Skip to main content
Como tirar ruído de áudio no Adobe Audition

Como tirar ruído de áudio no Adobe Audition de forma simples!


Você já gravou algum vídeo que ficou com um chiado no fundo? Pode parecer só um detalhe, mas esse ruído acaba incomodando um pouco, não acha? Pode ser pela qualidade do microfone ou pelos sons que estão no ambiente, mas, se você quer entregar vídeos com maior qualidade para seu cliente, precisa entender como tirar ruído de áudio no Adobe Audition, ou pelo menos minimizar esses barulhos.


A boa notícia é que é bem fácil e rápido resolver esse pequeno problema na pós-produção. E, se assim como a gente, você concorda que os detalhes fazem a diferença, aprenda como tirar os ruídos de uma gravação aqui!


Valorize o áudio!


Quando pensamos em audiovisual, temos a tendência de valorizar demais o visual, a edição de vídeo e deixar o áudio um pouco de lado. Mas, pense a última vez que você assistiu alguma coisa com um áudio mal captado. A sensação é tão ruim que dá vontade de desistir!


Por isso, os cuidados com o áudio começam já na captação: é importante investir um pouco para comprar microfones externos. Se você está confiando no da câmera, vai ver que ele não é tão bom quanto você pensava. Junto com o som que você está captando, ele também captura ruídos e ecos do ambiente.


Existem formas de monitorá-lo também durante a própria captação. Assim, se a qualidade não ficar como esperada, já dá para regravar a cena ali na hora.


Mas, mesmo se você teve esses cuidados, ainda pode reparar que ficou um chiadinho no fundo do áudio. Para esses casos, você pode contar com a ajuda de programas para tirar ruído de áudio de vídeo, como o Audition.


Como tirar ruido de áudio no Adobe Audition: passo a passo simples!


Então vamos ao que interessa: aprender como tirar ruído no Adobe Audition! Como a gente falou no título, não vamos ensinar nada muito avançado, mas que resolve a maioria dos problemas, certo?


Assim como o Adobe Premiere, o Audition tem um painel, chamado Arquivos, para importar os arquivos que serão usados na edição. Se você importa um vídeo por exemplo, ele já separa uma track para o áudio e outra para vídeo.

Como tirar ruído de áudio no Adobe Audition: painel de arquivos


Clicando duas vezes na camada de áudio, mande-a para a timeline do Audition, chamada de Editor. Você vai ver duas faixas de áudio, uma do canal esquerdo e outra do direito.

Timeline do Audition, usado para remover ruídos de uma gravação


Se você reparou, no começo desse áudio de teste, não teve muita oscilação. Essa é a parte que ficou com ruído e que a gente vai remover, não só do começo, mas da faixa toda. Vamos usá-la como “amostra” para o Audition. Clique e arraste o mouse na timeline para selecionar esse trecho.

COmo tirar ruído de áudio no Adobe Audition: selecionando trecho para remover


Ainda na timeline, clique com o botão direito em cima do que foi marcado e escolha a opção Impressão de ruído de captura (SHIFT + P). Dessa forma, você vai mostrar para o programa o que considerar como ruído.

Opções para remover ruido de áudio


Agora selecione toda a track de áudio para garantir que o efeito vai ser aplicado na faixa toda. O atalho é CTRL + A.

Selecionando toda a camada de áudio no Audition


Em seguida, vá até o menu Efeitos, Redução/restauração de ruídos e Redução de ruído (processo)… Na nova tela que aparece, clique em aplicar. Para agilizar o processo, você pode usar o atalho CTRL + SHIFT + P.

Efeito redução de ruído no Audition


E isso já deve ser suficiente para remover ruido de áudio na sua gravação. Se não tiver satisfeito, você pode refazer os passos acima para eliminar ainda mais ruídos.


E claro, tudo vai depender dos equipamentos usados na hora da captação. Você vai conseguir melhores resultados se tiver usado microfones de boa qualidade.


Veja também como sincronizar áudio e vídeo!


Exportando o áudio


E agora é só exportar o arquivo final, que também é bem fácil. Vá até Arquivo, Exportar e Arquivo (CTRL + SHIFT + E). Na nova tela, dê um nome para seu arquivo de áudio e onde será salvo no seu computador.


Você vai reparar que existem vários formatos de áudio para exportação. Recomendamos usar o MP3 que é bem comum e usado. Em configurações de formato, use 320 kbps, que tem mais qualidade.

Exportar áudio no Audition


Para finalizar, clique em Ok.


E você, conseguir tirar os ruídos da sua gravação? Compartilhe sua opinião aqui nos comentários!