ruído da palma/claquete e alinhe os arquivos com base nele. Deve ficar parecido com isso:

Sincronizar áudio e vídeo manualmente


Sincronizar áudio e vídeo no Premiere automaticamente


Um outro jeito de fazer a sincronia no Premiere, muito mais prático e rápido, é sincronizar automaticamente. Então abra seu Premiere e mãos à obra!


A primeira coisa que você deve fazer é importar o vídeo gravado com a câmera e o áudio captado separadamente. Dê um CTRL + I ou vá até Arquivo, importar. Na nova tela, selecione esses arquivos e clique em Abrir.


Com seus arquivos no Premiere, selecione os dois, clique com o botão direito e em seguida Mesclar clipes…

Sincronizar áudio e vídeo no Premiere


Na nova tela, selecione a opção Áudio, em Canal da Faixa, a opção 1 e dê Ok.


Agora volte no seu projeto, onde os arquivos foram importados, e perceba que o Premiere incluiu um novo e inclui “Mescladas” ao seu nome

Sincronizar áudio e vídeo no Premiere 2


Agora ficou fácil! Arraste esse novo arquivo para a timeline e exclua a track com pior qualidade de áudio.


Confira aqui como criar stories usando o Premiere.


Sincronizar áudio e vídeo no Sony Vegas


Editor do Vegas, chegou sua hora! A primeira coisa que você deve fazer para sincronizar áudio e vídeo nesse programa é importar os arquivos.


Para fazer isso, vá até File/Arquivo e Open/Abrir. Pra quem curte atalhos, é só dar um CTRL + O. Na telinha que abrir, você escolhe os arquivos no seu computador e clica no botão Abrir.


Agora, seguindo aquela ideia da claquete que falamos no começo, você deve procurar o pico nas tracks de áudio dos 2 arquivos: o vídeo da câmera e o áudio que você gravou separado. Sua timeline deve ficar mais ou menos assim:


Pronto! Agora é só decidir qual faixa de áudio você quer manter e que está com melhor qualidade e deletar a outra.


Veja também nosso Guia completo de Sony Vegas para os iniciantes.


E se você não edita no Vegas, nem no Premiere, essas dicas também servem para você! Esse raciocínio vai servir para a maioria dos programas de edição de vídeos, sejam mais simples ou avançados.


E se você gostou dessas dicas ou conhece alguma outra dica para sincronizar áudio e vídeo deixe um comentário pra gente saber. Abração!