Skip to main content
Como usar sony vegas

Como usar Sony Vegas: um GUIA COMPLETO para o editor iniciante!

Sony Vegas, assim como o Premiere e Final Cut, é outro editor cabuloso e muito popular no mercado. Com ele você consegue criar boas produções audiovisuais, com transições, efeitos de áudio ou vídeo, por exemplo.


Você pode conhecer melhor o Vegas clicando aqui


O post de hoje é para você que quer aprender como usar Sony Vegas e editar melhor com ele. Esse é um tutorial Sony Vegas para principiantes. Se não sabe por onde começar, confira as dicas que separamos aqui para você dar seus primeiros passos nas edições de vídeo!


Confesso que aprendi usar o Vegas a pouco tempo, mas a experiência em outros programas de edição, como o Premiere, já ajuda demais na hora que você abre pela primeira vez. O funcionamento é bem parecido.


Depois desse breve bate papo, vamos começar o nosso tutorial de sony vegas e se não entender alguma parte deixe um comentário aqui pra gente, no final desse post.

Como usar o sony vegas para editar videos


Não importa se você usa o Vegas, Premiere, Hitfilm ou outro editor. Para editar um vídeo, começando da captação, até a exportação dos arquivos finais, você deve conhecer algumas etapas comuns, independente de qual programa você use:

  • Importação dos arquivos gravados;
  • Conhecimento geral da área de trabalho;
  • Uso de transições de vídeo;
  • Uso de efeitos de vídeo;
  • Desvincular áudio e vídeo;
  • Exportação dos arquivos finais.


Então para entender como usar sony vegas, vamos explicar cada um desses pontos. Depois que entendê-los, você já vai ser capaz de criar seus primeiros vídeos no Vegas.


Configurando o projeto


Antes de importar os arquivos que você filmou para o Vegas, você precisa fazer a configuração inicial do seu projeto, para que fique com as mesmas dos vídeos que você gravou. Para isso, procure na tela de visualizações uma engrenagem ou use o atalho ALT + Enter

Como usar sony vegas projeto


Vamos considerar um vídeo gravado em 1920 x 1080 pixels, com 29 frames/segundo. São essas configurações que a gente vai por lá. Depois de fazer isso é só dar um ok.

tutorial sony vegas completo


Essa parte tá pronta! Agora já rola de importar os arquivos.


Importar arquivos para o Sony Vegas


Para importar arquivos para o Vegas, existem 3 caminhos. O primeiro é o mais simples e intuitivo. Você vai na pasta do seu computador, clica e arrasta o arquivo.

Pra quem gosta de atalhos, também pode fazer pelo CTRL + O, selecionar os arquivos na nova tela e clicar em abrir.


Outra possibilidade é ir até o menu File, import e media

importar arquivos


Na nova janela, você vai até a pasta em que salvou seus vídeos, seleciona e clica em abrir.

importando arquivos 2


Arquivos importados, agora já dá para editar.


Tutorial Sony Vegas: entendendo a área de trabalho


Agora que você já configurou seu projeto e já importou seus vídeos, áudios e outros arquivos, já pode começar o seu trabalho. Mas antes, vamos dar um rolê pela sua área de trabalho e entender como ela funciona ok?


Tela de importação


Do lado esquerdo você vai ver uma tela que mostra todos os arquivos que você importou para o Vegas:

Tela de importação


Tela de visualização


Do lado direito dessa tela, você vai ver outra que mostra tudo o que você jogou para a linha do tempo. Assim você consegue ter uma ideia de como seu vídeo tá ficando.

Tela de visualização


Timeline


Embaixo das duas vem a timeline ou linha do tempo. Aqui que você coloca texto, imagens, vídeos, faz os cortes, inclui efeitos, transições e vai montando seu vídeo final.

É importante ver que as camadas de áudio são separadas das de vídeo.

Tela timeline


Você pode dar mais zoom, tanto horizontal, como verticalmente, se precisar trabalhar os vídeos com maior detalhamento usando os botões + e – que ficam no canto debaixo.

Zoom


Para adicionar mais camadas de áudio ou vídeo, clique com o botão direito em um espaço vazio da timeline e escolha Insert audio track (CTRL + Q) ou Insert video track (CTRL + SHIFT + Q)

Nova camada


Adicionando novos painéis


Você também pode colocar mais painéis na sua área de trabalho, que terão novas funções. Para fazer isso, você vai até o menu View, Window e escolhe a nova tela.

Novas telas


Se ficou do seu agrado, também dá para salvar a área de trabalho do jeito que você gosta. Para fazer isso, vá até View, Window layouts, Save layouts as

Novo layout


Em seguida, dê um nome, escolha uma posição vazia e dê OK

Novo layout 2


Depois de salvo, dá para resetar o layout para o modelo definiu. Isso é útil quando você acaba mexendo em alguma coisa e não se lembra como voltar atrás. Para isso você vai em View, Window, Reload selected layout

Resetando layout


Cortes


O básico de toda edição de vídeo é tirar tudo aquilo que não interessa. A gente faz isso usando os cortes. No Vegas, assim como nos outros editores, eles são feitos na timeline.


Para fazer um novo corte, posicione a agulha da timeline no trecho específico que você quer tirar. Agora você aperta S e seu vídeo será dividido em 2. Saca só:

Tutorial sony vegas corte


Se quiser tirar também tirar uma parte específica usando os cortes, você clica na timeline e arrasta até que o trecho fique selecionado. Depois é só apertar delete

Tutorial sony vegas seleção de corte


Desvinculando áudio e vídeo


Em algum momento das suas edições, mesmo para você que está começando, vai surgir a necessidade de trabalhar separado o áudio do vídeo e vice-versa.


Por padrão, os dois estão vinculados e, quando você arrasta um, acaba levando o outro junto na timeline. Mas então como fazer para separar os 2? É muito simples. Você seleciona as duas camadas, áudio e vídeo, e aperta U. Pronto! Agora você já consegue selecionar apenas um dos dois.


Transições de vídeo


Transições de vídeo são cortes ou efeitos que a gente coloca entre duas cenas. No Vegas, elas são encontradas na aba Transitions e existem vários modelos já pré-definidos, que só podem ser aplicados entre 2 vídeos. Você pode procurar também por uma transição específica usando a busca.

Transições


Cada modelo te mostra uma demonstração de como fica a transição. Escolhido o modelo, é hora de arrastar pra timeline entre 2 vídeos e fazer a configuração. Como são muitos efeitos é bom você separar um tempo para dar uma boa fuçada.


Mas, para começar, você já pode ir testando as transições a seguir, que são mais básicas:

  • Dissolve;
  • Flash;
  • Push.


Você pode fazer também algumas transições de forma manual. Para fazer o fade in/out, é só puxar as bordas coloridas que estão no canto do vídeo e escolher a duração adequada do efeito.

Tutorial sony vegas fade


Também dá para fazer um cross fade, quando o primeiro vídeo vai, gradativamente, se tornando o segundo. Pra fazer isso, você arrasta o segundo vídeo até ele se sobrepor ao primeiro, de modo que apareça um “x” entre os 2.

Como usar sony vegas cross fade


Efeitos de vídeo


Assim como as transições, os efeitos de vídeo estão em uma aba separada – Vídeo FX. Também existem vários efeitos, cada um com seus previews. Aqui não tem jeito também, é botar a mão na massa e ir testando.

Efeitos de video


Para você já ir se acostumando, separamos alguns que são os mais usados em edições de vídeo:

  • Black and White: serve para deixar os vídeos em preto e branco;
  • Brightness and contrast: permite fazer ajustes de brilho e contraste do vídeo;
  • Color Corrector: serve para fazer correções de cor;
  • Chroma Keyer: remover o Chroma Key, que é aquele fundo verde muitas vezes usado em filmes;
  • Gaussian Blur: deixar o vídeo desfocado e ajustar o nível de desfoque


Adicionando texto


Chegou a hora de falar sobre textos para você entender melhor como usar Sony Vegas. Lembra quando mostramos como adicionar uma nova camada de vídeo? Então, é disso que você vai precisar aqui.


Para facilitar aperte CTRL + SHIFT + Q e a nova camada será criada. No espaço vazio dessa camada, clique com o botão direito e escolha Insert tex media.

Novo texto


Na nova janela, você consegue mexer em toda a formatação do texto, como fonte, tamanho, cor e alinhamento

Novo texto 2


Na aba Media Generators, Titles & Text também existem modelos pré-definidos de textos, inclusive animados. Aí é só alterar o que está escrito e jogar pra timeline.

Novo texto 3


Como renderizar vídeo no Sony Vegas


Para renderizar todo seu projeto e chegar no vídeo finalizado, você deve selecionar tudo aquilo que fará parte dele.

Exportação


Com tudo selecionado, vá até File, Render as

Renderizando


Agora você tem que escolher um formato. Recomendamos usar o Magic AVC/ACC MP4 e escolher as configurações parecidas com as do seus vídeos originais. Vamos considerar aqui como 1920 x 1080, 29 frames/segundo.


Escolha também onde você quer salvar seu vídeo final e dê um nome para ele. Agora é só apertar render e pronto!

Tutorial Sony Vegas completo exportação 2


Agora você já é capaz de fazer o básico de edição e entendeu melhor como usar Sony Vegas. Se alguma coisa não fez sentido para você, deixe um comentário aqui que a gente responde. Até o próximo post!