Skip to main content
Efeito Spotify

Efeito spotify: passo a passo para fazer no Photoshop [MUITO SIMPLES]


Você já deve ter visto os banners e peças gráficas usadas pelo Spotify, não é mesmo? Já viu como aquele efeito de 2 cores chama a atenção? Hoje você vai aprender exatamente como fazer o famoso Efeito Spotify, popularizado pela marca, e deixar suas fotos mais estilosas.


E não se preocupe, não é preciso usar somente as cores da marca. Dá para usar a combinação de cores que você quiser. Nós pegamos uma imagem e fizemos exatamente o que vai ser ensinado aqui para você ver que não existe segredo.


Então, se esse assunto te interessa, fica com a gente até o fim desse post e aprenda a fazer esse efeito de forma bem simples, usando o Photoshop.


Efeito spotify: aprenda o passo a passo!


Bom, então não tem muito mistério. Vamos logo ao passo a passo sobre como fazer o Efeito Spotify, ou Duotone, como também é conhecido. O primeiro passo, obviamente, é abrir o seu Photoshop.


Com o Photoshop aberto, importe sua imagem usando o atalho CTRL + O, ou indo até Arquivo, abrir. Se você já usou algum programa da Adobe, como o Premiere, vai ver a clássica telinha que sempre aparece.

Importando arquivos no Photoshop para fazer o Efeito Spotify


Agora, com a imagem já no Photoshop, duplique sua camada. A gente nunca trabalha diretamente em cima do arquivo original para preservá-lo e ter uma cópia de segurança, caso seja necessário substituí-lo. Para fazer isso, só precisa selecionar a camada e usar o atalho CTRL + J. Ou vá até o menu Camada, Duplicar camada e dê Ok na próxima tela.

Duplicando camadas no Photoshop


Agora, vá até o botão criar nova camada de preenchimento ou de ajuste. Os efeitos aplicados nela vão aparecer para todas as camadas que estiverem abaixo. Você vai encontra essa opção clicando no botão que tem uma bolinha cortada:

Efeito duotone: camada de ajuste


Para o Efeito Spotify, vamos precisar selecionar a opção Mapa de Degradê.


Uma nova telinha vai ser aberta para que você configure o degradê. Nessa fase também dá para ver como a imagem tá ficando. Se você não tem ideia de quais cores usar, pode pegar umas inspirações no Adobe Color e ver algumas combinações que funcionam muito bem! Mas voltando para o Photoshop, seu degradê vai ser mostrado dessa forma:

Mapa de degradê


Clicando nessa faixa, será aberta uma nova janela para você configurar ainda mais seu degradê. O Photoshop já traz alguns presets ou você pode configurar seu próprio degradê. Vamos optar pela segunda opção, ok? Para definir a cor existem umas “caixas” na borda do degradê. Tudo isso pode ser visto abaixo:

Editor de gradiente para fazer efeito spotify


Clique 2 vezes nessas “caixas”. No seletor de cores, coloque o código hexadecimal de uma das cores escolhidas. Nesse ponto que o Adobe Color vai te ajudar. Depois é só dar Ok e fazer o mesmo para a outra caixa.

Seletor de cores para gradiente no Photoshop


Depois que fizer isso, seu novo degradê será mostrado no Editor de Gradiente. Agora é só dar Ok.

Gradiente configurado para Efeito Spotify


Você ainda pode também ajustar os níveis de Opacidade e Modos de Mesclagem para dar o acabamento final ao seu efeito. Nós achamos que ficou muito forte, então diminuímos a opacidade para 75%

Modos de mesclagem e ajuste de opacidade no Photoshop


Bom, e para provar que nós matamos a cobra e mostramos o pau (no bom sentido), aqui está o resultado final que chegamos com o Efeito Spotify ou Duotone:

Efeito Spotify resultado final


E aí, conseguiu aplicar tudo o que falamos aqui, ou teve dificuldades? Deixe sua opinião aqui nos comentários.


Veja também como fazer o efeito 3D no Photoshop, outro efeito bem massa e que você vai curtir muito!