Skip to main content
Como fazer cartão interativo

[GUIA] Como fazer cartão interativo: passo a passo + BÔNUS


Já faz um tempinho que os cartões de visita tradicionais vem sendo “substituídos” por uma versão digital. E não é para menos, esses novos cartões são bastante interativos, práticos, acessíveis e trazem vários e vários benefícios.


Ok, agora vamos trazer para seu universo. Você pode divulgar suas redes sociais, seu portfólio de vídeos, contatos, tudo em um único arquivo. E o melhor, ainda pode caprichar no design e deixá-lo bem chamativo. Ou, até mesmo, fazer freela e conseguir clientes que queiram ter um. Então, esse post é para você que quer aprender como criar um cartão de visita digital e desfrutar de todos os seus benefícios!


Continue a leitura e vamos lá!


O que é um cartão digital interativo?


Mais que um cartão de visitas tradicional, que costuma ficar guardado no fundo da carteira e nunca mais é visto, o cartão digital interativo é uma versão digital e, normalmente, vertical dos cartões de papel.


Depois de criar um design, você inclui as informações desejadas nele: redes sociais, telefone, e-mail ou localização, por exemplo. Quando estiver pronto, basta criar um arquivo em PDF e incluir os links necessários no final. Prático e simples!


Cartão interativo: como funciona?


Bom, agora que você está mais familiarizado com esse cartão digital, entenda como ele funciona na prática.


Assim como o cartão de visitas, com o qual estamos acostumados, o cartão interativo serve para divulgar contatos, trabalhos e outras informações que possam trazer mais jobs para a gente. Então, você cria o layout dele, inclui imagens e outros recursos criativos.


Em seguida, é necessário exportar o arquivo no formato PDF. Então você deve incluir os links necessários (vamos ensinar como fazer isso) para então gerar outro PDF. Com o arquivo finalizado, você pode deixar sempre ao seu alcance para mandar para clientes em potencial.


E por que funciona? Porque você terá o contato de uma pessoa literalmente a um clique. Não existe dificuldade. Com um toque, é possível entrar em contato com alguém, nos mais diferentes meios.


Benefícios de um cartão interativo


A gente já começou a falar um pouco sobre alguns benefícios desse tipo de cartão. Mas vamos focar um pouco mais nisso, a partir de agora, e trazer outros benefícios também que ele proporciona. Saca só:


1. Reúna todos os contatos em um lugar só


Talvez esse seja o carro-chefe dos cartões interativos: reunir tudo em um único arquivo. No mesmo cartão, você pode encontrar o e-mail, WhatsApp, telefone, Instagram, dentre outras formas de contato de alguém. É um verdadeiro mini-site!


2. Tudo a um toque

Mulher segurando smartphone


Outra vantagem que eles trazem é a interatividade. Sabe todos os contatos e informações que a gente falou no tópico anterior? Estão literalmente a um toque dos seus dedos. Esqueça a dor de cabeça de decorar um número para digitar no celular. Basta um toque e você consegue ligar para a pessoa instantaneamente!


3. Personalizável


Mais um benefício: os cartões digitais são personalizáveis. Você pode fazer do jeito que quiser e deixar a sua cara! E ainda, se não tiver habilidades com programas de edição/manipulação de imagens, como Photoshop ou Illustrator, pode fazer com programas gratuitos como o Canva.


4. Baixo custo


Esqueça custos com gráficas e pedidos de orçamento! Para fazer um cartão desses, se não for contratar um profissional, o custo é praticamente ZERO. O único investimento que será feito, se você não terceirizar o trabalho, é o seu tempo.


5. Sustentável

Sustentabilidade


O meio ambiente agradece também toda vez que um cartão interativo é feito. Como não existe cartão físico, não é preciso gastar papel ou tinta com uma coisa que , geralmente, vira lixo.


6. Praticidade


Por reunir tudo em um único lugar, facilitar o contato com as pessoas a partir de um toque e poder ser armazenado no celular, por exemplo, podemos resumir esse tipo de cartão em uma palavra: praticidade. É simples, rápido e fácil usar os cartões digitais!


Vale a pena aprender como fazer um cartão de visita digital?


Bom, a essa altura, acho que a resposta para essa pergunta já está meio óbvia, né? Claro que vale a pena! Por todos os benefícios que eles trazem, por facilitar a vida dos clientes em potencial e ainda ser produzido com um baixo custo. Hoje em dia, advogados, fisioterapeutas, médicos, vendedores e vários outros trabalhadores já estão optando por ter um cartão assim para conseguir mais clientes e trabalho.


O planejamento de um cartão digital interativo

Planejando um cartão digital interativo


Antes de botar a mão na massa, é legal a gente fazer um planejamento de como esse cartão será feito. E calma, não estamos falando de nada muito complexo. Só o mínimo de organização para facilitar seu trabalho lá na frente, ok? Então se liga!


1. Defina as informações


De antemão, já pense em todas as informações relevantes que você quer que apareçam no seu cartão. Quer que as pessoas te liguem? Entrem em contato pelo WhatsApp? Conheçam seu conteúdo digital e redes sociais? Pense em como cada ponto de contato desses pode gerar mais vendas e inclua no seu cartão interativo.


2. Identidade visual


Sua marca ou empresa têm uma identidade visual definida? Isso é, um padrão de cores, fontes, logotipo, elementos que se associem àquela marca específica. Se tiver, é legal já pensar no seu cartão seguindo as regras desse padrão, para que a gente tenha uma unidade visual muito bem definida.


3. Evite a poluição visual


Não se esqueça também de criar um design limpo e harmônico para seu novo cartão. Como o espaço é curto, é possível que ele fique com excesso de textos ou imagem, que podem cansar visualmente o olhar do seu cliente em potencial. Então, tome cuidado para não exagerar.


4. Seja objetivo


E, como consequência do outro tópico, mantenha a objetividade. Coloque em frases curtas quem você é e o que você faz. Lembre-se que o foco devem ser os ícones dos contatos e redes sociais que serão incluídos.


Como fazer cartão interativo grátis?


Se engana quem acredita que só é possível aprender como fazer cartão interativo com ferramentas pagas. Vamos te ensinar também a criar seus próprios cartões com ferramentas online, que quebram um bom galho! Uma delas é o Canva, um app de design muito bom.


Se você não tem domínio também das ferramentas mais profissionais, pode apostar nele.

  1. Então o primeiro passo é abrir o site do Canva.
  2. Dentro da ferramenta, clique em Criar um design, no canto superior direito.
  3. Pode selecionar a opção Story do Instagram, que já vem com a resolução certa.
  4. Personalize a sua maneira. O Canva conta com várias opções de fundos, elementos, fotos e algumas fontes. Também é possível fazer upload de arquivos.
  5. Quando finalizar, clique em Baixar, também no canto superior direito.
  6. Inclua os links que deseja (que ainda vamos mostrar aqui como fazer).


Confira também: Canva Profissional: publicações ATRAENTES e profissionais!


Cartão digital interativo: tamanho


Muita gente também tem dúvida de qual é o tamanho certo, quando querem aprender como fazer um cartão digital interativo. Normalmente esses cartões são verticais e seguem a resolução de um stories, ou seja, 1080 x 1920.


Como fazer um cartão virtual interativo?


Mostramos como fazer cartão interativo no Canva, uma ferramenta gratuita, certo? Agora, vamos dar uma olhada em como fazer isso, usando uma ferramenta mais profissional, como o Illustrator. Vamos fazer um modelinho simples, apenas para você entender melhor, ok?


E o primeiro passo é justamente abrir o programa. Na página inicial do Illustrator, clique no botão Criar, que fica do lado esquerdo da tela.


Defina a resolução 1080 x 1920, como já falamos, e clique em Criar, ao final da página.

Como fazer cartão interativo no Illustrator


Bom, e o Illustrator tem muitas e muitas ferramentas que deixam as possibilidades quase infinitas! Você pode trabalhar com sólidos, gradientes, texturas, textos, pincéis, canetas e várias outras ferramentas. Fizemos esse modelo rapidinho para você ver como ficaria. Incluímos alguns ícones e acrescentamos uma mensagem, orientando a pessoa a clicar nos ícones para interagir.

Como fazer cartão interativo no Illustrator


Infelizmente não conseguimos fazer um tutorial completo sobre como usar o Illustrator. Isso é papo para outro post.


Mas, para exportar seu arquivo final, vá no menu Arquivo, Salvar como (SHIFT + CTRL + S). Na nova telinha, escolha um lugar no seu computador para salvá-lo, mude o tipo para Adobe PDF, escolha um nome e clique em Salvar.


Criando os links para o cartão digital


Antes da gente incluir todos os links no cartão, vamos criar cada um e deixar anotado em um bloco de notas, por exemplo. Os mais comuns são:

  • Telefone: coloque a palavra “tel:” e o número do seu telefone com DDD. Exemplo: tel:31996542540.
  • WhatsApp: existem geradores automáticos de link para WhatsApp, em que você consegue incluir até uma mensagem automática.
  • E-mail: coloque a palavra “mailto:” seguida do seu email. Exemplo: mailto:seuemail@seusite.com.br.
  • Localização: abra o Google Maps e digite o endereço desejado. No cabeçalho do navegador, copie o link gerado.


E além disso, você pode separar também os links para redes sociais, como é feito normalmente quando se envia para alguém.


Como adicionar links ao cartão de visitas digital?


Agora, com os links na mão , chegou a hora da gente inclui-los no nosso PDF. Para fazer isso, a gente vai usar um programinha que roda on-line, o Sejda. Acesse o link do site e, na página inicial, clique no botão Upload de arquivo PDF.

Sejda: editor de PDF online


Na nova tela, selecione o arquivo no seu computador e clique em Abrir. No cabeçalho do programa, clique agora em Links.

cabeçalho Sejda


Marque a área de cada ícone e cole o link que você criou no passo anterior no campo Link to external URL. Faça isso para todos os ícones e cole todos os links.


Depois que fizer para todos, clique no botão Aplicar alterações.

Aplicar alterações no Sejda


Clique em Download para salvar o arquivo no seu computador.

Download do cartão interativo


Comprimindo o cartão interativo [sem perder qualidade]


Com o seu arquivo baixado e já com os links incluídos, vamos compactá-lo para deixar o arquivo mais leve, facilitando o envio para o público. Vamos usar outro aplicativo, o I Love PDF.


Depois de abri-lo, clique no botão Selecionar arquivo PDF na página inicial.

Como fazer cartão interativo: comprimindo PDF


Selecione o arquivo no seu computador e clique em Abrir. Do lado direito da tela, você vai repara que existem 3 opções de compressão. Deixe na compressão recomendada mesmo. Depois, clique no botão Comprimir PDF.

Qualidade de compressão do PDF


Pronto! Agora é só clicar em Baixar o PDF otimizado e o download vais ser feito para o seu computador.

Baixar PDF comprimido


[Bônus] Cartão Digital Interativo Konecta


Te ensinamos como fazer cartão interativo de ponta a ponta, certo? Agora, como prometido no título desse post, vamos ao bônus especial que você não pode perder!


Com esse post, você é completamente capaz de fazer um cartão de visita virtual do zero. Mas, se você quiser economizar tempo, ainda fazer cartões de altíssima qualidade e atender mais clientes, precisa conhecer o combo de cartões interativos da Konecta.


O combo conta com 115 modelos exclusivos dos mais variados segmentos, como academia, advocacia, hamburgueria, profissionais liberais, hotelaria, viagens, dentre vários outros.


Os modelos são 100% editáveis no Photoshop e ainda vêm com mais 6 bônus exclusivos:

  • Curso de Mini-Site para Cartão Digital: 10 aulas que ensinam como criar páginas no Wix e oferecer ainda mais recursos, como pedidos de orçamento, catálogos, dicas e muito mais.
  • 10 Posts para Mídia Social: 10 modelos, também editáveis, para divulgar seus serviços nas redes sociais.
  • 50 Artes de Comida para Mídias Sociais: Imagens de altíssima qualidade, voltadas para culinária, com fontes, imagens e textos inclusos.
  • Área de Membros Exclusiva: novidades, treinamentos e aulas extras
  • 500 Imagens de Comidas: imagens de alta qualidade, com fundo transparente, aplicáveis em vários projetos.
  • 2 Apresentações Comerciais: 2 modelos para divulgar os seus serviços.


Levando o Pack de Cartões Interativos, por apenas 12x de R$12,37, o que representa R$4,23 por dia, você consegue fazer o download imediatamente, após a confirmação do pagamento. Conta ainda com um suporte muito massa e com produtos desenvolvidos por uma equipe profissional de designers.


Não curtiu? Sem problemas! Você tem até 7 dias para pedir o reembolso da sua grana, sem burocracia e complicação. Além do mais, a compra é feita em um ambiente seguro. E ainda são várias formas de pagamento que você pode escolher.


Então, não perca tempo, garanta o seu e economize tempo na hora de produzir um cartão profissional de forma profissional!


Mas, se ainda não é o seu momento, a galera da Konecta produziu alguns conteúdos bem massa, de forma gratuita:


E chegamos ao final desse post. Esperamos que tenha curtido e que possa ter ajudado a desenvolver seu cartão digital de forma completa. Se tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários para a gente. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *