Skip to main content

Efeito manuscrito no After Effects: tutorial completo!


No post de hoje vamos te ensinar um efeito simples, mas que dá um toque bem da hora nos vídeos: o Efeito manuscrito no After Effects! Você já deve ter visto por aí aquelas animações em que o texto parece ter sido escrito na hora, não é? Quer aprender como fazer isso? Continue a leitura e descubra todos os passos!


Efeito manuscrito no After Effects: botando a mão na massa!


Particularmente a gente curte bastante animações de texto. Esses efeitos deixam os vídeos bem mais interessantes e ajudam na hora da pós-produção.


Então, para fazer seu efeito manuscrito no After Effects, abra seu programa. Comece criando uma nova composição, indo até o menu Composição, Nova composição. Se você curte os atalhos, use CTRL + SHIFT + N.

Criando nova composição para fazer efeito manuscrito no After


Agora crie uma nova camada de texto. No menu Camada, escolha Novo e Texto, ou CTRL + ALT + SHIFT + T. Escreva o que quiser animar e você já verá na telinha de preview.


E também na timeline:

Camada de texto na timeline do After


Agora selecione a caneta (pen tool) e vá contornando as letras para criar novas máscaras. Lembre de selecionar a camada de texto e pense em como as letras são escritas para ter um efeito de assinatura mais bonito e natural.

Usando a caneta para criar um efeito manuscrito no After Effects


Cada letra precisa ter sua máscara individual. Então assim que terminar de contorná-las, posicione o mouse em qualquer área da tela, segure ALT e dê um clique. Pronto, agora você fechou a máscara. Pule para a próxima letra e faça a mesma coisa. O resultado deve ficar como a imagem acima.


Agora vá em Efeitos e Predefinições, Gerar e procure o efeito Traçado, ou Stroke se o After estiver em inglês.

Efeito traçado no After


Arraste o efeito pra sua camada de texto. Ele vai ser visto no painél Controle de Efeitos. Agora faça essas configurações para conseguir o efeito de texto manuscrito no After:

  • Marque a caixa Todas as máscaras, para que o efeito seja aplicado a elas;
  • Aumente o tamanho do pincél: mudar para 25 pode ficar bom;
  • Em Estilo de pintura, mude para Revelar imagem original;
  • Marque o reloginho do campo Fim para criar o primeiro Keyframe.


Não se preocupe, a gente destacou tudo isso para facilitar sua vida!

Efeito traçado no After configurações


Ainda falta configurar o outro Keyframe para a animação ficar redonda. Volte na camada de texto da timeline e clique na setinha cinza. Abra a opção Efeitos e depois Traçado. No campo Fim, você verá o primeiro Keyframe que foi criado. Avançe uns 30 frames e marque o segundo. Agora volte ao primeiro e mude seu valor para zero.

Efeito traçado no After configurações 2


Então é só dar o play e ver seu efeito de escrita no After Effects criar forma.


Efeito escrita a mão: resultado


Para você ter ideia de como ficou, saca só o resultado do Efeito manuscrito no After:


Da hora né? Você ainda pode aplicar esse efeito sobre outros vídeos, exportando-o com fundo transparente no After.


E você, conseguiu fazer o efeito com esse passo a passo? Sua opinião é muito importante pra gente. Deixe um comentário e conte sua experiência!