Skip to main content
Como fazer o Efeito Glitch no After Effects

Como fazer o efeito glitch no After Effects: passo a passo completo


Já ensinamos aqui a fazer esse efeito no Photoshop. E se você pudesse usar também nos seus vídeos? Então, vamos mostrar como fazer o Efeito Glitch no After Effects, passo a passo. Vale dizer que esse efeito vem sendo bastante usado e, não só por isso, mas ele dá um visual bacana. Pode ser usado em vinhetas e até mesmo como transições de uma cena para a outra. Enfim, se chegou até aqui é porque está interessado também, certo? Então vamos ao tutorial de hoje.


Como fazer o Efeito Glitch no After Effects: tutorial prático


Bom, então vamos ao passo a passo. Abra seu After Effects aí e vamos lá!


Criando uma nova composição


Eu sei, se você já viu outros tutoriais aqui do blog, como o do Efeito Manuscrito, pode achar repetitivo esse primeiro passo. Mas não temos como fugir dele, até porque muita gente é iniciante.


Para criar sua composição, a timeline de edição dentro do After, vá até Composição, Nova composição (CTRL + N). Na nova janela, defina as configurações que você quer, como resolução, taxa de frames e duração do vídeo. Definido tudo certinho, dê Ok.

Como fazer o Efeito Glitch no After Effects


Na sequência, importe os arquivos para dentro do programa, que você confere no próximo tópico.


Como importar os arquivos para o After Effects


A importação é bem simples de fazer. Vá em Arquivo, Importar, Arquivo (CTRL + I). Na nova telinha, escolha o arquivo no seu computador e clique em Importar.

Importando arquivos para o After Effects


Pronto, os primeiros passos estão feitos. Bora para os próximos!


Usando a base do Glitch


Vamos usar um vídeo como base para fazer o Efeito Glitch no After Effects. Hospedamos ele aqui. Baixe e importe para o After, usando o passo anterior. Continue lendo e você já vai ver o que fazer com ele. Existem vários vídeos nesse estilo, que você pode usar de base, também no YouTube. Dá uma pesquisada lá que vale a pena, se quiser usar outro.


Criando o efeito


Bom, vamos usar um sólido de fundo e uma camada de texto para nosso exemplo. Mas fique à vontade para usar imagens também, inclusive o glitch pode ser usado como transição entre uma cena e outra.

Criando o vídeo no After Effects


Jogue o vídeo base por cima de todas as camadas na timeline do After. No nosso caso, as camadas do sólido e de texto. Crie também uma Camada de Ajuste, onde vamos aplicar o efeito.

Criando camada de ajuste no After Effects


Em Efeitos e Predefinições, na barra lateral direita do After, procure pelo efeito Mapa de Deslocamento (Displacement Map em inglês) e arraste para sua Camada de Ajuste.

Efeito Mapa de Deslocamento (Displacement Map)


Agora clique nela e abra os Controles de Efeitos. Em Camada do Mapa de Deslocamento, selecione a camada do nosso vídeo base. Você pode ainda controlar a intensidade do efeito, nos campos Deslocamento horizontal máximo e Deslocamento vertical máximo.


Se quiser uma intensidade diferente, em algum momento, crie keyframes, clicando nos reloginhos ao lado. É até legal fazer isso para dar mais movimento ao seu efeito. Então tire um tempinho para fuçar essas configurações e veja o que acontece.


Agora, vamos desabilitar a visualização do vídeo base, clicando no ícone de olho, que aparece do lado de cada camada.

Como fazer o Efeito Glitch no After Effects: desabilitando visualização de camada


Dando o play, já dá para ver o efeito criando forma

Preview do vídeo no After Effects


Complementando o Glitch no After


O efeito está quase pronto. Vamos apenas complementar para ficar do jeito que a gente quer. A ideia é que o texto apareça normalmente, em seguida aconteça a distorção e volte ao normal outra vez. Então o que vamos fazer é apenas duplicar a camada do sólido e de texto, usando o atalho CTRL + D, depois de ter selecionado elas. Faça isso 2 vezes.

Duplicando camadas no After Effects


Vamos deixa a primeira parte com 1 segundo de duração. Em seguida vem o Glitch e o texto normal outra vez, com mais 1 segundo. É importante manter a camada de ajuste e o vídeo base apenas por cima das camadas, no momento em que o Glitch acontece.

Como fazer o efeito Glitch no After Effects: timeline do After


Agora, vamos usar o Glitch mais uma vez e fechar na nossa vinheta.


Adicionando Efeitos Sonoros


Bom, e para fechar esse tutorial de como fazer o Efeito Glitch no After Effects, você pode adicionar também um efeito sonoro para complementar e deixar ainda mais bacana.


Procurando no YouTube, dá para encontrar vários efeitos diferentes, para agradar a todos os gostos. A própria biblioteca do YouTube também tem alguns efeitos sonoros e livres de direitos, que você pode usar à vontade.


E se quiser conferir o resultado desse tutorial, dá uma passadinha lá no nosso Insta e deixa um comentário para a gente, ok?


Esperamos que tenha gostado e até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *