Skip to main content
Como legendar vídeos no YouTube

Legendar vídeos no YouTube: saiba por que você deve fazer isso!


O post de hoje é para você que decidiu começar o seu canal no YouTube ou que já está produzindo vídeos pra lá há um tempo. Ou quem sabe você trabalha para uma empresa e está começando o novo canal dela? Seja lá em qual situação você está, vamos te ensinar a legendar vídeos no YouTube e você já vai entender por que isso é importante.


Então, não deixe de continuar lendo esse post!


Quer saber como divulgar seu canal no YouTube e atingir mais pessoas? Veja essas 15 dicas aqui e aumente o alcance do seu canal!


Por que legendar vídeos para o YouTube?


Imagine que você está indo para o trabalho e não está com seus fones de ouvido. O trânsito deu aquela agarrada e está um caos! Você olha pela janela e vê carros buzinando, motoqueiros passando pelos corredores, gente reclamando. No ônibus também não tá muito diferente: ele está tão cheio que as pessoas mal conseguem mexer a cabeça.


Por sorte você conseguiu ir sentado e, para matar o tempo, resolve assistir um vídeo no YouTube. O dono do canal teve o cuidado de legendar os vídeos e mesmo sem os fones, dá para assistir o vídeo até o final e entender o conteúdo.


Essa história já deve ter acontecido com você, não é mesmo? E antes de você começar legendar vídeos no YouTube, a gente ainda quer te mostrar alguns dados para que você entenda de fato a importância das legendas como parte da evolução do seu canal. Então bora lá:


Acho que esses 4 pontos já são argumentos mais que suficientes para legendar vídeos no YouTube. Vamos entender agora quais são os 2 tipos de legendas para vídeo que você pode usar.


Tipos de legenda para vídeos


Bom, agora você já deve ter se convencido que as legendas não são somente perfumaria. Além de todos esses pontos que a gente colocou, também melhoram e muito a experiência de consumo dos vídeos.


Os 2 tipos de legenda que você pode trabalhar são as externas, aquelas que aparecem à parte, ou também as embutidas. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas ok?


Legendas externas


Legendas externas são aquelas que não fazem parte do seu vídeo, não formam 1 coisa só. Depois de caprichar na edição do seu material, chegou a hora de assistí-lo do começo ao fim e ir transcrevendo o áudio para um bloco de notas.


Se você tá fazendo isso pela primeira vez, vai achar bem cansativo e na verdade é mesmo. Mas com o tempo, dá para acostumar.


O grande lance de criar esse tipo de legendagem é que, após subir seu vídeo para o YouTube, você pode corrigir algum errinho de português que passou despercebido. Outra vantagem é que o usuário pode escolher ou não se vai assistir com legendas. Dessa forma, ele vai ter uma experiência mais personalizada.


Por outro lado, não é todo mundo que assiste vídeos na plataforma que conhece esse recurso. Por isso, existe um certo risco dessas pessoas não assistirem com legenda ou saírem do seu canal.


Legendas embutidas


Ao contrário das legendas externas, as embutidas, como o próprio nome diz, fazem parte do seu arquivo de vídeo. Então, depois que você fizer upload, ela sempre será exibida para o público.


O lado ruim das legendas embutidas é justamente isso: você não terá liberdade de escolha entre assistir com ou sem legenda. Caso tenha algum erro que precise ser corrigido, também é muito mais trabalhoso: é necessário voltar ao programa de edição, corrigir a legenda, exportar um novo arquivo de vídeo, para aí sim enviar ao YouTube.


Já o lado bom é que, para os desavisados de plantão, as legendas sempres estarão ativas, independente se essas pessoas sabem ou não da existência desse recurso.


Legendar vídeos no YouTube: o passo a passo para não errar!


Agora sim, vamos ensinar como legendar vídeos no YouTube na prática. É trabalhoso, mas é bem intuitivo também. Com o tempo você vai fazer isso de forma quase automática! Hoje vamos focar na legendagem externa, aquela que é incluída dentro da plataforma. Vamos lá!


1. Transcrevendo o áudio


O primeiro passo é assistir o vídeo finalizado e, com a ajuda de um bloco de notas ou outro editor de texto, digitar tudo o que está sendo falado. É importante estar atento sempre a erros de ortografia ou digitação. Na dúvida, pesquise a palavra na Internet!


2. Incluindo a legenda


Agora que você já tem todo o áudio transcrito pode seguir para o próximo passo, que é incluir esse texto dentro da plataforma. Dentro do seu canal, vá até Gerenciador de vídeos, encontre o vídeo desejado e clique em Editar.

Passo a passo para legendar vídeos no YouTube


Agora que as opções de edição do seu vídeo estão abertas, selecione legendas no cabeçalho, como você pode ver abaixo:

Legendagem de vídeos no YouTube


Você vai ter a opção de editar uma legende criada automaticamente pelo YouTube ou subir seu texto e ajustar o tempo em que cada fala aparece. Não recomendamos a primeira opção porque ela costuma ser gerada com muitos erros. Então agora, clique em Adicionar novas legendas ou CC e selecione Português:

Novas legendas de vídeos no YouTube


Na próxima tela, escolha Transcrever e sincronizar automaticamente. Você também pode enviar um arquivo ao YouTube, mas esse é um processo mais complicado, que mostraremos em outro post.

Transcrever legendas e sincronizar no YouTube


Agora cole tudo o que você transcreveu na caixa de texto do YouTube e clique no botão azul Ajustar tempo.

Caixa de texto para legendar vídeos para o YouTube


3. Revisando a legenda


Agora chegou a hora de você revisar a legenda incluída. O YouTube leva alguns minutinhos para fazer a sincronia do seu texto com o vídeo. Agora basta clicar no arquivo que está em rascunhos:

Adicionando novas legendas no YouTube


O YouTube abre um mini editor de vídeos. Assim você consegue incluir/excluir falas, corrigir erros de ortografia, sincronizar as falas com o momento certo do áudio.

Editor de legendas no YouTube


Depois que fizer todos os ajustes, assista o vídeo com legendas para certificar que está tudo ok!


4. Publicando as legendas


Quando tudo estiver feito e revisado, clique em Salvar alterações e pronto! Suas legendas vão aparecer como publicadas.

Legendas publicadas


Agora sim os visitantes do seu canal terão a opção de assistir seus vídeos com ou sem legendas. Bom trabalho!


Conclusão


Ao final desse post, você viu o quanto legendar vídeos no YouTube é importante. Você não está perdendo tempo com isso, muito pelo contrário!


Adicionar legendas significa alcançar parte da audiência que tem deficiência auditiva, mas também as pessoas que, por alguma razão, não podem assistir o vídeo com áudio ligado. De quebra, você ainda mostra ao algoritmo do YouTube sobre o que seu vídeo fala e aumenta suas chances de rastreamento.


Então, vistos todos os benefícios que as legendas trazem, comece a fazer isso o quanto antes! E também não deixe de compartilhar sua opinião sobre esse post nos comentários!


Até o próximo!