Como fazer thumbnail

Como fazer thumbnail e aumentar 60% o alcance dos vídeos


A primeira impressão é a que fica. Essa frase, por mais clichê que possa parecer, representa muito bem o poder que as thumbnails têm no YouTube. Junto com um título chamativo, elas podem representar até 60% da intenção de clique de um usuário na plataforma! Por isso, você não deve deixar para fazê-la com pressa, ou de última hora. Essa é apenas uma das dicas, das várias, que vamos mostrar nesse guia de como fazer thumbnail. Se você se interessa por esse assunto e quer ver seus vídeos decolando no YouTube, vem com a gente que o post de hoje tá super completo!


Vamos trazer para você o conceito de Thumbnail (se é que já não sabe), para que ela serve, suas especificações, dicas e muito mais. Continue lendo e vamos ao conteúdo!


Veja também: as MELHORES dicas para divulgar um canal do YouTube


O que é uma thumbnail?


Esse conceito pode parecer meio óbvio, mas não é todo mundo que está ligado sobre o que significa. Você sabe o que é uma thumbnail? Essa palavra é bem comum no mundo do YouTube. A tradução literal, do bom e velho inglês, é “unha do polegar”. Parece estranho?


Mas até faz sentido! A unha do polegar é pequena. É justamente o que a thumbnail representa: uma miniatura do seu vídeo. Como as páginas do YouTube, e até do Google, podem trazer muitos vídeos ao mesmo tempo, o seu carregamento poderia ficar bem lento, se trouxessem os vídeos em tamanho real. Por isso também, a thumbnail é uma opção interessante para resolver esse problema.

Como fazer thumbnail: miniaturas de vídeo no resultado de busca do YouTube


Para que serve a miniatura de vídeo?


Então, como falamos, as thumbs, ou miniaturas, servem, não só para representar os seus vídeos do YouTube, mas também para sintetizar qual é a ideia dele. Uma imagem fala mais que mil palavras! Aproveite dessa ideia e busque usar uma imagem chamativa que ilustre o seu vídeo para os visitantes do seu canal.


Confira: Como criar um canal de sucesso no YouTube


Como criar thumbnail PC?


Agora, vamos trazer aqui para vocês quais são as especificações necessárias para criar uma thumb do YouTube. Para não ter problema com sua miniatura, é só ter atenção com esses detalhes aqui:

  • Resolução de 1280 x 720 (com largura mínima de 640 pixels);
  • formatos de imagem como JPG, GIF ou PNG;
  • fiquem abaixo do limite de 2 MB;
  • Mantenham a proporção 16:9 (widescreen).


Viu só? Nada demais. Talvez o que possa dar mais problema é o tamanho do seu arquivo. Mas isso é fácil de resolver, basta comprimir um pouco a qualidade da sua imagem, se é que isso vai ser preciso, e vai dar certo!


Como fazer thumbnail de graça?


Para fazer miniaturas de forma gratuita, existem algumas opções. Você pode usar ferramentas online, como o Canva por exemplo, ou então apostar em alguns apps de celular, se não tiver tantas habilidades com design. Vamos falar sobre todas essas ferramentas por aqui ainda. Então, continue ligado!


Como fazer um thumbnail para o YouTube?


As thumbnails para o YouTube podem ser feitas em apps ou programas de edição de imagem, como a gente falou ali em cima. Mas, acima de tudo, é preciso também prestar atenção às exigências que o YouTube coloca como pré-requisitos.


Como fazer uma Thumbnail: passo a passo para não errar


Bom, agora que você já está mais familiarizado com o assunto, vamos trazer algumas boas práticas que você pode aplicar para criar miniaturas de vídeo mais atrativas e conseguir que o YouTube te recomende para mais e mais pessoas na plataforma.


1. Lembre-se da sua Identidade Visual


Você sabe o que significa identidade visual? Vamos te dar um breve resumo se você está tendo contato com esse conceito agora. A identidade visual consiste em um conjunto de elementos gráficos e visuais que, no todo, vão representar a marca de uma empresa ou de alguém (no caso de marcas pessoais). Além do logotipo, temos outras coisas que reforçam a identidade visual, como cores, tipografia (fontes), ícones, fotografia e outros componentes visuais.


E, no caso das suas thumbnails, não é muito diferente. Elas devem fazer parte também da sua identidade visual. Por isso, na hora de criar as suas miniaturas de vídeo, busque usar os mesmos elementos que você definiu na sua identidade.


2. Use fotos de pessoas que transmitam emoções


Pessoas se conectam com pessoas. Essa necessidade social que temos, como ser humano, também se estende à Internet. Por isso, use bastante fotos de pessoas nas suas thumbs, sejam fotos suas ou de outras pessoas com as quais você trabalha. E, de preferência, use fotos que transmitam emoções. Surpresa, espanto, felicidade. Esse tipo de foto tende a funcionar bastante nas miniaturas de vídeo. Olha esse exemplo do canal Ferramentas Blog, que tem um conteúdo SENSACIONAL!

Como fazer thumbnail: miniatura com foto



Esse é apenas um dos exemplos que podemos listar aqui nesse post. Mas, continue lendo que vamos te mostrar outros modelos igualmente bem feitos.


3. Use fontes encorpadas e em negrito


Outro ponto que ajuda bastante na hora de fazer miniaturas chamativas de vídeo é usar fontes encorpadas e “gordas”. Evite usar aquelas que têm serifas, finas demais, manuscritas e por aí vai. Sabe por quê? Isso pode dificultar bastante a leitura do que está escrito na sua thumb e talvez seu texto não seja muito bem compreendido. Algumas fontes que podem funcionar bem são Open Sans, Roboto ou Barlow, por exemplo.


4. Pense nas telas pequenas


Puxando o gancho da dica anterior, as fontes mais finas devem ser evitadas porque a sua miniatura de vídeo deve pensada para as telas pequenas de celular, já que, só o YouTube, leva 40% de todo o tráfego mobile na Internet. É muita coisa! Por isso, você deve levar em conta essa galera que acessa a plataforma de vídeos via celular. Você pode até mesmo dar um zoom out no seu programa de edição para ter certeza disso.


5. Thumbnail x Títulos

Os títulos e miniaturas dos seus vídeos devem funcionar em conjunto. Como assim? A ideia de que um deve funcionar em complemento com o outro. Até porque a sua thumb não deve ter excesso de texto, para que não fique poluída. Mas, voltando ao que a gente tava falando, a ideia do título deve ter ligação com a da thumb. Quer um exemplo prático? Olha essa miniatura do Bruno Fabil, do Planeta Novo:

Thumbnail chamativa no YouTube


O texto da thumb especifica ainda mais a ideia do título. A criança que participou do Super Nanny era tão levada, mas tão levada, que colocou fogo na casa. Esse é um ótimo exemplo quando o título cai como uma luva na miniatura do vídeo. Além de outros elementos que tornam essa thumbnail bem chamativa.


6. Use poucas palavras


Ainda aproveitando o exemplo anterior, veja como o número de palavras usadas na imagem é pequeno e como todos os elementos da imagem estão equilibrados e em harmonia. Por isso, não exagere na quantidade de palavras na sua thumb. Use, no máximo, entre 3 e 5 palavras para que a sua arte não fique poluída e afaste o olhar das pessoas.


7. Escolha cores vibrantes e aproveite o contraste


Outra coisa que ajuda bastante a chamar atenção e atrair o olhar das pessoas é aproveitar a combinação de cores que existem. Isso porque existem cores que funcionam melhor com outras, as famosas cores opostas ou complementares. Como você pode descobrir isso? A Adobe tem uma ferramenta gratuita que pode ajudar muito: o Adobe Color. Claro que a escolha dessas cores deve respeitar a identidade visual da marca, como a gente já falou.


Mas esse contraste das cores pode deixar um visual bem massa para suas miniaturas. Dê uma fuçada na ferramenta da Adobe que você pode tirar boas ideias de lá. Olha só essa thumb do Brainstorm Tutoriais. Esse tom esverdeado e a camisa vermelha do Matheus não foram usados atoa. Apesar de simples, ficou legal o resultado.

Como fazer thumbnail estilosa com cores complementares


Essas 2 tonalidades justamente respeitam esse esquema de cores complementares. Por isso a gente sente até um certo “conforto” quando olha para a imagem.

Círculo cromático


8. Pense na Thumb antes do vídeo pronto


A hora de fazer a capa do seu vídeo começa, idealmente, muito antes de ele estar pronto. A partir do roteiro que você fizer, já pode ir imaginando a thumb do vídeo. Sabe por que? Como a gente falou, uma thumb bem feita, junto com o título, pode atrair até 60% das intenções de clique.


Então, quando você deixa para última hora, pode acabar fazendo de qualquer jeito, fazendo com preguiça, com má vontade, ou até ter um bloqueio criativo. O resultado: você pode até construir um vídeo de qualidade, mas ele será enterrado porque as pessoas não terão vontade de clicar na sua thumb.


Portanto, planeje a sua miniatura com bastante antecedência, para fazer um material caprichado e chamativo o bastante para atrair cliques para os seus vídeos.


9. Evite fazer click bait


Você já deve ter visto uma thumb click bait e talvez nem tenha se dado conta disso. São as famosas miniaturas “iscas de clique”. Elas são bem apelativas e trazem um assunto muito inusitado. Como conseguem chamar bastante atenção, acabam sendo clicadas. Porém, nem sempre elas têm relação com o vídeo em si. E é aí que mora o perigo!

Como fazer thumbnail: click bait


Essa técnica acaba atiçando a curiosidade das pessoas na Internet. Mas, quando percebem que a miniatura não tem relação com o assunto do vídeo, ou que era apenas para chamar a atenção mesmo, os espectadores podem abandonar o vídeo muito antes dele terminar. E isso pode afetar bastante o tempo de retenção dele, que é uma das métricas mais importantes do YouTube e que ajuda o seu algoritmo recomendar o vídeo para mais e mais pessoas.


A gente trouxe ainda alguns exemplos de thumbs que fazem click bait, para você ter uma ideia mais concreta dessa técnica de um jeito mais prático. Saca só:

Thumbnail com click bait


10. Pense na thumb para celular


Já faz um tempinho que o acesso à Internet via celular tomou o lugar dos desktops. Não é à toa que o acesso à Internet é exclusivo no celular para 59% da população do Brasil. Sabe o que isso quer dizer? Que as suas miniaturas de vídeo do YouTube devem estar adaptadas aos dispositivos móveis.


Por isso, você deve usar fontes de texto mais encorpadas, com um estilo mais bold, e também usar aquela técnica de zoom out para ver como a sua thumb está sendo vista em um tamanho reduzido. Assim, você consegue ver se está legível, chamativa ou se precisa ajustar.


11. Adicione gráficos e recursos visuais


Gráficos, emojis, setas e outros recursos visuais vão ajudar bastante a deixar as suas miniaturas muito atrativas, o que pode aumentar ainda mais as chances de ela ser clicada. Com isso, a taxa de cliques também sobe, o que mostra ao YouTube que seu vídeo é relevante e que ele deve recomendar para mais e mais pessoas. Então, preste atenção a esse ponto também!


12. Faça testes


Por fim, e não menos importante, faça testes, testes e mais testes. Mesmo que a sua thumb esteja indo bem, sempre dá para melhorar mais. Então, mantenha essa prática como um hábito na sua rotina de otimização do YouTube para alcançar taxas ainda maiores.


Mas onde você pode encontrar esses dados para medir? É simples! Vá na barra lateral esquerda, clique na opção Conteúdo e encontre o vídeo que você deseja.

Testes de thumbnail


Em seguida, clique no ícone de Estatísticas do seu vídeo.

Testes de thumbnail 2


Em Análises de vídeo, clique em Alcance.


E lá está ela, nossa Taxa de Cliques. Seu trabalho agora é guardar essa métrica e trocar a thumb para o novo modelo de teste. Deixe ela rodando por um tempo, durante 1 ou 2 semanas por exemplo, e depois compare com a nova taxa de cliques para ver se o teste deu certo ou não.

Taxa de cliques


Templates de thumbnail


Seguindo o fluxo do nosso post de como fazer thumbnail, nosso próximo assunto é onde você pode encontrar modelos pré-definidos para usar em momentos que não tiver inspiração ou para atravessar os famosos bloqueios criativos (e acredite, algumas vezes eles vêm nos assombrar).


Outro caso em que os templates de thumbnail para o YouTube podem ajudar é quando você recebe um vídeo para ser publicado com urgência. Como é uma tarefa que exige rapidez, não haverá muito tempo para pensar e planejar uma nova miniatura do zero, concorda? Então, nesses casos, aposte em um template! Você terá em mãos um modelo validado e, a partir dele, pode adaptar a miniatura conforme a sua identidade visual.


E onde encontrá-los? Bem, existem algumas ferramentas, como o Canva, Adobe Spark, Snappa, Flimbo, Fotor e muito mais! Mas, fique tranquilo, ainda vamos mostrar como fazer isso de forma prática, além de falar um pouco mais sobre cada uma dessas ferramentas. Por isso, não deixe de continuar lendo aqui com a gente!


Ferramentas para criar thumbnails


E agora, como prometido, vamos falar sobre as principais ferramentas em que é possível criar uma miniatura de vídeo matadora! Entre elas, a gente tem o Photoshop, Canva, Adobe Express, Snappa e muito mais. Então, confira cada uma para entender qual pode ser a melhor opção para você.


1. Adobe Photoshop


O Photoshop talvez seja a ferramenta mais famosa de manipulação de imagem do mercado. É o famoso: “faz um Photoshop na minha foto” ou “depois arruma no Photoshop, hein?!“. E realmente ele merece a fama que tem. Com esse software da Adobe, a criatividade é o limite! E ele serve, inclusive, na hora de aprender como fazer uma thumbnail profissional para o YouTube.


Então, vamos te mostrar um passo a passo básico de como você pode criar miniaturas de vídeo no Photoshop. Não se prenda tanto à qualidade da thumb que vamos trazer aqui. O importante é a forma como vamos criá-la, ok?


Criando o projeto


Portanto, o primeiro passo que você deve fazer é abrir seu software. Na tela inicial dele, selecione a opção Novo arquivo.


Em Detalhes da predefinição, coloque 1280 pixels de largura e 720 de altura, que corresponde à resolução 1280 x 720. Depois, clique em criar.

criando thumbnail no Photoshop


Encontrando uma imagem


Não vamos entrar em muitos detalhes sobre como usar o Photoshop aqui, mas vamos baixar a imagem de uma pessoa para incluir na nossa thumb. Para isso, vamos ir até o Freepik para encontrar o nosso modelo.

Modelo de thumbnail no Photoshop


Agora, selecione a varinha mágica com o atalho W e clique nesse fundo meio cinza. Irá aparecer uma seleção pontilhada ao redor do nosso modelo. Aperte delete para remover o fundo.

Modelo de thumbnail no Photoshop 2


Para tirar a seleção, depois de remover o fundo, use o atalho CTRL + D. Para que essa thumb fique chamativa, vamos usar o verde, que é uma cor complementar ao vermelho da camisa do modelo.

Criando o fundo


E para fazer isso é simples! Selecione o tom que mais te agrada,

Seleção de cor no Photoshop


Crie uma nova camada, clicando no ícone do canto inferior direito da tela.

barra de ferramentas no Photoshop


Por baixo da imagem da pessoa, selecione a lata de tinta (G) e clique sobre essa camada.

Modelo de thumbnail no Photoshop


Aplicando textura


Para dar uma quebrada nessa cor lisa do fundo, vamos usar uma textura, apenas para dar uma estilizada. Então é só criar uma nova camada, por cima desse sólido verde, e aplicá-la.

Modelo de thumbnail no Photoshop 2


Se for preciso, altere a opacidade e os modos de mesclagem para deixar mais natural.

Modos de mesclagem


Aplicando o texto


Bom, agora seguindo as regras que mostramos aqui, vamos incluir um texto na nossa miniatura. O atalho da ferramenta de texto é T. Então basta clicar na tela e começar a escrever. Vamos usar 4 palavras e uma fonte bem visível, para que a mensagem possa ser lida até mesmo nas telas de celular.

Modelo de thumbnail no Photoshop com texto


Incluindo elementos gráficos


Agora, vamos trazer alguns elementos gráficos para complementar a nossa arte. Nesse caso, vamos mostrar um resultado que uma boa miniatura pode trazer, que é uma taxa de cliques alta. Também vamos colocar algumas setas, chamando atenção para isso.


Para fazer isso é simples também, basta criar 2 novas camadas, uma para cada elemento gráfico (vale lembrar que as 3 setas estão reunidas em uma camada única).

Miniatura de vídeo no Photoshop


Aumentando a saturação da imagem


Seguindo em frente, meus amigos, vamos deixar o modelo com um pouco mais de vida, com um certo bronzeado. Então, selecione a camada dele e use o atalho CTRL + U, para a gente abrir as configurações de matiz/saturação.

Matiz/Saturação


Então, ajuste a saturação até ficar do seu gosto e confirme em Ok. À medida que for alterando, já é possível ver como vai ficar também. E aqui está o resultado final desse nosso exemplo:

Thumbnail: resultado final



2. Adobe Express


Outra ferramenta que você pode usar para criar suas miniaturas de vídeo é o Adobe Express (antigo Adobe Spark). Vamos ao passo a passo de como fazer uma miniatura legal, que chame a atenção dos usuários com essa ferramenta.


Criando o projeto


Na página inicial do site, clique em Crie do zero.

Criando miniatura do zero no Adobe Express


Templates de thumbnail


Na barra lateral esquerda, na coluna de Modelos, procure pela seção de Miniaturas do YouTube. Ali mesmo você já consegue ver alguns modelos. Se quiser mais detalhes, clique em Exibir tudo.

Modelos de miniatura de vídeo no Adobe Express


Escolha um modelo que mais te agrade e clique nele para poder editá-lo. A gente escolheu fazer a partir desse aqui:

Template de thumbnail no Adobe Express


Incluindo o texto


Vamos incluir o texto que a gente quer e alterar a fonte para branco.

Editando texto no Adobe Express


Agora, vamos fazer a mesma coisa para o texto secundário, que está embaixo do nosso título principal, e manter o retângulo em vermelho.

Editando texto no Adobe Express 2


Reposicionando o texto e alterando o fundo


Beleza, vamos reposicionar agora o texto, para que ocupe boa parte do layout.

Template de thumbnail no Adobe Express 2


O próximo passo que vamos fazer é remover a imagem de fundo e deixar com uma cor verde chapada mesmo. Então é só clicar na imagem e apertar delete.

Alterando cor de fundo no Adobe Express


Incluindo foto


Na sequência, vamos incluir a foto de um outro modelo apontando para o que está escrito na thumb. E esse aqui é o resultado que conseguimos com essa ferramenta bem prática da Adobe.

Thumbnail Final no Adobe Express


Obviamente não dá para a gente mostrar tudo aqui que o Express entrega. São vários recursos e ferramentas e precisaríamos de um post só para isso. Mas dá para fazer uma miniatura foda, chamativa, sem gastar muito tempo com isso também!


3. Fotor


Mais uma alternativa na hora de criar uma thumbnail. O Fotor é um editor de fotos online, que também é útil na hora de fazer miniaturas de vídeo para o YouTube. Vamos lá?


Configurando o projeto


Na página inicial do editor, clique em Criar um desenho.

Template de thumbnail no Fotor


Agora, na próxima tela, selecione a opção Imagem Miniatura do YouTube.

Opção de miniatura do YouTube no Fotor


Selecionando o template ideal


O Fotor funciona de forma parecida com o Adobe Express. Temos uma barra lateral esquerda onde existem vários e vários modelos de miniatura. Então, navegue por um tempo neles e escolha aquele que curtir mais.

Templates de thumbnail no Fotor


Nem todas as opções são gratuitas. Alguns modelos estão disponíveis apenas no plano premium. Mas, você pode dar uma boa explorada aí para encontrar um modelo bacana. Como dá para ver, o Fotor conta com uma grande quantidade de ferramentas de personalização, como textos, fotos, elementos gráficos, cores e muito mais!


4. Canva


O canva é uma ferramenta que divide opiniões: existem os que amam e aqueles que criticam. Pessoalmente, acho que ele quebra um galhão, principalmente quando você precisa fazer uma arte legal, mas não está com seu notebook/pc em mãos, por exemplo. Como a proposta do programa é “Design gráfico para todos”, ele também é útil para fazer thumbnails que chamam a atenção.


Criando um novo design


Então, a primeira coisa que você deve fazer, se não for cadastrado, é criar uma conta no site. Para poupar tempo, vamos considerar que você já tenha feito isso, ok? Então, com a ferramenta já logada, vamos clicar no botão Criar um design, no canto superior direito da tela.

Criando novo design no Canva


O canva vai mostrar algumas opções predefinidas. Procure e selecione Miniatura do YouTube.

Modelos de design no Canva


Selecionando um modelo


Agora, como acontece na maior parte das outras ferramentas, a gente tem algumas opções de templates do Canva, tanto gratuitos, como pagos. Seu trabalho é escolher um bem chamativo, com um design legal.

Templates de miniatura do YouTube no Canva


A gente curtiu esse modelo aqui debaixo. Vamos agora personalizá-lo para ficar a nossa cara!

Modelo de thumbnail no Canva


Personalizando o template


A primeira coisa que vamos fazer é alterar o texto da thumb e as suas cores. Vamos alterar a cor desse traçado de amarelo para branco.

Modelo de thumbnail no Canva 2


Agora vamos substituir essa imagem da pessoa com saco de pão na cabeça e incluir a de uma mulher com cara de pensativa, para reforçar a curiosidade e a pergunta do texto.

Modelo de thumbnail no Canva 3


Então, basta ajustar o tamanho das fontes e trocar as cores dos elementos gráficos e do fundo também. E está aqui o resultado final.

Modelo de thumbnail no Canva 4


Pronto! Uma thumbnail interessante feita em apenas alguns minutos!


Aprenda a mexer no Canva de forma PROFISSIONAL!


4. Snappa


A quarta opção da nossa lista de ferramentas de design, úteis para fazer suas thumbs, é o Snappa. Não é uma alternativa 100% gratuita, mas também é possível de usar tranquilamente.


Selecionando a opção de thumbnail


Então vamos lá! Abrindo a página inicial, depois que fizer seu cadastro e fazer login na plataforma, selecione a opção YouTube Thumbnail. Veja a imagem abaixo:


Templates de thumbnail no Snappa


Selecionando um modelo


Na próxima tela, vamos ter uma série de modelos predefinidos. Você pode navegar e escolher um deles ou criar do zero também

Modelos de miniatura do YouTube no Snappa


Personalizando o template


Vamos criar a nossa miniatura a partir do modelo abaixo, saca só:

Thumbnail feita no Snappa


E só a título de demonstração, vamos alterar apenas o texto e as suas cores. Mas, se optar por usar o Snappa, tire um tempinho para entender como ele funciona. Mas, não se preocupe que a ferramenta é bem intuitiva.

Thumbnail feita no Snappa 2


Apps para criar uma thumbnail


E se você precisa criar uma miniatura com mais urgência, ou até mesmo não tem um PC para edição, mas precisa de um app para desembolar suas thumbs, a gente também separou algumas opções para você testar. Confere então essa lista!


1. Thumbnail Maker


O Thumbnail Maker é um app que pode quebrar um galho na hora de fazer suas miniaturas. Claro, não tem a mesma precisão de um programa como o Photoshop, por exemplo, mas dá para fazer modelos mais simples, mas que também podem funcionar.


O aplicativo vem com algumas opções de background, divididos em várias categorias. Conta também com ferramenta de texto, stickers, efeitos (que parecem filtros do Instagram) e ainda é possível incluir imagens armazenadas no seu celular. Não é nada muito sofisticado, mas ainda assim dá para fazer modelos mais simples.


2. InSquare Pic


Um pouco mais completo que o anterior, o Insquare Pic conta com várias proporções de peças gráficas. Você pode, além de criar suas miniaturas, na proporção 16:9, criar posts para feed de Instagram, Stories e vários outros formatos.


O app conta ainda com efeitos gráficos, molduras, fundos, além de permitir a inclusão e personalização de textos. Fora isso, o InSquare Pic tem uma ferramenta bem massa, que é a opção de desenhar, em que você pode incluir desenhos predefinidos, como corações, dinheiro, teias de aranha, elementos gráficos e muito mais! Além disso, também é possível personalizar o fundo da sua miniatura e aplicar stickers


E assim, o nosso post sobre thumbnails vai chegando ao final. Esperamos que tenha curtido e que a gente possa ter tirado todas as suas dúvidas. Mas, se ainda estiver com alguma, deixa aí nos comentários que a gente quer saber. E se tiver curtido e aprendido um pouco mais, também fale aí para que a gente possa melhorar cada vez mais o nosso conteúdo. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.