Como fazer o Efeito Glued Paper

Como fazer o efeito Glued Paper (Efeito papel colado): Confira!


O tutorial de hoje é para te ensinar como fazer o efeito Glued Paper, ou Efeito de papel colado ou ainda efeito papel molhado, como queira chamar. Essa técnica anda ficando bem famosinha no Insta, assim como o Efeito Duotone também. E não dá para negar que as imagens ficam mais bonitas e chamam bastante atenção, não é mesmo? Eu mesmo já parei várias e várias vezes o feed quando vi um post com esse efeito.


Então, se você curte edição de imagens e tutorial de Photoshop, vem com a gente que hoje é sobre isso que vamos falar nesse blog!


Como fazer o efeito Glued Paper: passo a passo COMPLETO!


Sem mais delongas, vamos direto ao assunto: como fazer o efeito glued paper. Você vai ver como é simples e fácil fazer esse efeito, mas o resultado pode ficar muito bacana e chamativo. Preparado? Vamos então!


1. Encontrando a textura


Para fazer o famoso efeito de papel colado, primeiro precisamos dessa textura. Como achar? Fácil! Abre o Google e digite:

  • Glued paper texture;
  • Glue paper free download;
  • Glued texture photoshop;
  • Glued paper overlay photoshop;
  • Glued paper.



Qualquer uma dessas pesquisas vão trazer boas texturas para a gente usar. Agora escolha uma imagem dessa do seu gosto e salve no computador. Importante usar imagens que não tenham direitos autorais também. Feito isso, bora para o Photoshop.


2. Criando um sólido no Photoshop


Esse efeito funciona melhor por cima de um sólido colorido. Nesse exemplo, vamos usar a imagem destacada desse post. Por padrão, a gente costuma usar um degradê como base das nossas imagens. É o que vamos fazer no Photoshop. Procure um ícone de bolinha cortada, no canto inferior direito, clique nele e escolha a opção de degradê.

Como fazer o efeito Glued Paper: criando gradiente



Na próxima tela, clique em cima da faixa degradê para editar as cores que serão usadas. Use as cores ligadas à sua marca ou à sua identidade visual.

Como fazer o efeito Glued Paper: editando degradê



Definidas as cores certas, vamos dar OK.

Editando o degradê para fazer o efeito de papel colado



3. Aplicando a textura de papel colado


O próximo passo de como fazer o efeito glued paper é aplicar a nossa textura dentro do projeto do Photoshop. Para a gente fazer isso, crie uma nova camada, clicando no ícone de mais no canto inferior direito.

Criando nova camada no Photoshop



Arraste sua imagem de textura para a nova camada, ou importe com o atalho CTRL + O, e faça os ajustes necessários para ficar do tamanho da imagem final. Não se esqueça de alterar o modo de mesclagem. A gente usou o de multiplicação, mas você pode experimentar e encontrar o melhor para o seu caso.



Agora o efeito já está tomando forma, olha só:

Efeito papel molhado quase finalizado



Veja também: como fazer o efeito velocidade no Photoshop


4. Criando textos


O efeito Glued Paper está quase pronto. O que vamos fazer, no nosso exemplo, é incluir alguns textos para dar um toque final à imagem. Clique na ferramenta de texto, na barra lateral da esquerda, ou use o atalho T para selecioná-la. Clique sobre a tela e automaticamente o Photoshop cria uma nova camada.


Inclua o texto que quiser e com as fontes que já definiu na sua identidade visual também. Depois de tudo pronto, vamos ajustar um detalhe. Pegue todas as suas camadas de texto e posicione por cima do background da sua imagem, mas por baixo da textura de papel colado. Isso vai fazer com que o texto se misture com a textura e fique mais natural na aplicação.


Deve ficar parecido com isso:

Camadas no Photoshop



E, pronto! Esse é o nosso resultado final.

Efeito Glued Paper finalizado



E você, curtiu esse tutorial de como fazer o Efeito Glued Paper? Deixa aí nos comentários a sua opinião que a gente já está curioso para saber. Esperamos que tenha curtido mais esse tutorial de Photoshop e te esperamos no próximo. Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.