Skip to main content
Illustrator para After Effects

Illustrator para After Effects: como importar os arquivos?


Se você já tem experiência com edição de vídeos, sabe como os programas da Adobe funcionam bem juntos. Principalmente quem mexe com motion design e animações, conhece a importância de tirar proveito disso. Você cria os personagens e elementos no Illustrator. Depois é só jogar para o After.


O problema é que não é tão simples fazer isso, pelo menos nas primeiras vezes. Mas agora, você vai aprender a importar arquivos do Illustrator para After Effects da maneira certa, para nunca mais errar.


Continue a leitura com a gente!


O jeito “errado”


Por muito tempo, eu fiz isso de um jeito “errado”. O que isso quer dizer? Significa que até funciona, mas não fica com 100% de qualidade.


E para fazer isso, basta exportar a imagem normalmente no Illustrator. Vamos usar nosso logo como exemplo.

Artboard no Illustrator


Selecione a imagem e use o atalho CTRL + ALT + SHIFT + S para exportar. Na nova janela, escolha entre PNG, para exportar a imagem sem fundo, ou JPEG, para manter o fundo. Depois disso, clique em Salvar.

Illustrator para After Effects: exportação do arquivo


Vai abrir uma nova janela. Escolha uma pasta no computador onde vai salvar o arquivo e clique em Salvar.



Pronto! Agora é só importar os arquivos do Illustrator para o After.


Organizando os arquivos no Illustrator


Agora vamos ao jeito certo, em que você vai ter as imagens de qualidade para trabalhar no programa. Tudo isso vai partir de uma organização básica dentro do Illustrator. Separe cada vetor em uma camada específica. Clique no ícone de camadas, que fica na barra direita do programa, e vá criando novas camadas. Para isso, é só clicar no ícone de folha.

Illustrator para After: criando camadas


Salve o projeto do Illustrator no seu computador e feche o programa. Agora, vamos para o After Effects.


Importar arquivos do Illustrator para o After Effects


Criando uma composição


Com o After aberto, crie uma nova composição. Para fazer isso, vá até Composição, Nova composição (CTRL + N).

Criando composição no After Effects


Defina as configurações de vídeo: taxa de frames, resolução, duração e dê um nome para a sua composição. Feito isso aí, dê um Ok.

Criando composição no After Effects 2


Importando os arquivos do Illustrator


Agora vem a parte mais importante: vamos importar os arquivos do Illustrator para After Effects. Vá em Arquivo, Importar, Arquivo (CTRL + I).


Encontre o projeto do Illustrator no seu computador. Marque a opção Composição – Manter tamanhos de camadas na nova janela e clique em Importar.

Illustrator para After Effects: importando arquivos


O After vai criar uma nova composição a partir desse projeto, mas também uma pasta, onde você acha cada uma das camadas que criou no Illustrator

Illustrator para After Effects: camadas importadas


Pronto! Já pode trabalhar nos seus projetos. Lembra sempre de marcar a opção de rasterizar quando for usar arquivos do Illustrator para o After considerá-los como vetor. Assim você pode aumentar ou diminuir a imagem sem perder qualidade.

Rasterizar camada no After Effects

E aí, curtiu esse tutorial de importar arquivos do Illustrator para After Effects? Deixe sua opinião nos comentários e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *