Como corrigir foco no Premiere: focando no objetivo certo

Aposto que você já gravou aquele vídeo que o objetivo principal não ficou focado, né? Isso é muito desconfortante, mas, se o desfoque não foi tão grande, a gente vai te ajudar a resolver esse problema e entregar o melhor trabalho possível. Com o foco, realmente focado!


Primeiro de tudo, você tem que verificar se seu vídeo não está muito desfocado, caso esteja de maneira suave, não muito bruta ele ainda tem salvação. Vamos lá no Premiere.

Corrigindo foco no Premiere


Para corrigir o foco no Premiere primeiro é necessário exportar seu vídeo para o programa, clicando com o botão direito e selecionando a opção de Import ou Importar em português e procure seu vídeo.

importando-no-premiere


Após o vídeo ter sido importado, coloque ele na timeline.

timeline-adobe-premiere


Agora é necessário que você duplique a sua camada de vídeo, para fazer isso pasta segurar a tecla “Alt” no teclado, clicar no vídeo e arrastar para a linha de cima.

duplicando-video-corrigir-foco


Já com seu vídeo duplicado, clique em cima dele e na aba de Effects Controls irá aparecer todos os parâmetros de efeitos disponíveis para você editar.

aba-de-effects-controls


No parâmetro de Opacidade do seu vídeo, você pode criar uma máscara em volta do objeto a ser focado ou apenas clicar em uma das já pre-definidas.

mascara-no-premiere


Em Mask Feather você pode aumentar o valor até você achar legal, mas eu recomendo algo em torno de 60% a 85%. Isso pode variar de vídeo para vídeo.

Agora é necessário aplicar um efeito também no vídeo duplicado, esse efeito irá melhorar o seu foco, mas precisamos ter bastante cuidado com a aplicação, o nome do efeito é: Unsharp Mask

corrigindo-foco-no-premiere


Nos paramentos do efeito lá na aba de Effects Control, você irá colocar o Radius em 1 (valor padrão) e irá aumentar o Amount até que se objeto fique focado, esse valor do Amount deve ser aumentado com bastante cuidado, pois com um valor muito alto é possível notar um pequeno granulado no objeto focado. Mas, se feito de forma suave, isso não se torna visível.

corrigindo-foco-no-premiere

Conclusão:


Corrigir foco no Premiere é bem simples, espero que esse post tenha te aliviado um pouco e não ter que regravar tudo de novo. Mas para evitar esse trabalho na pós-produção é sempre importante conferir o foco antes de gravar, é um dos pontos mais importantes da gravação.


Se você ta começando agora e precisa praticar um pouco mais eu recomendo ler esse post aqui para saber um pouco mais sobre edição de vídeo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.