Skip to main content
Barras pretas no vídeo

Barras pretas no vídeo: guia definitivo para fazer esse efeito


Sabe aquele efeito que alguns YouTubers andam fazendo para dar um toque cinematográfico em seus vídeos, quando acontece algo importante ou para chamar ainda mais a sua atenção?


São aquelas barras pretas nos vídeos (ou letterbox). Elas dão aquela sensação cinematográfica e deixam as produções ainda mais legais. Veja nosso post até o final e saiba quais são as melhores maneiras sobre como colocar tarja preta em vídeos!


Como fazer


Nesse mundo vasto da internet existem diversos tutoriais de como fazer o efeito cinematográfico com as barras pretas no vídeo, mas existe o jeito certo e diversos errados, que também funcionam. Vamos à maneira certa!


Barras Pretas no Vídeo, o jeito certo!


Essas barras são baseadas na proporção do vídeo criado. Para fazer as barras pretas no vídeo basta, na hora da composição, você colocar o valor da altura (width) menor do que a configuração original do seu vídeo, como por exemplo as seguintes configurações:

barras pretas no vídeo


Lembrando que, para essas configurações, o seu vídeo tem que estar em FULLHD. Se ele for menor, apenas HD, você pode colocar a seguinte configuração:

letterbox


Quando menor o valor da altura do seu vídeo, maior serão as barras pretas do seu vídeo. Por isso fique atento para não extrapolar na altura.


O outro jeito, mas o errado


Como disse antes, existem outras maneiras de ser fazer as barras pretas no vídeo para dar aquele efeito cinematográfico a suas edições.


Essas que vou ensinar agora são maneiras consideradas erradas, mas que funcionam, mesmo a gente não recomendando o uso com muita frequência.


Apenas para um caso em especial, em que seu vídeo não vai ter o letterbox o tempo todo, e vai utilizar o efeito em um momento específico. Vamos lá!


Barras pretas PNG


Na internet existem diversas barras pretas para vídeo PNG’s disponiveis, que basta você baixar, colocar em cima da sua composição e pronto! Está feito o letterbox no seu vídeo.


Criando retângulos


No próprio software de edição existe a opção para você criar retângulos do jeito que você quiser. Assim, você pode usá-los para criar as barras pretas no Premiere, por exemplo. Apenas tenha cuidado para que eles não fiquem com tamanhos diferentes.


Conclusão


As barras pretas no vídeo criam um efeito legal para dar um novo ar em suas edições. Você pode utilizar de diversas maneiras, mas tome cuidado! Nem sempre esse efeito é essencial para o seu vídeo. Cabe a você descobrir essas oportunidades.


Caso você tenha alguma dificuldade em criar esse efeito nos softwares de edição, você pode conferir nossos materiais do Premiere e também do Sony Vegas, que são os melhores softwares de edições do mundo.