Como usar o CapCut

Como usar o CapCut: passo a passo COMPLETO para Iniciantes


Não é novidade que os celulares/smartphones estão cada vez mais avançados no quesito captação e edição de vídeos. As câmeras estão evoluindo a todo vapor, podemos contar com estabilização, celulares com 3 ou 4 câmeras diferentes e, com isso também, ferramentas de edição para lapidar todo o material bruto. Por isso, nesse post de como usar o CapCut, vamos falar sobre o próprio, um dos melhores aplicativos de edição para celular. E o melhor disso é que ele ainda é gratuito.


Portanto, se esse assunto te interessa e você quer aprender a dominar o CapCut, continue aqui com a gente para aprender tudo sobre esse editor!


Você pode curtir também: as MELHORES dicas para filmar com o celular.


O que é o CapCut?


De acordo com a descrição do app na Google Play, o CapCut é um “aplicativo de edição de vídeo completo e gratuito que ajuda você a criar vídeos incríveis”. Quando eles falam completo, é completo MESMO! Você pode, tranquilamente, gravar vídeos via celular, editar no app, fazer cortes, incluir efeitos, locução, trilha sonora, estabilizar vídeos, exportá-los e até mesmo trabalhar com o Chroma Key. Isso tudo no seu bolso! Tire um tempo para mexer no aplicativo e aplique as dicas que vamos mostrar aqui que irá ver o potencial que ele tem. É simplesmente bizarro.


Mostramos que o aplicativo está disponível na Google Play para Android. Mas, se tiver um iPhone, também pode baixar na App Store.


Benefícios que o CapCut oferece


Somos suspeitos para falar porque usamos bastante o app no dia-a-dia. Mas vamos trazer algumas vantagens que o CapCut oferece para vocês poderem ter ideia:

  • Gratuito: para começar, você terá esse baita editor com você para onde for, sem precisar pagar nada a mais por isso.
  • Completo: cortes, efeitos, estabilização, texto, animações, chroma key, locução e várias outras ferramentas podem ajudar no processo criativo e contribuir para um vídeo final bem massa.
  • Exportação sem marca d’água: ao usar um editor gratuito, normalmente o vídeo final fica com o logotipo da empresa que o desenvolveu. No CapCut não temos esse problema.
  • Curva de aprendizado pequena: apesar de ser bem completo, o aplicativo é simples e fácil de usar. Se você manja de edição, vai entender mexendo como as coisas funcionam.
  • Publicação direta: além disso, temos a facilidade de publicar vídeos diretamente nas redes sociais, como WhatsApp, Facebook, Instagram, entre outras.


Bom, vistas as vantagens que o aplicativo oferece, bora continuar nosso post sobre como usar o CapCut. Vamos ao que interessa, o nosso passo a passo completo!


Confira ainda: As melhores opções de apps para edição de vídeo.


Como usar o CapCut: passo a passo COMPLETO!


E agora vamos trazer para vocês as principais funcionalidades e aquilo que vocês devem saber para conseguir produzir um vídeo no celular, desde a criação do projeto, até a renderização final. Confira aqui embaixo!


Criando novo projeto


Se você já tem experiência com produção audiovisual e edição de vídeos sabe que a primeira etapa de quase todo programa de edição é a criação de um novo projeto. Aqui no CapCut não é diferente. Então, o ponto de partida do nosso post sobre como usar o CapCut é essa etapa. Mas não se assuste, esse processo é bem simples.


Na tela inicial do app, basta clicar no botão Novo projeto. Você pode, ainda, gravar vídeos diretamente da sua câmera ou definir que o CapCut crie seu vídeo final de forma automática, escolhendo a opção ShortCut. Na sequência, basta selecionar os takes no seu celular e deixar o aplicativo fazer o trabalho. Por ser mais automático, nem sempre o resultado final é satisfatório. Mas vale a pena testar.

Como usar o CapCut: criando projeto


Incluindo vídeos ou fotos


Seguindo nosso post de como usar o CapCut, após criar o novo projeto, precisamos definir os arquivos que farão parte da edição. Isso pode ser feito gradativamente ou você também pode selecionar todos de uma só vez. Temos uma aba de vídeos e fotos. Então, selecione os arquivos que deseja e clique no botão adicionar, no canto inferior direito.


Se quiser usar apenas um trecho do vídeo, você pode selecionar o take, em seguida clicar em Recortar.

Como usar o CapCut: incluindo vídeos


Na sequência, basta selecionar onde o vídeo irá começar e finalizar, arrastando as bordas e clicar no ícone de check, no canto inferior direito.

Como usar o CapCut: incluindo vídeos 2


Adicionando capa


Como falamos, o CapCut é um editor de bolso bem completo. Sendo assim, existe também a opção de criar uma capa para seu vídeo. E aqui existem algumas possibilidades: você pode escolher um frame do vídeo, usar um modelo pré-definido e ainda carregar um arquivo feito à parte. Mas fique tranquilo(a) que mostraremos como trabalhar com todas essas possibilidades.


Abrindo a linha do tempo do editor, existe uma opção que se chama Capa. Clique sobre ela para ver as opções que existem.

Adicionando capa no CapCut


Na próxima tela, vamos ter 2 abas diferentes: Selecionar do vídeo e Carregar. Na opção de selecionar do vídeo, basta arrastar para escolher um frame do seu take para usar de capa. Por outro lado, se quiser carregar, é possível enviar um arquivo pronto, criado a partir de um editor de imagens.

Adicionando capa no CapCut 2


O CapCut facilita ainda no uso de um template prévio, a partir da opção Usar modelo, ou também adicionar textos na sua thumbnail. Nessa última opção, você pode, inclusive, escolher qual fonte usar e qual será o estilo do texto, personalizando cores, sombras, traçado e outros recursos visuais.


Com tudo pronto, clique em Salvar no canto superior direito da tela.


Como recortar vídeo no CapCut?


Uma das coisas mais básicas e comuns para quem trabalha com edição de vídeos é saber como cortar seus takes em algum ponto específico. Essa ferramenta serve para podermos remover os excessos ou partes do vídeo que não ficaram muito boas.


Aqui no CapCut é possível fazer isso de forma bem tranquila. Basta arrastar seu vídeo para o ponto de corte, clicar sobre o vídeo em questão e selecionar a opção Dividir na barra de ferramentas. Pronto! Agora temos o mesmo vídeo, separado em 2 partes diferentes.

Cortando vídeos


Excluindo trechos desnecessários


Excluir partes que estão sobrando nos vídeos é ainda mais fácil. Você deve localizar o trecho do vídeo e, novamente, clicar sobre ele. Então, na barra de ferramentas que está embaixo da tela, clique na opção Excluir e pronto!


Transições de vídeo


As transições, quando bem usadas, podem dar um visual bem estiloso para os vídeos. Pensando nisso, os desenvolvedores do CapCut trataram de incluir no aplicativo. Ao longo da linha do tempo, entre um vídeo e outro, você vai encontrar uns ícones brancos, como mostra a imagem abaixo.

Transições de vídeo


Clicando sobre eles, vamos encontrar uma infinidade de transições, separadas em categorias. É possível aplicar individualmente aos vídeos, em todos eles e até configurar a velocidade em que o efeito acontece. Para confirmar, é só clicar no ícone de check, no canto inferior direito.

Transições


Camadas


Acredite você ou não, o CapCut conta ainda com o sistema de camadas, assim como em programas como Photoshop, Illustrator, Premiere e muitos outros. Para ativar também não é difícil. O primeiro passo é clicar no botão de Camadas, que fica na barra de ferramentas.

Como usar o CapCut: camadas


Em seguida, clique em Adicionar camada para incluir uma nova camada de vídeo ou foto, sobrepostos ao vídeo principal.

Adicionar camadas no CapCut


Agora, selecione os vídeos ou fotos do seu celular e clique no botão Adicionar para inclui-los na sua camada nova.

Adicionar camadas no CapCut 2


E pronto, sua camada estará funcionando normalmente. Vale lembrar que, a camada que aparece embaixo na linha do tempo, é a que estará no topo do vídeo, sobrepondo a debaixo. Para voltar para a linha do tempo normal, clique na setinha da esquerda da barra de ferramentas.

Adicionar camadas no CapCut 3


E, sempre que quiser acessar a camada secundária, basta clicar no balãozinho que aparece na linha do tempo, como você pode ver na imagem abaixo:

Camadas


Como colocar música no CapCut


Mais uma possibilidade que o CapCut nos oferece é trabalhar com trilhas sonoras, que podem contribuir bastante para a ambientação dos seus vídeos. Para isso, volte lá na nossa barra de ferramentas e clique no botão de Áudio.

Como colocar música no CapCut



Agora, temos 4 opções na próxima tela:


Como colocar música no CapCut 2


Confira cada uma delas:

  • Sons: para incluir músicas do banco de áudios do próprio CapCut.
  • Efeitos: para fazer uma sonoplastia bacana e deixar seus vídeos com mais vida.
  • Extraído: é possível extrair o áudio de algum vídeo que você tenha gravado.
  • Locução: aqui temos a opção de fazer a locução direto no aplicativo, usando o próprio microfone do celular.


Vamos clicar em Sons e escolher alguma música, de acordo com as categorias existentes. É importante saber que nem todas as músicas que fazem parte desse banco de áudio são liberadas de direitos autorais. Se precisar de algumas opções de trilhas sonoras gratuitas, confira nosso post sobre o assunto também.

Como colocar música no CapCut 3


Após escolher a categoria que mais se relacione com seu vídeo, você verá uma lista de músicas. Escolha a que você tenha mais interesse e clique no botão + para adicionar na sua linha do tempo.

Como colocar música no CapCut 4


Locução no vídeo


Puxando o gancho do tópico anterior, do nosso post sobre como usar o CapCut, vamos mostrar também como fazer as locuções direto no aplicativo. E o melhor é que a qualidade fica até boa, sem a necessidade de usar equipamentos adicionais. Então, nas opções de áudio, clique em Locução.


Agora clique e segure o ícone de microfone para gravar a locução e solte quando terminar. A track de áudio da sua locução vai aparecer automaticamente na timeline do vídeo.

Locução


Incluindo texto


No CapCut, é possível também incluir textos para compor o seu trabalho da melhor forma. Na barra de ferramentas, temos o botão de texto. Clique sobre ele para a gente acessar essa opção.

Incluindo texto


Na próxima tela, temos ainda mais 4 opções.

Incluindo texto


Saiba mais o que cada uma delas faz:

  • Adicionar texto: opção de incluir texto sobre o vídeo. Podemos personalizar a cor do texto, sombra, traçado, efeitos, modelos pré-definidos e animações. São vários recursos que você pode testar.
  • Modelo de texto: são modelos animados prontos de texto, que podem ser facilmente alterados, de acordo com a necessidade.
  • Legendas automáticas: o CapCut tem um recurso de legendas automáticas. Mas fique tranquilo, vamos trazer um tópico específico sobre isso ainda nesse post.
  • Stickers: você pode incluir emojis e efeitos visuais prontos, que podem dar um visual bacana ao seu vídeo.


Então, vamos ao que interessa, explorar cada tela dessa parte de textos. Na primeira delas, na aba Fontes, é o lugar onde incluímos nosso texto e selecionamos a fonte desejada, que inclusive pode ser em outros idiomas. Também dá para adicionar uma fonte que não esteja listada, a partir do ícone de +.

Definindo fontes


Mudando de tela, na aba Estilo, definimos a composição visual do nosso texto, ou seja, a cor da fonte, o traçado, sombra, espaçamento, negrito, itálico e outras configurações de estilo.

Estilo de fontes


Seguindo o fluxo, na aba de Efeitos temos algumas opções que podem ser usadas e previamente definidas.

Efeitos de texto


A aba de Balão traz mais alguns efeitos visuais no formato de balões, tarjas e faixas que, dependendo do uso, podem ficar bem bacanas também.

Efeitos visuais no CapCut


E, por fim, temos a aba de Animação. Aqui, o CapCut traz algumas animações de texto bem profissionais mesmo, que podem facilmente serem usadas nos seus projetos.

Animações de texto


Como editar o tempo no CapCut/Alterar a velocidade


O CapCut permite também alterar a velocidade de um vídeo, de forma que ele fique mais rápido ou mais lento. Assim, precisamos selecionar o take em que isso vai ser feito. Então, na barra de tarefas, vamos ter o botão de Velocidade.

Como alterar a velocidade no CapCut


Na próxima tela, temos 2 opções: normal e curvo. Vamos mostrar cada uma delas e explicar um pouco melhor também. Continue a leitura para conferir.

Como alterar a velocidade no CapCut 2


Clicando no botão Normal, vamos ter a opção de alterar a velocidade do vídeo em um intervalo entre 0,1x até 100x. Se quiser manter o tom de voz, para que não fique agudo ou muito grave, é só manter a opção Tom marcada.

Alterando a velocidade 3


Na opção Curvo, temos pré-definições que trazem a alteração de velocidade de uma forma não linear. Então, o vídeo pode começar devagar, dar uma acelerada pontual e terminar devagar, por exemplo. Selecione cada uma das opções para testar e entender na prática. É possível ajustá-las também para deixar mais a sua cara.

Velocidade acelerada no CapCut


Se estiver tudo certo, é só confirmar no ícone da direita da tela.


Como fazer efeitos no capcut


Como todo bom editor de vídeos, o CapCut conta também com uma boa biblioteca de efeitos visuais. Com apenas poucos cliques, você pode aplicar efeitos bem legais, que deixam uma aparência mais profissional. Indo na barra de ferramentas, escolha a opção Efeitos.

Efeitos visuais CapCut


Eles estão separados em duas opções: efeitos de vídeo e efeitos de corpo. Então, veja qual é a sua necessidade e escolha uma delas.

Efeitos visuais CapCut 2


Existem várias categorias, trazendo efeitos comuns entre si. Recomendamos que você tire um tempinho para testar cada um deles e também o que eles fazem com os vídeos. Confere aí para ter uma ideia!

Efeitos visuais CapCut 3


Máscara


As máscaras em um vídeo servem para esconder ou apenas revelar parte dele. Nosso querido aplicativo também conta com esse recurso. Para ativá-las, a gente deve clicar em algum take específico. Em seguida, vamos arrastar as opções, na barra de ferramentas, até achar o botão Mascarar.

Máscaras CapCut


Temos aqui alguns templates prontos, como: dividir, película, circuito, retângulo, coração e estrela (que não está aparecendo). Clicando sobre cada uma das opções, você verá como ela fica sobre o vídeo. Ainda temos a opção de Inverter a máscara, no canto esquerdo da tela.


Como usar o Chroma Key no CapCut?


O famoso efeito de tela verde! Tão comum em filmes, séries, mas também aqui no nosso mundo de meros mortais. Aqui no mundo do CapCut também contamos com esse efeito. Usá-lo também não é nenhum bicho de 7 cabeças e vamos provar isso.


Mais uma vez, clique em cima do seu take, na linha do tempo do CapCut, e clique no botão Chroma Key, na barra de ferramentas. Veja aqui embaixo:

Como usar o Chroma Key no CapCut


Agora, vamos fazer a mágica acontecer! Clique no botão Seletor de cores e escolha a cor do fundo do seu vídeo, que normalmente é o verde. Para dar um melhor acabamento ao efeito, também dá para ajustar a sua intensidade e sombra.

Como usar o Chroma Key no CapCut 2



Aparece tipo uma roda na parte de visualização do vídeo. Arraste para cima do verde do fundo.

Como usar o Chroma Key no CapCut 3



Aumente a intensidade até que a cor verde suma. Para confirmar, clique no ícone de check, do lado direito da tela.


Remover fundo sem chroma key


Boas notícias para você que gravou um vídeo sem usar o painel de Chroma Key, mas ainda assim quer remover o fundo do seu vídeo. O CapCut traz um recurso que faz isso automaticamente e que pode te ajudar nessa missão, apesar de o resultado nem sempre ser satisfatório. Então, selecione seu take novamente, vamos à barra de ferramentas e clique no botão Remover fundo.

Remover fundo sem chroma key


O aplicativo vai demorar um tempinho para processar o efeito.

Remover fundo sem chroma key 2


O vídeo sem o fundo será mostrado na telinha de visualização do CapCut. Se o resultado não tiver ficado muito bom, basta clicar no botão Remover fundo para voltar à versão original.


Legendas automáticas


Editores profissionais, como o Premiere, já implementaram o recurso de legendas automáticas. Nos surpreende que um editor de bolso também possa fazer isso. Mas, sim, isso funciona no CapCut e quebra um galhão (só quem legendou um vídeo longo sabe o perrengue que é).


Lá na nossa barra de ferramentas, clique no botão de texto e, na sequência, escolha a opção Legendas automáticas. Mantenha as opções Som original e Português marcadas. Depois, clique em Continuar.

Legendas automáticas


O app também demora um tempinho para processar as legendas.

Legendas automáticas no CapCut


As camadas de legenda vão aparecer na linha do tempo do vídeo. Você pode, inclusive, ajustá-las se for necessário.

Legendas automáticas no CapCut 2


Filtros


Mais uma opção visual a nossa disposição no CapCut são os filtros. A ideia aqui é bem parecida mesmo com os filtros do Instagram, em que você escolhe aquele que mais te agrada. Então, na nossa barra de ferramentas, na parte debaixo da tela, vai aparecer o botão de Filtros. Clique sobre ele.

Filtros


Dá para navegar entre as categorias deles, além de regular a sua intensidade, caso o filtro esteja muito forte ou muito fraco. Para confirmar, clique sobre o ícone ao lado direito.


Correção de cor


Seguindo nosso guia para iniciantes sobre o CapCut, vamos falar agora sobre um sistema de correção de cor nativo dele. Voltando à barra de ferramentas, temos a opção Ajustar. Clique sobre ela para a gente navegar pelas funcionalidades.

Correção de cor no CapCut


Na próxima tela, você pode ajustar os parâmetros de Brilho, Contraste, Saturação, Exposição e Nitidez dos seus vídeos. Clicando sobre a opção Redefinir, irá voltar a sua versão original.

Correção de cor no CapCut 2


Estabilização de imagem


Seu vídeo ficou bom, mas está um pouquinho tremido? Aqui no CapCut a gente consegue resolver isso também. Lógico, se a tremida for muito forte, obviamente o efeito não vai ficar bom. Mas para pequenos tremores, o aplicativo resolve – e muito bem – a situação. Vamos ver como estabilizar imagens no CapCut?


Para isso, a gente tem uma opção específica, chamada de Estabilização. Clicando sobre seu take, ela já vai aparecer na barra de ferramentas.

Estabilização de imagem no CapCut


Agora, temos a opção de controlar também a intensidade de estabilização. Contamos com 3 opções possíveis: recorte mínimo, recomendado e o mais estável. Não existe um mais certo que o outro, é preciso testar as opções e ver aquela que melhor se adapta. Depois, basta confirmar no ícone do lado direito.

Estabilização de imagem no CapCut 2


Ajustar volume


No maravilhoso mundo da edição de vídeos, às vezes é preciso ajustar o volume também. Seja de uma locução, de uma música que está alta/baixa ou até de um efeito sonoro específico. Vamos considerar no exemplo para um vídeo, mas o que vamos ensinar aqui serve para áudios também, ok?

Ajuste de volume


Então, clicando na track do nosso vídeo de exemplo, clique na opção Volume. Então, é so ajustar os níveis para a direita ou esquerda e confirmar. Fácil né? Vamos seguir nosso passo a passo de Como usar o CapCut. Continue lendo!

Ajuste de volume 2


Como usar Overlay no CapCut?


Muito se fala na Internet, principalmente quando falamos em Tik Tok, sobre overlays de vídeo. É overlay para cá, overlay para lá. Mas, o que raios são overlays? São efeitos visuais que você pode baixar para dar um toque a mais na sua composição. Funcionam sobrepostos a um vídeo principal.


Então, você pode pesquisar no Google, YouTube ou até mesmo no Tik Tok, sobre overlays de vídeo, overlays for edit ou overlay edit, por exemplo. Fazendo isso, é possível encontrar muitas ideias bacanas. Encontrando a melhor Overlay que te agrade, baixe o arquivo de vídeo diretamente no seu smartphone.


Com ele baixado, vamos incluir uma nova camada. Já mostramos como fazer isso aqui mesmo nesse post sobre como usar o CapCut. Feito isso, inclua sua nova overlay. Para ajustar o efeito, deixando-o mais mesclado com o vídeo principal, clique no botão Dividido 1.

Como usar Overlay no CapCut


Agora, basta escolher o modo de mesclagem que mais se adequar. Para isso, é preciso testar um a um. Para fechar, você pode também regular a intensidade da mesclagem, deixando o efeito mais ou menos opaco. Por fim, clique no ícone da direita para confirmar.

Como usar Overlay no CapCut 2


Exportação


Bom, agora que você já fez a mágica acontecer, hora de mostrar seu trampo para o mundo! Vamos na barra superior do aplicativo e clicamos na setinha que aparece lá.

Exportação


Espere o app renderizar seu vídeo final. O progresso vai sendo mostrado na tela.

Exportação 2


Pronto! É possível compartilhar o vídeo diretamente nas redes sociais, se for do seu interesse. Se não for o caso, o arquivo de vídeo também fica salvo no seu celular.

Exportação 3


Como usar o CapCut no PC?


Acredite você ou não, também conseguimos usar o CapCut direto no nosso PC. A vantagem é que, por ser um editor mais leve, se comparado com outros do mercado, pode ter um desempenho muito bom na sua máquina. A primeira etapa é baixar o BlueStacks, para simular o sistema Android no seu computador.


Feito isso, instale esse programa. Depois abra-o, selecione a Play Store e faça login na sua conta da Google Play, usando seu endereço de Gmail.

Como usar o CapCut no PC


Depois que tiver feito login e incluido seus dados, você será direcionado para a página inicial da Google Play, assim como funciona no nosso celular.


Na barra de pesquisa da Google Play, digite “CapCut” para encontrar o app e, na sequência, instalar para instalá-lo.

Como usar o CapCut no PC 2


O CapCut será instalado e, em poucos minutos, estará pronto para que você possa editar no PC e fazer vídeos incríveis! Quando a instalação estiver finalizada, é só clicar em Abrir para executar o app. E pronto! Agora é só por em prática tudo o que você aprendeu aí para cima.

Como usar o CapCut no PC 3


Vale lembrar, galera, que a troca de arquivos entre esse sistema do Android e o Windows é um pouquinho diferente. Voltando lá no BlueStacks, na barra lateral direita, você vai ver um ícone de pasta. Clique sobre ele para abrir.


O endereço da pasta que irá abrir é C:\Users\NomedoUsuário\Pictures\BlueStacks. Envie os arquivos de imagem e vídeo para lá para serem usados no CapCut. Quando for importar os arquivos no aap, eles já estarão disponíveis.

E chegamos ao final do nosso guia de como Usar o CapCut. A gente espera que você tenha curtido e aprendido como mexer no aplicativo de ponta a ponta, desde a importação de arquivos até a renderização final. Esperamos você aqui de novo no próximo post. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.