Skip to main content
Como fazer live

[2021] Como fazer live: o guia COMPLETO e INDISPENSÁVEL!


As lives, ou transmissões ao vivo, são uma tendência forte na maioria das redes sociais. Ano passado, no início da pandemia do COVID-19, vimos um boom ainda maior desses vídeos ao vivo. Vários artistas e empresas resolveram migrar ou fazer live streams com mais frequência.


E parece que essa onda veio para ficar. Até as redes novas, como o Tik Tok já estão oferecendo recursos para fazer esse tipo de transmissão. Então, se você quer aprender como fazer live, a gente preparou esse post super completo, trazendo o passo a passo de como fazer isso nas principais plataformas.


Continue lendo para saber mais!


O que é uma live?


Bom, primeiro vamos falar um pouco mais sobre as lives, um resuminho rápido. Se você já sabe o que, pule para o próximo tópico. Senão, continue aqui com a gente. Bora lá?


Lives podem ser traduzidas como “ao vivo”. E é isso mesmo! São transmissões em vídeo em tempo real. Funciona parecido com os programas de televisão. Porém permitem uma interação mais próxima entre o público e quem apresenta. Os comentários acontecem ao vivo. Então o público pode interagir com os apresentadores instantaneamente.


Mas, não é um tipo de transmissão de qualquer jeito. As lives acontecem via redes sociais: YouTube, Facebook, Twitch, Instagram. Ao contrário da televisão, as transmissões ao vivo são feitas com baixo custo geralmente. É possível fazê-las tranquilamente com uma webcam, por exemplo. Claro que outros equipamentos podem ajudar como fazer uma live profissional. Mas equipamentos simples, muitas vezes, resolvem transmissões menos complexas também.


Normalmente as lives são conversas ou entrevistas entre pessoas. Mas, as possibilidades são muitas! Como a gente comentou, muitos artistas em 2020 viram nas transmissões ao vivo uma forma de continuar seu trabalho, fazendo verdadeiros shows ao vivo. Outro caso bem comum é o de igrejas que passaram a fazer lives de cultos ou missas. E a gente tem ainda a galera dos games, que faz live streams de partidas ao vivo.


Então, olhe para sua situação e adapte as lives para sua realidade também.


Veja também: os MELHORES programas para fazer lives!


Por que fazer transmissão ao vivo?


É sempre legal a gente entender o motivo de fazer as coisas que a gente faz. Se você está lendo esse post sobre como fazer live, é porque vê importância nisso, certo? E não está errado em pensar assim.


E isso quem está falando não é a gente. Tem muitos dados comprovando o crescimento e o aumento do consumo de lives. Saca só:

  • Na quarentena, mais de 85 milhões de brasileiros assistiram lives;
  • Crescimento de 500% de receita de plataforma de lives na pandemia;
  • O Instagram viu um crescimento de 70% durante o isolamento social e incorporou novas funções às lives;
  • Usuários no YouTube passam até 4x mais tempo assistindo vídeos ao vivo do que os tradicionais;
  • Canais que transmitem ao vivo normalmente têm um crescimento de 40% em novos inscritos e 70% no tempo de exibição.


E fora esses dados aí, a gente trouxe mais alguns benefícios que esse tipo de transmissão pode trazer e que vai te mostrar que aprender como fazer live pode valer a pena!


1. Maior interação


Talvez esse seja o carro-chefe das lives: a interação entre público e apresentadores. Como falamos aqui, é uma coisa que acontece em tempo real, instantaneamente. Por isso, essa troca acontece também de uma forma mais natural e espontânea. Assim todos saem ganhando: quem assiste, por ter essa relação próxima, e você ou sua empresa, por serem mais bem vistos nas redes sociais.


2. Maior engajamento


Bom, essa vantagem talvez seja consequência da anterior. Quando participam de lives, é comum que as pessoas perguntem, ainda mais se você estimular isso durante as transmissões. E os comentários são uma forma de engajamento bem forte para suas redes sociais. Quanto mais interações, melhor. E as lives cumprem bem esse papel.


3. Mais visibilidade e alcance para sua marca


As live streams são uma forte tendência do audiovisual, não dá para negar. Não sabemos até quando, mas parece que, por um tempinho, ainda vão ter muita força. As próprias redes sociais incentivam o uso desse recurso. Por isso, apostar em lives também atrai mais visibilidade para marcas, aumentando bastante seu alcance orgânico. Principalmente por parte dos próprios algoritmos dessas plataformas sociais.


4. Mais leads e clientes em potencial


Se você escolheu transmitir vídeos ao vivo para falar mais dos benefícios dos seus produtos ou serviços e as pessoas estão participando dessa live, é provável que seu interesse de compra esteja alto. Se, mais que isso, você tirou as dúvidas que o público tinha e ofereceu um atendimento personalizado, é ainda mais provável que fechem negócio com você. Por essa aproximação, as lives são excelentes para gerar mais leads e clientes em potencial.


5. Maior credibilidade com o público


O próximo ponto que comprova que esse tipo de transmissão traz benefícios é o aumento da credibilidade com o público. Por mais simples que fique com o tempo a preparação de um evento assim, ainda tem a pressão de ser ao vivo e dar certo. Por isso, fazer lives é literalmente dar a cara a tapa e demonstrar para as pessoas a segurança sobre o que está falando. Isso mostra também que você está antenado às novas tecnologias.


Como fazer uma live pelo celular


Agora que você já ficou ligado nos benefícios que as transmissões ao vivo proporcionam e está mais familiarizado com o assunto, vamos entrar mesmo no assunto de como fazer transmissões ao vivo. O primeiro deles será com o celular. Vamos considerar no YouTube, uma das principais plataformas.


A primeira coisa a ser feita é abrir o app do YouTube. Dentro do aplicativo, clique em Criar, que tem um sinal de mais. Agora, escolha a opção transmitir ao vivo. Siga o passo a passo para dar continuidade a sua live e clique em Transmitir ao vivo. Para finalizar, toque em concluir.


Detalhe importante: não é todo canal do YouTube que está qualificado para fazer ao vivo pelo celular. O YouTube criou algumas regrinhas. Então, veja se o seu canal está cumprindo esses requisitos:

  • Ter o mínimo de 1.000 inscritos;
  • Não ter recebido nenhuma restrição de lives nos últimos 90 dias;
  • Ter feito a verificação do canal;
  • Usar Android 5.0 ou versões mais recentes.


Além disso, é possível ainda que você precise esperar um tempinho para liberar esse recurso, depois de atingir os 1.000 inscritos. Outro ponto importante é que pode demorar até 24 horas para ativar o recurso, ao fazer a primeira live. Então, fique atento a isso.


Como fazer live no TikTok em 5 passos


A grande sensação da Internet! O TikTok tem atraído muita gente com seus vídeos criativos, principalmente o público jovem. E, caso você ainda não saiba, também é possível fazer ao vivo por lá. Vamos ao passo a passo!


As lives no TikTok ainda não estão liberadas para todo mundo. Mas, se o seu perfil já está habilitado, é só fazer o seguinte:

  1. Abra o aplicativo do TikTok;
  2. Clique na opção de adicionar (+);
  3. Deslize para a opção de live;
  4. É preciso criar um título;
  5. Feito isso, clique em Iniciar live.


Como fazer live no Instagram


Próximo ponto para você ficar fera nas suas transmissões é aprender como fazer live no Instagram usando o PC. Relaxa, mais para frente também vamos mostrar o passo a passo do celular. Mas é simples, olha só:


Abra o site do Instafeed, uma ferramenta que vai nos dar uma mãozinha. Na tela inicial, clique em Go live on Instagram ou Ir ao vivo no Instagram.

Como fazer live no Instagram com o Instafeed


Dentro do site, clique em Login with Instagram ou Login com o Instagram.

Login no Instafeed



Coloque seus dados de login do Insta e clique em Login.

Login no Instafeed


Você vai ser direcionado para essa tela, onde terá acesso ao servidor RTMP e uma chave de acesso. Vamos usar esses dados no OBS Studio, um dos principais programas usados para fazer lives. Se eles não estiverem aparecendo, clique em Create new broadcast ou Criar nova transmissão.

Dados para live no Instafeed


Dentro do OBS, vamos deixar a imagem vertical, em 1080 x 1920. Para fazer isso, clique em configurações e vá na aba de Vídeo. Altere os campos de resolução e clique em Aplicar e OK.

Como fazer live no Instagram: configurações do OBS Studio


Agora vamos sincronizar o OBS com o Instafeed. Volte para a parte de Configurações e vá na aba de Transmissão. No campo Serviço altere para Personalizado. Copie os dados do Instafeed e cole nos campos Servidor e Chave de Transmissão. Aí é só clicar em Aplicar outra vez e OK.

Configurações do OBS


Pronto! Agora no OBS é só clicar em Iniciar transmissão no canto inferior direito. Não se esqueça de clicar em Permitir comentários ou Enable comments no Instafeed.

Iniciando transmissão no OBS


Para pausar a live, volte no Instafeed e clique em Stop broadcast ou Parar transmissão. Pause também no OBS.


Importante: o Instafeed é uma ferramenta paga. Então, depois que você fizer o cadastro, terá direito a 5 lives gratuitas no Insta.


Como fazer live no Instagram pelo celular


Outra possibilidade de transmitir vídeos ao vivo no Instagram é direto pelo seu celular ou smartphone. E, se você acompanhou o passo a passo pelo computador, vai ver que é mais simples ainda. Então, continue lendo para aprender e ter mais essa carta na manga quando for preciso!

  1. Abra seu perfil na página inicial, aquela que tem um ícone de casa.
  2. Clique no ícone de câmera, no canto superior esquerdo da tela.
  3. Arraste para a opção Ao vivo.
  4. Aperte o play. O Instagram vai verificar a conexão com a Internet.
  5. Para terminar, clique no X no canto superior direito da tela.
  6. Clique no botão Encerrar vídeo.
  7. Você pode compartilhar também, clicando no ícone da setinha.


Quantas pessoas podem entrar na live do Instagram?


Uma dúvida que muita gente tem, na hora de fazer lives no Instagram, é sobre o limite de participantes por transmissão. Atualmente, a rede social permite que você faça uma live com até 3 pessoas, somando 4 no total.


As 4 pessoas dividem a tela e podem conversar normalmente. Essa nova atualização tem até nome: Instagram Live Rooms. Parece que a ferramenta ainda não está disponível em todo o mundo e está sendo testada em algunsa países.


Como fazer ao vivo no YouTube


Próximo assunto desse guia: como fazer ao vivo no YouTube. Já falamos, mas vale reforçar, no YouTube é preciso ativar o recurso de lives pelo menos 24 horas antes da transmissão.


Depois de fazer login no seu canal, clique no ícone de câmera, no canto superior direito, e escolha a opção Transmitir ao vivo.

Como fazer ao vivo no YouTube



Na próxima tela, clique em Editar para alterar o título, descrição, incluir tags no vídeo. Também é possível incluir uma Thumbnail, definir a categoria e outras configurações. Depois de ter feito tudo isso, clique em Salvar.

Editando informações da live no YouTube


Copie a chave de transmissão. Vamos usar ela lá no OBS.

Copiando a chave de transmissão do YouTube


No OBS, a gente vai lá em Configurações, no canto inferior direito. Na nova tela, vá na aba de Transmissão. Em Serviço, escolha a opção YouTube – RTMP e cole a chave de transmissão que a gente copiou. Depois, clique em Aplicar e OK.

Chave de transmissão no OBS


Importante também definir a taxa de bits de áudio e vídeo para garantir que a live não trave. Vamos lá para a aba de saída. Na taxa de bits do vídeo, coloque valores a partir de 700. Na de áudio, experimente 128. É importante fazer testes para chegar nas taxas ideais. Quanto maior forem, mais vão demandar da sua Internet.


Vamos definir também a resolução da nossa transmissão. Isso é feito na aba de vídeo. Coloque resoluções horizontais, como 1280 x 720 ou 1920 x 1080 por exemplo.


Para conseguir o link no YouTube, clique no ícone da setinha e para fechar, clique em Encerrar transmissão. Não se esqueça de finalizar no OBS também.


Você também pode transmitir direto pela webcam. É só clicar no ícone de câmera no canto esquerdo.

Como fazer ao vivo no YouTube com webcam


Coloque todas as informações necessárias, como título, descrição, a categoria e se o vídeo é ou não é destinado a crianças.

Configurações de live no YouTube


O YouTube vai tirar uma foto com a sua webcam para usar de thumbnail ou miniatura da live.


Confira seu microfone e Webcam. Se estiver tudo certo, clique em Transmitir ao vivo.

Iniciando live no YouTube


Como fazer live no Facebook?


Agora vamos falar sobre lives no Facebook. Aqui a história é um pouco diferente, porque você pode transmitir no seu perfil, em grupos ou em um página. Mas para fazer essas transmissões na rede social do Tio Zuckemberg também é simples. Continue acompanhando para aprender mais.


A primeira coisa a ser feita é entrar na sua página ou página da sua marca. Então, role a página um pouco até encontrar a opção de criar ao vivo.

Como fazer live no Facebook


Na nova tela que abrir, clique em Avançar.

Instruções para live no Facebook


Você pode transmitir diretamente da sua webcam, se tiver uma ou usar um programa de stream, como o OBS e configurar tudo por lá. No nosso exemplo, selecione a opção de usar a chave de stream. Essa chave que a gente vai usar lá no OBS. Clique em Avançar.

Configurações de live stream no Facebook


Agora, leia mais sobre os recursos que o Facebook oferece. Depois, clique em Concluir.

Instruções para live no Facebook


Inclua um título e uma descrição para sua transmissão na barra lateral esquerda.

Incluindo título e descrição em live do Facebook


Copie a chave de stream ou de transmissão. A gente vai precisar dela lá no OBS Studio.

Dados de transmissão ao vivo do Facebook


Com a chave na mão, bora lá para o OBS. No canto inferior direito, clique em Configurações. Cole sua chave de transmissão no campo específico para isso. Clique em Aplicar e OK.

Configurando chave de transmissão no OBS


Agora, na aba de Saída, vamos configurar a taxa de bits de vídeo e áudio, que são os dados enviados para o Facebook. O desempenho vai depender da sua Internet e os valores também.


Então você precisa testar. Para o vídeo, comece colocando 700, por exemplo. Já no áudio, use 128. Se você perceber que dá para aumentar, teste até o limite em que a qualidade não fique comprometida. Depois de definidos, clique em Aplicar e OK.

Taxa de bits no OBS


Vamos agora para a aba de vídeos, onde você deve configurar a resolução e a taxa de frames por segundo (FPS). No Facebook, use formatos horizontais, como 1280 x 720, por exemplo, ou 1920 x 1080.


Clique em Iniciar transmissão no OBS, no canto inferior direito. Depois que fizer isso o botão Iniciar transmissão ao vivo vai estar habilitado. Clique nele e pronto. Você está ao vivo!

Botão de iniciar live no Facebook


Como fazer live no Facebook pelo celular


Bom, fazer live no Face direto pelo celular é mais fácil ainda. Vamos considerar que a transmissão vai ser feita por uma página. Então, clique em Publicar.

Como fazer live no Face pelo celular


Selecione a opção Vídeo ao vivo.

Configurando ao vivo no Facebook pelo celular


Agora você pode configurar algumas coisas. Defina se a live será pública ou privada, Inclua uma descrição. Você também pode usar efeitos, marcar uma localização, definir como está se sentindo e ainda incluir links para sites. Por fim, escolha se vai usar a câmera frontal ou traseira. Com tudo certo, clique no botão Iniciar vídeo ao vivo.

Tela live do Facebook no celular


Como fazer live na Twich?


Não é todo mundo que conhece a Twich. Trata-se de uma plataforma especializada em transmissões ao vivo. Quem é do universo dos games está ligado, mas ela não se restringe apenas a gameplays. É possível aproveitar a Twich para qualquer propósito de live também. Então vamos aprender como configurar seu ao vivo por ela.


Se você não tem uma conta, o primeiro passo, então, é criar a sua. No canto superior direito, basta clicar no botão Cadastre-se e seguir o passo a passo. Depois, vai ser necessário verificar a conta com o código enviado para seu e-mail.


Depois de fazer login na sua conta, que já está verificada, vamos dar continuidade ao nosso tutorial de como fazer live. A essa altura, você já deve saber que a gente sempre usa uma chave de transmissão. Na Twich não é diferente. Para encontrar a sua, clique no ícone do seu perfil, no canto superior direito, e vá na opção Estúdio de vídeo.

Como fazer live na Twitch


No Painel de controle do criador, do lado esquerdo da tela, vá em configurações e clique em transmissão.

Painel de controle do criador  - Twitch


Você vai ver a sua chave de transmissão ao lado e mais uma série de configurações. Clique no botão Copiar.

Chave de transmissão na Twitch


Volte no Painel de controle do criador para incluir o título e categoria da sua live. Depois de clicar nessa opção, selecione Editar dados da transmissão, do lado esquerdo da tela.

Configurando dados da transmissão


Agora, bora lá para o OBS continuar a configuração. Dentro do programa, clique em Configurações, no canto inferior direito. Na aba Transmissão, altere o campo Serviço para Twitch. Em seguida, clique em Usar chave de transmissão.

Configurações da Twitch no OBS


Cole a chave de transmissão no campo dela, clique em Aplicar e OK.

Configurações da Twitch no OBS 2


Não se esqueça de configurar também a taxa de bits de áudio e vídeo, além da resolução, nas abas Saída e Vídeo, como a gente já mostrou nos outros tópicos desse post.


Agora clique em Iniciar transmissão no OBS e a sua live irá começar. Para ver se está dando tudo certo, volte no Painel de controle do criador na Twitch e vá na opção Gerenciamento de transmissão.


Lá você terá acesso ao chat em tempo real, a quantidade de espectadores, visualizações, seguidores, além da taxa de bits.


Como fazer live com várias pessoas


Como falamos, é possível fazer lives com a participação de várias pessoas. O Instagram está liberando essa função, como o Instagram Live Rooms e o Facebook permite convidar pessoas durante a transmissão. Mas vamos falar um pouco de uma solução mais eficiente nesse ponto: o Stream Yard!


Com essa ferramenta, que é bem intuitiva, você consegue adicionar até 6 participantes na versão gratuita. Vamos então ao passo a passo! Se você não tem uma conta ainda, fazer o cadastro é a primeira etapa.


Na página inicial, coloque seu e-mail, no campo E-mail adress, e clique em Get started.

Como fazer lives com várias pessoas no Stream Yard


O Stream Yard vai enviar um código para seu e-mail para fazer login. Olhe aí na sua caixa de entrada e coloque esse código no campo abaixo. Sempre que fizer login, será preciso colocar um código desses.

Colocando código de ativação do Stream Yard


Na próxima tela, clique em Ownard.

Finalizando cadastro no Stream Yard


Na parte de Destinations, você pode conectar uma ou várias redes sociais ao mesmo tempo no Stream Yard. Isso é ideal também se quiser fazer uma transmissão multistream de uma forma mais prática, sem a necessidade de um programa à parte, como o OBS. Porém, esse recurso faz parte do plano pago.

Conectando redes sociais no Stream Yard


Ao clicar em Creat Brodcast, dentro da aba Broadcast, você deverá conectar suas redes sociais também. Então, se você preferir, já pode deixar isso configurado em Destinations.

Criando nova transmissão


Dê um título e escreva uma descrição para sua live stream. Em seguida, defina se a transmissão vai ser pública, privada ou não listada e clique em Create Broadcast.

Criando nova transmissão


Clique em Allow Mic/Cam Acess para permitir o uso do microfone e da sua câmera durante o vídeo.

Permissões de microfone e câmera no Stream Yard


Termine de configurar sua câmera e microfone. Tem até algumas configurações avançadas, que você acesse por esse ícone de engrenagem. Nessa parte, você também pode definir um nome, que vai aparecer para o público.

Criando nova transmissão 3


Na nova tela, você vai ter acesso a um painel de controle da sua live. É possível fazer configurações de câmera, microfone, o layout da tela (como os participantes vão aparecer), o chat e várias outras opções. Para convidar outras pessoas, clique em no ícone Invite, na barra que fica embaixo da tela.


Vai aparecer um link de convite para a live. Copie esse link e mande para os convidados. Lembrando que podem participar até 6 pessoas.

Link de convite para live no Stream Yard


Quando os participantes entrarem, selecione sua janela e clique em Add to stream. A pré-visualização já irá aparecer.


Depois de tudo pronto, é só clicar em Go Live no canto superior direito da tela.

Iniciando a live


Como fazer uma live de sucesso: boas práticas


E para fechar com chave de ouro, a gente vai trazer aqui para vocês dicas gerais para fazer uma transmissão ao vivo de sucesso. Como tudo acontece em tempo real, você pode se deparar com imprevistos, ainda mais se for a primeira vez que estiver organizando uma live. Mas, fique tranquilo que a gente vai te ensinar alguns truques para não errar!


1. Planeje o conteúdo


Toda história precisa ter início, meio e fim, certo? Pode aplicar essa ideia para as suas lives também. Isso vai tornar a mensagem mais coerente e assertiva para o seu público. Além de facilitar a vida de quem irá apresentar o conteúdo.


Então, monte um roteirinho. Não precisa ser nada muito complexo. Anote os principais tópicos e peça para os apresentadores falarem sobre. Um roteiro mais informal vai trazer mais espontaneidade e naturalidade também, características presentes em uma live.


2. Prepare o cenário


Um cenário bagunçado e desleixado não passa uma boa impressão, ainda mais se a live for feita por uma empresa. Pelo contrário, as pessoas vão associar o seu negócio a uma imagem amadora e pouco profissional. Então, organize o cenário! Não estamos falando de super produções, mas retire lixo, informações confidenciais, bagunça e objetos indesejados.


Se possível, coloque objetos decorativos, que possam enfeitar o ambiente. Explore cores que remetam a sua marca ou faça camisetas com seu logotipo. Use toda a sua criatividade para fazer uma composição bonita e atraente para seu vídeo. Pode acreditar, isso faz a diferença!


3. Tenha consistência


Se pudéssemos resumir a maioria das redes sociais em uma palavra, ela seria consistência. Se você leva a sério seu negócio e acha que as redes sociais podem ajudar a fazê-lo crescer, precisa estar atento a isso. Não adianta fazer uma publicação hoje e outra daqui a 2 meses. E esse raciocínio também serve para as transmissões ao vivo.


Então, tente manter uma certa frequência de lives na sua agenda. Além de fazer uma social com os algoritmos do YouTube, Instagram, Facebook e onde mais você for transmitir, seu público vai se acostumar a te assistir, sempre em um dia e horário certos. Assim como um programa de televisão.


4. Objetivo e chamada para ação


O próximo passo para fazer uma live de qualidade é pensar em um objetivo para ela. O que você pretende alcançar? Quer vender mais produtos? Atrair mais público? Gerar mais clientes em potencial? A partir desses objetivos, você consegue planejar, inclusive, o conteúdo que será mostrado.


Além disso, faça chamadas para ação durante o vídeo, as famosas call to actions (CTAs). Por exemplo, se você decidiu que o objetivo da live é vender mais produtos, pode estruturar o conteúdo para mostrar vantagens dele, benefícios, ou trazer um convidado que teve sucesso com seu uso. Durante a transmissão, você pode convidar as pessoas para saberem mais e disponibilizar um contato para falarem com você.


5. Faça testes, testes e mais testes


Aqui um ponto determinante para a sua live dar certo ou não: os testes. Não deixe para fazer isso de última hora, ou a sua transmissão pode virar um desastre. Teste equipamentos, a conexão com a Internet (principalmente isso), a taxa de bits que está sendo usada, a iluminação, teste absolutamente tudo que puder! Só depois que tiver garantido que tudo está funcionando que você deve começar.


Aqui outra dica que vale ouro: crie canais de testes. Assim você pode fazer simular transmissões ao vivo para testar internet, taxa de bits de vídeo, áudio e garantir a qualidade. Fique atento que esse recurso depende, pelo menos, 24 horas para ficar ativo no YouTube!


6. Use Internet cabeada e de qualidade


Internet de qualidade é fundamental também para o sucesso da sua live. São dados de vídeo e áudio sendo transmitidos em tempo real, o que é muito pesado para uma Internet fraca. Nesse site, você consegue ter uma estimativa da velocidade de upload do seu plano, ou seja, a velocidade que os dados gastam do seu computador para a Internet.


Outro detalhe que influencia bastante também é dar preferência por um ponto de Internet exclusivo para o computador que irá transmitir e de forma cabeada. O sinal Wi-Fi não é o mais indicado porque pode perder desempenho, devido às barreiras físicas: paredes, portas e outras estruturas.


Já a Internet exclusiva facilita muito porque você não precisa dividir o sinal com outros dispositivos. Quanto mais deles estiverem conectados, mais a Internet fica sobrecarregada. Então, não economize no seu plano. Internet de qualidade é sinônimo de lives de qualidade e uma melhor experiência para o público.


7. Divulgue seu evento ao vivo


Além de fazer uma live de alta performance, você também precisa saber divulgá-la para as pessoas. Se você já tem um público engajado no Instagram, no Facebook, em outras redes, além de uma lista de e-mails, explore todas essas oportunidades!


Faça peças gráficas atraentes e chamativas, falando mais sobre o evento. Envie uma sequência de e-mails marketing, trazendo os detalhes, como: data horário, participantes. Se forem pessoas de referência que irão participar, fale mais sobre elas também. Desperte a curiosidade das pessoas para que elas se interessem pela sua live de forma espontânea.


8. Faça uma boa descrição


Outra dica que pode ajudar bastante, quando o assunto é como fazer transmissões ao vivo, é criar uma descrição bem feita. Principalmente no YouTube, a descrição é um dos campos mais importantes do seu vídeo.


Então, na descrição você pode falar um pouco sobre o assunto dessa live em específico, deixar links das redes sociais, ou dos participantes, por exemplo. Se preocupe também em incluir palavras-chave que tenham relação com o assunto, já que, depois de transmitida, a sua live fica disponível como um vídeo comum.


Fazer isso ajuda o seu vídeo a ser “encontrável” nas plataformas sociais. Assim, sua live pode continuar rendendo visualizações, mesmo depois de ser transmitida.


9. Invista em equipamentos


Ter equipamentos básicos não é impedimento para fazer lives. Você pode começar com um celular ou uma webcam e entregar resultados bons. Mas também sempre é possível melhorar. Com o tempo você pode investir em uma câmera melhor, placas de captura, microfones externos, equipamentos de iluminação.


Tudo isso só tem a somar para suas transmissões, o que também resulta em uma melhor experiência para os usuários, mais tempo de visualização e satisfação com o seu conteúdo. Assim, todos saem ganhando.


10. Responda os comentários


Já falamos aqui como a interação com o público é a cereja do bolo nas live streams. Então, não vacile! Responda todos ou a grande maioria dos comentários das pessoas. Estimule também para que elas façam perguntas, o que irá ajudar também no engajamento com seu vídeo.


Se achar muito complicado fazer isso durante a transmissão, se você também for o apresentador, reserve um tempo para tirar as principais dúvidas e interagir mais com a galera no final de todo o conteúdo.


Uma outra estratégia que pode ser adotada é colocar uma pessoa apenas para tomar conta do chat e gerenciar os comentários. Assim, você pode ficar mais livre para focar no conteúdo.


11. Análise os dados


Um dos grandes benefícios das mídias digitais, em comparação com outros canais de comunicação, é a presença de ferramentas de Analytics, que podem esclarecer muita coisa.


No YouTube, por exemplo, você consegue ter acesso ao número de visualizações, de espectadores simultâneos, tempo médio de visualização e mensagens no chat. Esses números podem trazer novas ideias, mostrar se o seu conteúdo está atrativo ou não e se pode melhorar.


Portanto, ao final de cada live, tire um tempinho para olhar esses dados e tentar tirar algum proveito para as suas próximas transmissões.


Ufa, agora acabou. Se chegou até aqui, parabéns! Você realmente está comprometido em aprender como fazer lives nas principais redes sociais. O que achou desse post, conseguimos tirar as suas dúvidas? Deixa aí um comentário que a gente quer saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *