Como fazer post carrossel no Instagram

[2021] Como fazer post carrossel no Instagram: o GUIA!


Os posts no formato carrossel no Instagram se tornaram uma tendência muito forte. Além de serem mais atrativos, trazem interatividade para suas publicações e aumentam o engajamento na rede. Sabe qual é o resultado? Maior número de salvamentos e compartilhamentos entre as pessoas. Nada mal, né? Quer saber como fazer post carrossel no Instagram e melhorar seus resultados? Vem com a gente que o papo aqui hoje vai ser sobre isso!


Veja também: como criar stories no Adobe Premiere.


O que é post carrossel no Instagram?


Se você foi no Google, digitou “como fazer post carrossel no Instagram” e achou nosso blog, provavelmente você já tem ideia do que se trata.


Mas, os posts carrossel são publicações interativas que aparecem sequencialmente no Instagram. Funcionam no formato de fotos, de vídeos e também de forma misturada, trazendo os 2 tipos. Você consegue incluir até 10 slides por publicação.


Motivos para criar post carrossel no Instagram


A gente sempre procura trazer aqui bons motivos para fazer as coisas e ver se elas valem a pena ou não. Com os carrosséis do Insta, vamos fazer da mesma maneira. Então, separamos bons motivos que podem te convencer a fazer seu primeiro post carrossel ainda hoje!


1. Maior quantidade de publicações


Talvez um dos grandes diferenciais desse tipo de publicação, é a maior quantidade de posts que você pode fazer em apenas uma publicação. Justamente esse ponto deixa suas criações muito mais ricas e chamativas para o público.


2. Desperta a curiosidade


Ao ver que existem mais imagens por vir, naturalmente a audiência tem a tendência de ficar um pouco mais curiosa para saber o que vem a seguir, especialmente se você tiver caprichado no conteúdo e entregado muita informação valiosa.


3. Muitas possibilidades de criação


Pense com a gente: você tem em mãos 10 slides a seu dispor. Percebe o poder que isso tem? Você pode criar, desde posts mais educativos, trazendo dicas e tutoriais, até contar uma pequena história ou falar sobre algum produto específico. Isso ajuda bastante!


4. Maior interação com as publicações


Por essa questão da curiosidade e pelo visual atrativo, os posts carrossel também criam uma maior interação, por parte da sua audiência. Ela participa ativamente, na hora que está consumindo o conteúdo, e acaba envolvida com o seu perfil por mais tempo também.


5. Mais pontos com o algoritmo


Outra grande vantagem desse tipo de publicação é a geração de salvamentos e compartilhamentos entre as pessoas. Além da interatividade, essas 2 métricas são fundamentais para o algoritmo do Instagram, que entende a relevância e importância do seu conteúdo e passa a mostrá-lo para mais e mais pessoas dentro da rede.


Dimensões dos posts carrossel


Uma dúvida bastante comum para os iniciantes no Instagram é sobre a resolução das publicações em carrossel. Mas fique tranquilo, não é nada muito complicado.


Você pode trabalhar com 2 possibilidades: focar na resolução quadrada, padrão dentro do Insta. Nesse caso, use o famoso 1000 x 1000 ou então 1080 x 1080. Se não curtir muito esse formato, ainda existe o vertical, com resolução 1080 x 1350.


Como criar post em carrossel?


Não existe uma fórmula exata e você pode seguir mais de um caminho nessa missão de como fazer post carrossel no Instagram. Vamos te ensinar aqui como fazer isso usando ferramentas mais simples, como o Canva, até outras mais profissionais, como o Photoshop.


Como fazer post carrossel no Canva?


O Canva é uma ferramenta simples, intuitiva, que pode entregar bons resultados também. E o melhor é que funciona totalmente on-line. Então, de onde estiver, desde que tenha Internet, você pode trabalhar e criar novas publicações para suas redes sociais.


Então vamos lá. Acesse o site do Canva em primeiro lugar. Na tela inicial, procure o botão Criar um Design, no canto superior direito, e selecione a opção Tamanho personalizado.

Como fazer post carrossel no Instagram com o Canva


No campo de altura, coloque 1000 px. Na largura, você deve levar em consideração quantos slides seu carrossel vai ter e multiplicar por 1000. Exemplo: se forem 6 slides, você faz 6 x 1000 pixels que vai dar 6000. Essa vai ser a medida da nossa largura. Na sequência, clique em Criar novo design.

Criando novo design no Canva


Já na parte de edição, vamos clicar no menu Arquivo e selecionar as opções Mostrar réguas e Mostrar guias para que a gente consiga marcar a separação entre uma imagem e a outra.

Opções de Arquivo no Canva


Agora, clique e arraste as réguas da lateral esquerda para a nossa área de edição, mantendo sempre o intervalo de 1000 pixels. Depois de fazer isso, você deve ter 6 áreas com o mesmo tamanho, como mostra a imagem:

Artboards no Canva


O próximo passo, então, é trabalhar sua criatividade. Você pode usar uma imagem para cada espaço desse, por exemplo, ou fazer uma imagem única. O Canva ofereces muitas possibilidades. Você pode incluir:

  • Fotos;
  • Elementos gráficos;
  • Textos, com várias fontes;
  • Vídeos;
  • Arquivos próprios (uploads).


Como você pode ver, existe uma diversidade de ferramentas de design nessa ferramenta. E a maioria delas é gratuita.

Opções de design dentro do Canva


Depois que você tiver trabalhando bem na sua criação, hora de baixar o arquivo. Então, volte no canto superior direito e clique em Baixar. Em seguida, selecione, no campo de formato de arquivo, entre JPEG ou PNG e clique em Baixar.

Baixando carrossel no Canva


Pronto! A única coisa que precisa ser feita agora é cortar cada uma das peças gráficas. Mas, relaxa que vamos mostrar na sequência desse tutorial de como fazer post carrossel no Instagram!


Quer aprender mais sobre o Canva? Temos outro post completo sobre ele!


Como fazer post carrossel no Photoshop?


Se você até curte trabalhar com o Canva, mas também tem domínio de ferramentas um pouco mais avançadas, como o Photoshop ou Illustrator por exemplo, pode usá-las para fazer suas publicações também. Primeiro vamos falar do Photoshop e, na sequência, sobre o Illustrator. Continue lendo!


Então, obviamente, o primeiro passo é a gente abrir o programa, certo? Com o programa aberto, clique em Criar na página inicial

Como fazer post carrossel no Photoshop


vamos definir a resolução da nossa prancheta de edição, assim como fizemos no Canva. E aqui vale o mesmo raciocínio: multiplique a quantidade de imagens por 1000 para a gente encontrar a largura. Então, nesse exemplo, vamos usar a resolução 6000 x 1000 também. Agora é só clicar em Criar.

Criando novo documento no Photoshop


O Photoshop também tem suas réguas. Se não estiver visualizando, use o atalho CTRL + R para ativá-las, ou então pelo menu Visualizar, Réguas. Assim como a gente fez com o Canva também, arraste-as da esquerda para a direita, a cada 1000 pixels de distância.

Área de edição no Photoshop


Agora é trabalhar a sua criatividade também. Não vamos fazer um tutorial para o Photoshop nesse momento, para esse post não ficar muito longo. Mas talvez ele seja a ferramenta de manipulação de imagens mais completa do mercado. Então vale a pena investir no seu aprendizado.


O que deve ser feito é ajustar cada imagem de acordo com as marcações feitas, como a gente fez nesse exemplo:

Exemplo de carrossel no Photoshop


E agora, para exportar sua arte pronta (que já sai cortada), vamos fazer o seguinte. Selecione a ferramenta fatia (C) e marque cada umas das imagens. Repare que aparece uma marcação em volta de cada uma.

Exemplo de carrossel no Photoshop 2


O próximo passo é ir até o menu Arquivo, Exportar e Salvar para a Web (CTRL + ALT + SHIFT + S). Na próxima tela, vá no canto inferior esquerdo e mude o zoom para Ajustar à tela, para ter uma visão de todas as peças.

Ajustando o zoom


Na tela de visualização, clique em cima das miniaturas para marcar todas as imagens. No painel da direita, no canto superior direito, escolha o formato do arquivo: JPEG ou PNG.

Formato de imagem no Photoshop


No final da tela, clique no botão Salvar. Agora escolha onde os arquivos vão ser salvos no seu computador e clique em Salvar outra vez.

Salvando arquivo no Photoshop


Como fazer post carrossel no Illustrator?


Também dá para fazer as publicações em carrossel usando mais essa outra ferramenta maravilhosa da Adobe e já vamos te mostrar como. Se você gosta especialmente de flat design ou trabalha com vetores, essa solução vai cair como uma luva. Então, já vai abrindo seu Illustrator que o show não pode parar!


Na página inicial do Illustrator, clique em Criar, do mesmo jeito que é feito no Photoshop.

Como fazer post carrossel no Instagram com o Illustrator


Na próxima tela, coloque a resolução, que pode ser tanto vertical, como quadrada. Nesse exemplo vamos usar 1000 x 1000. Inclua também a quantidade de pranchetas, que serão 6. Clique no botão Criar no final dessa tela.

Definindo resolução no Illustrator


Para reorganizar suas pranchetas, deixando uma do lado da outra, use o atalho SHIFT + O e, na parte de Propriedades, clique em Reorganizar Tudo.

Reorganizando pranchetas


Clique no terceiro ícone, altere o espaçamento para 0 px e dê OK.

Reorganizando pranchetas 2


Suas pranchetas vão aparecer alinhadas de forma horizontal, dando mais visão de como vai ficar o seu carrossel depois de pronto.

Pranchetas do Illustrator


Depois de pronto, vamos exportar cada tela separadamente. Clique sobre ela, vá em Arquivo, Exportar, Exportar para telas. Na próxima tela, você pode mudar algumas configurações, como o nome do arquivo e onde será salvo. No campo formato, mantenha em PNG ou JPEG.

Exportando imagens no Illustrator


Agora é só clicar em Exportar prancheta e pronto! Suas imagens vão ficar prontinhas para serem postadas.


Como cortar carrossel do Instagram?


Se você usou uma ferramenta mais simples, como o Canva, ou criou seu carrossel em cima de uma foto inteira e quer que ela apareça sequencialmente, a gente vai te ensinar como cortá-la.


Para isso, vamos usar um app que chama Panorama for Instagram. Até usando programas mais profissionais, como o Photoshop ou Illustrator, é bom você ter essa carta na manga. Em alguns casos, pode aparecer uma “emenda” entre um slide e outro do seu carrossel, o que não fica muito legal.


Primeira coisa: exporte a imagem inteira do programa que está usando e passe para o seu celular. Agora, abra o app e, na sua tela inicial, selecione a opção Pick from gallery. Encontre a foto na galeria do seu smartphone e selecione ela.

Como cortar carrossel do Instagram


Nessa tela, você vai ter opção de escolher em quantos slides a imagem vai ser dividida, além de opções básicas de edição, como: cortar a imagem, rotacionar e dar zoom.

Ajustes de imagem


Quando estiver tudo pronto, clique no ícone no canto superior direito para confirmar.

Confirmando alterações no app Panorama


Agora, você pode ver como ficou o resultado, arrastando a imagem para o lado. Tem também a opção de publicar diretamente no Instagram, dentro do app. Mas, as imagens também estarão na galeria do seu celular e você pode publicar de outra forma.

Pré-visualização do carrossel e opções de publicação


Como fazer publicação carrossel no Instagram?


Aí sim, já temos tudo pronto e é hora de mostrar nosso trampo para o mundo! Para fazer a publicação do seu carrossel, também é simples. Abra o app do Insta em primeiro lugar. Na tela inicial, clique no botão de adicionar (+).

Adicionar nova publicação no Instagram


Na lista de opções que vai aparecer, escolha publicação do feed.

Opções de publicação no Instagram


Selecione a primeira imagem na sua galeria. No canto inferior direito, vai aparecer um ícone para incluir várias imagens. Clique nele.


Se você for clicando sobre cada imagem da sequência, o Insta vai numerando e mostrando qual será a ordem de publicação.

Publicação de post carrossel no Instagram


Depois que estiver tudo certo, clique na setinha, no canto superior direito da tela. Na próxima tela, você pode reorganizar novamente. É só clicar em alguma imagem, segurar e arrastá-la para esquerda ou direita. Também pode usar algumas opções de filtros se quiser. Clique na setinha outra vez para avançar.

Opções de filtros no Instagram


E, por fim, escreva a legenda da sua publicação. Também é possível marcar pessoas, adicionar localização e publicar em outras redes simultaneamente, como Facebook, Twitter ou Tumblr. Com tudo pronto, clique no ícone de confirmar, no canto superior direto e pronto!

Finalizando publicação no Instagram


Como patrocinar o carrossel no Instagram?


E se você pudesse dar um “empurrãozinho” para o seu carrossel aparecer para mais pessoas? A boa notícia é que, sim, você pode! Para fazer isso é só impulsionar seu post carrossel dentro do Insta, para que ele atinja um público maior.


Primeiramente, para fazer esse tipo de anúncio (e todos os outros dentro do Insta), você precisa ter uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook, o proprietário do Instagram.


E aí, existem algumas regrinhas que você deve seguir para o seu anúncio rodar sem problemas. Fizemos uma colinha para você aqui:

  • Tipos de arquivo em vídeo: MP4;
  • Tipos de arquivo de fotos: JPG ou PNG;
  • Dimensões: 600 x 600 (mínimo) ou 1936 x 1936 (máximo);
  • Componentes do anúncio: 3 a 5 fotos ou vídeos, incluindo 5 links e legendas;
  • Duração do vídeo: máximo de 60 segundos por slide.


Existem outras especificações, que você pode conferir aqui, mas as principais são essas aí.


Então, você pode aproveitar esse formato de publicação para contar a história da sua empresa, trazer benefícios e especificações de produtos, mostrar depoimentos de clientes satisfeitos e muito mais. O limite dos anúncios carrossel é a sua criatividade.


E, como de praxe, nas plataformas de anúncio on-line, como o Facebook Ads, você tem controle de quanto irá investir, para quem irá anunciar, em quais regiões geográficas, além de ter à disposição dados que mostram se as campanhas estão indo bem ou não. Fora que você também pode pausá-las quando quiser.


Exemplos de post carrossel


Depois de ler isso tudo sobre como fazer post carrossel no Instagram e chegar até aqui, ainda não sabe por onde começar? Calma, a gente separou alguns temas de exemplo para te inspirar. Saca só:


1. Dados e pesquisas


Uma das opções é trazer números sobre algum setor do mercado, que tenha a ver com seu perfil. Além de ficar bem chamativo e ajudar o público a ter uma compreensão mais rápida que um texto, por exemplo, esse tipo de conteúdo pode ser altamente compartilhado entre as pessoas.


Já criamos um carrossel com esse tema e deu muito certo. Confere aí!


2. Tutoriais e dicas


Outra possibilidade é aproveitar os 10 slides para trazer dicas rápidas e tutoriais curtos para seus seguidores do Insta. Se não tiverem tempo para ler na hora, podem salvar para consumir aquele conteúdo mais tarde. Uma ótima opção!


Confira esse exemplo que a gente criou, trazendo dicas de como filmar com celular!


3. Informações sobre produtos e serviços


Você vende produtos ou presta algum tipo de serviço e usa o Instagram para aumentar sua visibilidade? Aproveite os posts carrossel para trazer informações e benefícios que seu produto ou serviço oferecem e como podem ajudar a resolver algum problema do seu público.


4. Fotos de eventos


Participou de algum momento e quer fazer um resumo sobre tudo o que rolou? Vai de post carrossel. Você pode separar os melhores momentos ou fotos para divulgar na rede social.


Também já usamos esse formato para divulgar fotos de eventos. Dá só uma olhada!


5. Conte uma história


Para os Forest Gumps de plantão, aqui você também pode expressar toda a sua habilidade de contar histórias. Também dá para publicar a história de uma empresa, por exemplo, ou o depoimento de algum cliente satisfeito. Mais uma vez, use a criatividade a seu favor!


6. Antes e depois


Especialmente para quem vende alguma coisa, publicações do tipo antes e depois tem um poder muito grande na hora de influenciar o cliente a fechar uma compra. Eles conseguem perceber a transformação que um produto ou serviço faz de forma nítida e os carrosséis são um dos melhores lugares para você fazer isso.


Como fazer post carrossel: dicas para ter sucesso


E, por fim, queríamos deixar algumas dicas para você ter mais resultados com suas publicações carrossel. Não podia faltar nesse guia de como fazer post carrossel no Instagram, certo? Vamos lá então.


1. Misture fotos e vídeos


Essa dica não deve ser levada ao pé da letra, mas quando for possível, combine os 2 formatos: fotos e vídeos. Por quê? Porque você vai criar uma melhor experiência para seu público e prender mais a atenção dele também.


2. Inclua o arraste para o lado


É verdade que a maioria das pessoas já está acostumada com o Instagram e conhece os posts em carrossel. Mas, mesmo assim, coloque algum elemento gráfico que incentive para que elas arrastem para o lado e vejam o resto dos slides.


3. Coloque um CTA no final


Outra boa prática para ter na cabeça, na hora de criar seus posts, é colocar uma chamada para ação no final (CTA), convidando a pessoa para salvar a publicação, comentar, curtir e compartilhar. Isso é importante para que o algoritmo do Instagram entenda a relevância do seu conteúdo e entregue para mais pessoas.


4. Use os 10 slides do carrossel


Além de dar uma ideia mais completa, posts carrossel com 10 slides geram 2,07% de engajamento no Instagram! Enquanto os mesmos posts com menos de 10 slides trazem taxas de 1,90% de engajamento na média.


Chegamos ao final do nosso post sobre como fazer post carrossel no Instagram. Tentamos trazer o máximo de dicas para te ajudar a ter resultados com essa publicação que traz bastante engajamento! Se tiver ficado com alguma dúvida, bora trocar ideia aqui nos comentários. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.