Skip to main content
Como fazer efeito 3D no premiere

Como fazer o EFEITO 3D no Premiere (RGB Split): não tem erro!


Bom, se você acompanha o nosso blog, sabe como fazer o efeito 3D no Photoshop, usando imagens estáticas. E se fosse possível fazer também para os seus vídeos, já parou para pensar nisso? Sim, é muito simples fazer o Efeito 3D no Premiere e os resultados ficam muito bons!


Então no post de hoje vamos te mostrar como fazer o Efeito RGB Split, como também é chamado o 3D para vídeos. É mais fácil do que você pensa e vamos te provar isso.


Como fazer o Efeito 3D no Premiere


Então vamos lá. Com seu editor aberto, importe o vídeo que será usado para aplicação do efeito. E crie uma nova sequência. Para agilizar seu trampo use CTRL + I para importar e CTRL + N para o segundo passo. Organize seus arquivos em pastas para facilitar seu trabalho e ganhar tempo de edição de vídeo.

Efeito 3D no Premiere: importando arquivos


Duplicando o vídeo


Depois de jogar o vídeo para a timeline, será preciso ter 2 cópias dele para fazer o efeito 3D no Premiere. Para fazer isso, clique no seu vídeo, segure ALT e jogue para a camada de cima. Repita mais uma vez para ter a segunda cópia e o resultado deve ficar assim:

Duplicando vídeos no Adobe Premiere


Efeito Misturador de Canais


Bom, e o que vai deixar seu vídeo com a aparência 3D é o efeito Misturador de Canais, que faz parte dos Efeitos de vídeo e do grupo Correção de cores, como mostra a imagem abaixo:

Efeito misturador de canais no Premiere


Arraste para cada uma das camadas copiadas. Uma delas ficará mais vermelha e a outra azul, para compor o efeito. Entre no painel Controle de efeitos de uma delas e zere o canal Vermelho-vermelho.

Controle de efeitos no Adobe Premiere


Desative a visualização das outras camadas na timeline, clicando no olho, para ver como funciona esse efeito.

Efeito RGB Split: desativando visualização de camadas na timeline


Sua imagem deve ficar azul igual a imagem abaixo:

Imagem do vídeo azulada


Agora vamos trabalhar na outra camada duplicada. Abra o Painel Controle de efeitos e vamos zerar os canais Verde-verde e Azul-azul.

Efeito misturador de canais


Desativando a visualização das outras camadas, como feito nos passos anteriores, veja que o vídeo vai ficar bem vermelho.


Alterando os modos de mesclagem


A próxima etapa é alterar os modos de mesclagem em cada camada de vídeo para que os canais possam se misturar. Então, dentro do efeito de Opacidade, no Painel Controle de Efeitos, mude o modo de mesclagem para Clarear. Faça isso para as 3 camadas.

Modos de mesclagem no Premiere


Ajustando a escala


E para finalizar o Efeito 3D no Premiere, é preciso que as camadas estejam meio desalinhadas. Você consegue isso alterando o seu tamanho, deixando uma delas um pouco menor e a outra maior, com relação à camada principal. No nosso exemplo, vamos alterar a escala da camada azul para 97.

Efeito 3D no Premiere: alterando escala


Já a camada vermelha vai ficar um pouco maior, com a escala de 103. Perceba que o efeito RGB Split começa a tomar forma.


Exportação


E depois de finalizado é só exportar seu vídeo. Use o atalho CTRL + M para fazer isso. Na nova tela, escolha o formato de saída, o nome do arquivo e onde será salvo. Para o formato, dê preferência para o H.264, bem comum na Internet.

Exportando efeito 3D no Premiere


E o último passo é clicar no botão Exportar e pronto!

Exportação de vídeo no Premiere


Esperamos que você tenha curtido o Efeito 3D no Premiere. Se quiser aprender mais sobre o programa, dá um confere nesse post aqui também!


E se tiver gostado mesmo, deixe sua opinião nos comentários aqui para a gente! Ela é muito importante para nós!