Skip to main content
Como editar vídeos no ritmo da música

Como editar vídeos no ritmo da música


Já viu aqueles vídeos que sincronizam certinho com a batida da música? É incrível como eles ficam naturais, harmônicos e prendem nossa atenção, não é verdade? Pois é, aprender como editar vídeos no ritmo da música pode ser um bom caminho para produzir vídeos incríveis! A chance de agradar sua audiência aumenta bastante. Quer aprender como fazer isso? Então leia esse post até o final que vamos te contar!


1. Escolhendo a música

Microfone condensador e tela de software de áudio


Bom, você já deve ter percebido que a toda a edição do vídeo vai ser guiada pela música. Então, a primeira coisa que se deve fazer é escolher uma.


Alguns detalhes devem ser levados em conta na hora dessa decisão: a música deve ter relação com o estilo de vídeo produzido e ser livre de direitos autorais (se o material for produzido para o YouTube, por exemplo, pode perder a monetização)


Não sabe onde encontrar uma trilha sonora bacana e que atenda a esses requisitos? Sem problema! Dá uma olhada no post que a gente fez sobre trilhas sonoras gratuitas e encontre a música perfeita!


2. Como editar vídeos no ritmo da música: usando software de edição


Agora, já com a música definida, você vai precisar de um programa de edição. Vamos usar como exemplo o Premiere, mas essas dicas podem ser aproveitadas, independente do software usado, ok?


Veja também: dicas úteis para começar na carreira de edição de vídeos


Então, já com o Premiere aberto, vamos importar o arquivo de áudio (CTRL + I)

Como editar vídeos no ritmo da música: importando arquivos de áudio para o Premiere


Importe também seus arquivos de vídeo para o editor.


Agora, você precisa identificar algum instrumento na música para usar de referência na hora de fazer os cortes. Escute a trilha outra vez e encontre variações mais altas também no espectro de áudio. Não existe uma regra específica, mas nós gostamos de usar a batida mais forte da música, dá um efeito legal.


Para ajudar nessa missão, você pode dar um zoom na track de áudio para vê-la com mais detalhes. No Premiere, o atalho para isso é Alt + Scroll do mouse.

Como fazer a imagem sincronizar com a música: indentificando oscilações na track de áudio


Encaixe os vídeos nos intervalos, entre uma batida e outra. Você não precisa seguir todas elas se não quiser. Vai muito da sua criatividade e do seu gosto. Continuando o nosso exemplo, os cortes do vídeo ficam tipo os dessa imagem aqui:

Cortes de vídeo na timeline para deixar a imagem no ritmo da música


Uma outra dica bacana é usar marcadores. Encontre as batidas e sinalize cada uma na própria timeline. No Premiere, basta apertar M e um novo marcador será criado

Marcadores na timeline do Premiere


3. Finalizando


Faça esse processo para a música inteira. Se por acaso achar que já está bom, ou se os seus vídeos tiverem acabado antes da música, também não tem problema! Corte-a onde achar que está suficiente e coloque uma transição de áudio, para que ele diminua gradativamente.


Assista o vídeo outra vez para encontrar possíveis erros. Se tudo estiver como esperado, exporte seu material do editor. No Premiere, use o atalho CTRL + M e altere as configurações de exportação.


Prontinho! Viu como é simples aprender como editar vídeos no ritmo da música?! Já sabia como fazer isso? Deixe seu comentário que a gente quer saber!

Veja também como sincronizar áudio e vídeo na edição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *