O post de hoje é sobre como usar o Adobe Premiere, um dos programas de edição mais populares nesse mundão. Se você é um editor mais avançado, talvez não precise tanto dessas dicas. Mas, se for um iniciante e precisar conhecer os primeiros passos no programa, tamo junto!
Vamos te ensinar como importar arquivos para o Premiere, fazer cortes, aplicar efeitos de vídeo, áudio, fazer ajustes de cor e exportar seu arquivo final. Vamos te falar também sobre como funciona cada ferramenta, para você se virar melhor.
Então bora ao que interessa!
Confira também o Guia que a gente fez sobre o Sony Vegas!
Índice
Como usar o Adobe Premiere: organizando seu projeto
Antes de importar os arquivos para o Premiere, você precisa organizá-los em pastas. Isso vai facilitar muito seu processo de edição.
Crie uma pasta no seu computador e dentro dela, outras pastas. Você pode nomeá-las e organizar assim:
- Projeto: onde você vai salvar o arquivo do Premiere;
- Vídeos: salve seus vídeos brutos, gravados com sua câmera, aqui;
- Material: coloque os efeitos gráficos, letterings e outros efeitos visuais que precisar;
- Áudio: nessa pasta inclua áudios e trilhas;
- Documentos: salve aqui os roteiros e outros documentos que precisar usar;
- Exportação: seu vídeo final deve vir para cá.
Com tudo organizado, fica mais fácil de encontrar depois dentro do Premiere. Assim você ganha mais tempo de edição. Vamos entender então como importar tudo isso pra dentro do Premiere.
Importando arquivos para o Premiere
Agora que seu projeto já está organizado faça o seguinte:
Vá até o menu Arquivo, Importar. Vai ser aberta uma janela dessa aqui:

Lembra quando a gente falou para você organizar o projeto? Agora dá para importar a pasta inteira para o Premiere. Só clicar em Importar pasta e fazer isso para cada uma.
Se você curte atalhos, também pode usar o CTRL + I ou arrastar os arquivos para dentro do programa
Importar os arquivos é simples assim. Agora vamos falar sobre outros pontos para você saber como usar o Adobe Premiere ainda mais. Continue lendo!
Visão geral do Premiere
Bom, então agora você vai ver como é a “cara” do Premiere. Vamos te mostrar cada painél e falar um pouco como ele funciona, tudo bem? Então assim que você abrir o programa, vai ver essa tela:

Áreas de Trabalho
Essa tela que você tá vendo é um modelo pré-definido do Premiere. Existem vários outros e cada um serve para uma coisa. Se quiser trocar é só ir em Janela, Área de Trabalho e escolher entre as opções abaixo:

Se quiser personalizar e fazer do seu jeito, o Premiere também te dá essa opção. É só alterar os painéis de lugar e depois ir em Janela, Área de Trabalho e então você terá 2 opções:
- Salvar alterações nessa área de trabalho: o modelo pré definido é salvo com as alterações que você fez
- Salvar como nova área de trabalho: um novo modelo é criado do zero. Basta dar um nome e salvar.
Outra coisa que sempre rola quando estamos editando é mudar alguma coisa de lugar sem querer e não saber como trazer de volta. Calma, não precisa entrar em pânico! É só você ir em Janela, Área de trabalho e Redefinir o Layout salvo. O Premiere reseta para o modelo original e fica tudo certo. O atalho é ALT + SHIFT + O.
Painel de projeto

O painél de projetos é onde vão aparecer todos aqueles arquivos que você tinha importado. Como tá tudo organizado, dá para encontrar exatamente o que você precisa na pasta certa.
Painél de origem

O painél de origem serve para fazer uma seleção do que realmente vai para a timeline e fazer parte do vídeo. Depois de escolher um take que curtiu, clique duas vezes no Painél de Projetos e ele vem parar aqui. Agora, é só marcar exatamente onde você quer que ele comece e onde termine. Para fazer isso use os botões de chave que estão na imagem acima ou os atalhos de entrada (I) e saída (O). Feito isso, esse trecho aparece destacado de cinza.
Depois de marcar a entrada e saída do take, é preciso jogar para a timeline. Use o atalho da vírgula (,).
Timeline

A timeline mostra o andamento da sua edição. Tudo que você está fazendo aparece lá: tracks de áudio, vídeo, efeitos, cortes ou transições. É na timeline que dá para fazer as alterações também.
Painél de visualização

Aqui a mágica acontece. Depois de dar o play, o seu vídeo vai ser visualizado nesse painél. Serve para ter noção de como o vídeo está ficando e se precisa alterar alguma coisa.
Ferramentas básicas do Premiere
Para continuar entendendo como usar o Adobe Premiere, vamos te mostrar as principais ferramentas do programa, seus atalhos e para que servem. Se ficar com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários, ok?
Então vamos lá! As mais usadas são as seguintes:
- Seleção (V): É a setinha. Serve para escolher algum vídeo na timeline, arrastar, mudar as suas configurações;
- Selecionar avanço/retrocesso de faixa (A): a partir do vídeo selecionado, ela pega todos os restante para a direita ou esquerda. É útil quando tiver feito alguma alteração no meio da timeline e precisa arrastar todos os takes de uma vez, sem ter que selecioná-los manualmente;
- Edição de ondulação (B): serve para mudar o ponto de corte entre dois vídeos de um jeito mais fácil;
- Edição de rolagem (N): desloca o corte entre dois vídeos para a esquerda/direita;
- Esticar taxa (R): serve para fazer câmera lenta ou acelerar vídeo. É só clicar em algum take na timeline e arrastar. Quanto maior ficar, mais lento e quanto menor, mais rápido;
- Fatiar (C): uma das mais usadas, serve para fazer cortes. Basta selecionar exatamente onde o vídeo será cortado na timeline e dar um clique;
- Caneta (P): serve para criar pontos de controle de volume, sólidos ou máscaras;
- Mão (H): serve para navegar na timeline;
- Texto (D): incluir um texto novo no vídeo.
Você pode estar confuso, mas fique tranquilo que na prática vai ficar bem mais fácil!
Efeitos e transições de vídeo
O Premiere traz para você várias possibilidades de efeitos e transições visuais para melhorar seus vídeos. Para encontrá-los, é só procurar a aba efeitos. Também existe uma busca, onde você pode buscar exatamente um efeito específico, como os que a gente vai te ensinar aqui.

Dentro dela existem algumas categorias, como:
- Ajustar;
- Canal;
- Chaveamento;
- Desfoque e nitidez;
- Estilizar.
Não dá para a gente falar de tudo, porque você também precisa testá-los para entender como funcionam. Mas, podemos te mostrar alguns que são bastante usados no dia a dia da edição, como:
- Para preto: transição que vai deixando o vídeo preto aos poucos;
- Para branco: ao contrário do preto, o vídeo vai ficando branco gradativamente;
- Cor de lumetri: efeito fundamental para aprender como usar o Premiere. Serve para fazer ajustes de cor, exposição, contraste, brilho ou sombras. Efeito muito completo;
- Desfoque gaussiano: serve para deixar um vídeo desfocado. Também pode ser animado, para que o desfoque aconteça pouco a pouco;
- Máscara de cor: usado para trabalhar com Chroma Key;
- Preto e branco: tira toda a saturação do vídeo, deixando-o sem cores;
- Nitidez: caso o vídeo esteja desfocado, dá para deixá-lo mais nítido (mas não faz milagres);
- Estabilizador de distorção VFX: corrige pequenas instabilidades na imagem;
- Dissolução cruzada: esse tipo de transição mescla dois vídeos usando transparência. Enquanto um some, o outro aparece gradativamente;
- Inversão horizontal: espelha o vídeo horizontalmente.
Depois de escolher um efeito, é só arrastá-lo para algum take na timeline. A partir daí, ele vai para a aba Controles de Efeitos, onde é possível fazer as configurações necessárias

O Premiere também te dá algumas opções de efeito “nativas” de cada vídeo. Dá para controlar a posição, escala, rotação e opacidade (transparência) deles e, ainda por cima, visualizar os pontos chaves desses tipos de animação: os Keyframes.

E se quiser criar atalhos para os efeitos mais usados, o Premiere também te dá essa opção. Clique com o botão direito na aba de efeitos e selecione Novo Compartimento Personalizado. Aí é só renomear e pronto. Sempre que quiser guardar um efeito, tanto de áudio, como de vídeo, basta arrastar para essa pasta.

Efeitos e transições de áudio
Outro ponto que você pode trabalhar para melhorar a qualidade dos seus vídeos são os efeitos e transições de áudio. Assim como os do vídeo, o Premiere traz muitas possibilidades, dá só uma olhada:

Porém, no começo, você não precisa ficar tão preocupado com esses efeitos. Vamos te ensinar a fazer uma transição que já serve para a maioria dos casos que envolvem áudio: o fade in e fade out. Em português ela aparece como Potência constante.
Mas o que isso faz exatamente?
Bom, para que o áudio não comece de uma vez ou acabe de repente, dá para usar esse efeito para suavizar seu início ou final. Para isso, encontre o efeito em transições de áudio, crossfade e potência constante.

Arraste para a track de áudio. O efeito aparece como uma faixa amarela, que você pode ver abaixo:

Para ajustar a duração é só arrastá-la para a esquerda/direita. Ou você também pode fazer de uma forma mais precisa. Clique sobre o efeito e, na aba Controle de Efeitos, ajuste sua duração

Ou ainda, dá para fazer esses fades de forma manual, sem a ajuda do efeito pré-definido. Pegue a caneta, usando o atalho P, e dê um zoom na faixa de áudio. Para fazer isso você pode usar as alças horizontais e verticais que estão nos cantos da tela. Tem que ficar parecido com isso:

Agora marque dois pontos usando a caneta. O primeiro será bem no início da faixa de áudio, que será arrastado para baixo. O outro, um pouco mais na frente do primeiro, seguindo a linha original, que divide a faixa ao meio.

Pronto! Com essas informações você já vai saber como usar o Adobe Premiere e ajustar os efeitos de áudio de forma básica.
Correção de cor: Cor de Lumetri
Já viu aqueles vídeos que ficaram muito azul ou muito amarelados? Ou a cor ficou muito forte e ainda aqueles que ficaram escuros demais? Tudo isso pode ser resolvido ou minimizado usando o efeito Cor de Lumetri.
Esse efeito é bem completo! Vamos te mostrar os pontos principais, mas é fundamental que você bote a mão na massa para ver como ele funciona na prática, ok? O efeito está dentro da aba de Efeitos, Correção de cores, Cor de Lumetri. Basta arrastá-lo para o vídeo.
Correção básica
Na parte de correção básica, é possível adicionar LUTs (efeitos de cor pré-definidos, tipo os filtros do Instagram), corrigir o balanço de branco, temperatura ou tonalidade. No campo de temperatura, dá para deixar o vídeo “mais quente”, com um tom mais amarelado, ou “mais frio”, quando o tom puxa mais para o azul.
Já na tonalidade, é praticamente a mesma coisa. A diferença é que você pode deixar seu vídeo mais esverdeado ou com um tom mais rosa. Fora isso, o Premiere permite fazer outros ajustes mais básicos, como:
- Exposição;
- Contraste;
- Realce;
- Sombras;
- Brancos;
- Pretos;
- Saturação
Criação
Dentro da parte de criação do Lumetri, existem outros filtros que podem ser aplicados no seu vídeo, no campo Look. Você pode, inclusive, controlar a intensidade do efeito e fazer muitos outros ajustes.

Curvas
As curvas são outra forma de ajustar os níveis de brilho e contraste do vídeo. Por padrão, essa ferramenta aparece assim:

Dá para adicionar um ou mais pontos de controle para alterar essa linha e chegar em um resultado legal. Se mexer a curva para a esquerda, a imagem tende a ficar com mais brilho e para a direita é o contrário. Você também pode ajustar os canais vermelho, verde ou azul de forma isolada. É só clicar nas bolinhas coloridas.
A curva de matiz e saturação serve para ajustar a saturação de uma cor específica. Assim como a RGB, você cria pontos de controle. Quanto mais para a borda estiverem esses pontos, mais saturada aquela cor vai ficar. E quando mais ao centro, menos saturação vai ter.

Discos de cores
Os discos de cores servem para ajustar a tonalidade das sombras, realces e meios-tons. Cada opção dessa é controlada em um disco.

Vinhetas
O Cor de lumetri ainda possibilita incluir vinhetas no vídeo. Estamos falando daquele efeito esfumaçado que aparece ao redor, que pode ser branco ou preto. E como já era de se esperar, também existem várias opções de controle.

Exportação do vídeo
E depois de tanto trabalho e horas de edição, chegou o momento tão esperado: exportar o vídeo finalizado!
Então, para fazer isso, vá até Arquivo, Exportar, Mídia ou use o atalho
CTRL+M. Você verá uma tela parecida com essa abaixo:

Aqui você tem que fazer algumas configurações, como escolher o formato final do seu vídeo, as pré-definições que serão usadas e onde será salvo no seu computador. Se estiver em dúvida, use o formato H.264 (bem usado na Internet) e no campo de pré-definição deixe Corresponder à origem, os formatos definidos no início do projeto.

Em Nome de saída, clique para escolher onde seu vídeo será salvo. A tela abaixo vai ser aberta:

Lembra quando falamos para organizar o projeto no início do post? Então selecione a pasta Exportação, renomeie seu vídeo e clique em Salvar.
Você irá voltar para a primeira tela de exportação, onde você fez as primeiras configurações. Agora é só clicar no botão Exportar.

Bom, chegamos ao final desse post e esperamos ter te dado uma luz nos primeiros passos sobre como usar o Adobe Premiere. Mesmo para um iniciante, sabemos que é muita informação nova. Por isso, é muito importante que você teste tudo o que foi visto aqui.
E agora que você já sabe mexer um pouco mais no Premiere, veja também como fazer stories para o Instagram usando esse programa!