Skip to main content
Como criar um contador numérico no After

Como criar um contador numérico no After: passo a passo

Já viu aqueles vídeos que mostram um contador númerico digital, seja para uma contagem regressiva ou mesmo para mostrar quantidade de clientes atendidos, por exemplo? Hoje você vai ver aqui como criar um contador numérico no After Effects.


E já adiantamos que é beeeem mais simples do que parece. Confira, então, esse passo a passo completo para fazer o seu!


Para que serve esse contador de tempo?


Bom, o contador numérico no After pode dar um efeito bem da hora nos seus vídeos. Você pode usá-lo para o seguinte:

  • Criar uma contagem regressiva;
  • Criar uma contagem progressiva;
  • Simular um cronômetro;
  • Usar para estimular urgência, um gatilho bem comum na área do Marketing.


Além do que falamos aqui, você pode usar o contador para o que mais sua criatividade mandar. Deixamos só algumas sugestões.


Como criar um contador numérico no After: passo a passo completo!


Vamos direto ao ponto e sem enrolação para criar seu contador de tempo no After Effects. Então, para adiantar, vá abrindo seu programa. Com o After aberto, crie um novo projeto. Em seguida, uma nova composição, usando o atalho CTRL + N ou indo até Composição> Nova composição.


Faça toda a configuração dessa composição nova. Como exemplo, vamos usar a resolução de 1920 x 1080, conhecida como Full HD, e 30 quadros por segundo.

Nova composição para criar um contador numérico no After Effects


Agora sim! para continuar criando nosso contador numérico digital, você vai precisar incluir uma nova camada de texto. Vá até Camada, Novo e Texto. Ou, se preferir, use o atalho CTRL + ALT + SHIFT + T. Digite o número que preferir. Nesse caso vamos considerar uma contagem progressiva, começando do 0.

Camada de texto para criação de um contador numérico digital no After


O próximo passo é ir até em Efeitos e predefinições, Controles de Expressão e encontrar o efeito Controle Deslizante. Caso você use o After em inglês, ele deve ser encontrado como Slider. Se achar mais fácil, você também pode procurar pelo campo de busca e clicar na lupinha para visualizar.

Controle deslizante After Effects


Depois que encontrar o efeito, arraste para a sua camada de texto. Ele vai ficar disponível dentro da aba Controle de Efeitos. Expanda a camada de texto clicando nas setinhas até encontrar a opção Texto de Origem. Você vai precisar incluir uma nova expressão (pedaços de código para deixar a animação mais da hora) nessa camada. Segurando ALT, clique no relógio que aparece antes do Texto de Origem.

Como fazer um cronometro no After Effects usando texto


Agora, ligue a Expressão ao Efeito de Controle Deslizante. Pra fazer isso, clique e segure o botão de chicote e arraste até o Efeito. Agora volte até a sua camada de texto na timeline.

Ligar expressão ao efeito de controle deslizante no after effects


Abra a opção de Efeitos, usando a setinha, e Controle Deslizante. Agora é preciso criar dois Keyframes para marcar o início e fim dessa animação. Então clique no reloginho para o primeiro, avance alguns frames e marque o segundo ponto.

Controle deslizante After Effects usado na timeline


Coloque a agulha da timeline em cima do segundo Keyframe, volte ao painél de Controles do Efeito e troque o valor final do seu contador numérico. Vamos considerar 1.000 para esse exemplo.

Redefinindo os valores do Controle deslizante After Effects


Seu contador numérico digital já está quase pronto. Só que você vai perceber, ao dar o play na composição, que estão aparecendo uns números malucos, com várias casas decimais. Mas calma, é só mexer um pouco na expressão para resolver esse problema.

Contador numérico digital com casas decimais


Veja agora que, no meio da timeline, aparece um código. Clique em cima dele para editar.

Editando expressões no After Effects


Inclua o texto Math.round antes de toda a expressão que estava escrita. Não esqueça também de incluir os parênteses. O resultado é esse daqui:

Editando expressões para criar contador numérico no After


Pronto! Seu contador numérico no After foi finalizado. Provavelmente você vai querer exportá-lo sem o fundo, para usar sobre outro vídeo não é mesmo?


Então veja como fazer isso de um jeito bem fácil nesse nosso outro post aqui!


Você já conhecia esse efeito? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!