Skip to main content
Como fazer Audio Spectrum no After Effects

Como fazer audio spectrum no After Effects [GUIA DEFINITIVO!]


A dica de hoje é para você que quer aprender como fazer Audio Spectrum no After Effects, um efeito muito comum em canais do YouTube de música. Não entendeu? A gente te explica melhor: é aquele efeito que mostra uma imagem animada no ritmo da música que está tocando.


Como falamos, ele é muito útil para um canal ou para promover algum evento/festa que envolva música, por exemplo. Se esse é o seu caso, continue a leitura e descubra como fazer mais esse efeito bacana!


Veja também: como tirar ruído de áudio no Adobe Audition.


Como fazer efeito Audio Spectrum no After Effects: o passo a passo!


Vamos então ao tão esperado passo a passo para fazer esse efeito. E claro, a primeira coisa que você deve fazer é abrir seu editor. Depois que tiver feito isso, é hora de importar os arquivos, assunto do próximo tópico.


Importando arquivos para o after


Bom, então com o programa já aberto, vai ser preciso importar os arquivos que irá usar. Faça isso usando o atalho CTRL + I, ou indo até Arquivo, Importar, Arquivo. Na nova tela, selecione os arquivos no seu computador e clique em Importar. Caso queira importar uma pasta, clique em Importar pasta.

Como fazer Audio Spectrum no After Effects: importando arquivos.


E como o efeito envolve música, você não pode deixar de importar uma. Nesse ponto, é preciso escolher trilhas sonoras livres de direitos autorais. Dá uma olhada nesse nosso post ou acesse a biblioteca de áudio do YouTube e escolha alguma que te agrade!


Criando composições


Agora é a hora de criar composições e começar a trabalhar no After! Ganhe tempo e agilidade na edição, organizando seus arquivos em pastas, como mostra a imagem abaixo:

Organizando arquivos no After Effects


Para criar uma nova composição, vá até Composição, Nova composição (CTRL + N). Nesse exemplo, vamos usar a resolução 1000 x 1000 e 29 quadros por segundo. Renomeie a composição para Audio Spectrum.

Criando composições no After Effects


Vamos criar mais composições e ao longo desse tutorial mostraremos como fazer, certo? Agora arraste para a timeline o arquivo que servirá de background, um logotipo e a música que usaremos para fazer o Audio Spectrum no After. Altere a escala do logotipo para 50%.

Background e logotipo na timeline do after


Como fazer efeito Audio Spectrum no After Effects: Pré-composição música


Agora clique com o botão direito na camada de áudio da sua composição e escolha a opção Assistente de quadro-chave, Converter áudio em quadros-chave.


Será criado um novo arquivo, Amplitude de áudio. Selecione ele e o arquivo de música, clique com o botão direito e escolha Pré-compor (CTRL + SHIFT + C). Na nova tela, renomeie para Música e marque a opção Mover todos os atributos para a nova composição. Vai ser criada uma composição à parte com esse nome.

Fazendo pré-composição no After


Para continuar nosso tutorial sobre como fazer audio spectrum no After Effects, abra os efeitos do arquivo Amplitude de áudio, na nova composição Música, selecione os canais esquerdo e direito e delete-os.

Deltetando canais de áudio no After Effects


Efeito Ampliar


Vamos criar agora mais uma composição e aplicar o efeito Ampliar. Siga o mesmo passo que ensinamos no começo desse post e renomeie para Câmera. O objetivo é que o logotipo também vibre no ritmo da música (por isso que criamos os keyframes de áudio no passo anterior). Criada essa nova, arraste para sua timeline a composição Audio Spectrum.

Timeline do After Effects


Vamos voltar agora no painel Efeitos e Predefinições e procurar o efeito Ampliar para jogar nessa composição.

Efeito Ampliar, usado para audio spectrum no After Effects


Dentro de Controle de efeitos, aumente o tamanho para 1.100 mais ou menos.

Ajustando o Efeito Ampliar no After Effects


Agora vamos usar uma expressão nessa parte de Ampliação. Expressões são pequenos códigos que a gente usa no After para automatizar alguma coisa. Então copie a expressão abaixo e, segurando ALT, clique nesse reloginho do campo Ampliação.


value + (comp(“Música”).layer(“Amplitude de áudio”).effect(“Ambos os canais”)(“Controle deslizante”))/10


A expressão já será mostrada na timeline, dentro do efeito Ampliar. Clique fora para tirar essa seleção azul.


Se der play, você vai ver que o logo já está animado no ritmo da música. Mas esse tutorial sobre como fazer Audio Spectrum no After Effects ainda não acabou. Então continue lendo para finalizar!


Efeito Espectro de áudio


Volte então para a composição Audio Spectrum. Antes de aplicar o efeito Espectro de Áudio, você precisa criar um sólido novo. Va até o menu Camada, Novo e Sólido (CTRL + Y). Pode criar do tamanho da composição e dar Ok.

Criando novo solido para usar no efeito Audio Spectrum dentro do after


Agora, dentro de Efeitos e predefinições, procure o efeito Espectro de áudio e arraste para o novo sólido que você acabou de criar.


Vai aparecer uma linha pontilhada no seu preview, sinal que está dando certo.

Efeito Espectro de áudio no After Effects


Agora, vamos configurar o efeito, ok? Listamos tudo que precisa ser feito de ajustes. Vale lembrar que você também pode mudar de acordo com seu gosto. Mas vamos lá:

  • Selecione a camada de música no campo Camada de Áudio;
  • Aumente as bandas de frequência para 120;
  • Mude a altura máxima para 650;
  • Altere a espessura para 10 e a suavidade para 0;
  • Mude a cor se quiser;
  • Em Opções de lado, selecione Lado B.


Veja tudo isso na imagem abaixo:

Configurações do efeito espectro de áudio


Depois dessas configurações, a gente precisa deixar o efeito redondo, para acompanhar o formato do logotipo. Veja como tá ficando:

Efeito Espectro de áudio no After Effects 2


Vamos criar agora uma máscara que vai servir como caminho para o nosso efeito. Selecione a camada dele e clique na ferramenta retângulo, segurando ALT, até que ele vire um círculo.

Ferramenta círculo usada para fazer efeito de Audio Spectrum no After Effects


Centralize o mouse no meio e, segurando CTRL e SHIFT, arraste até que o círculo fique um pouco maior que o logo.

Máscara usada no efeito Audio Spectrum


Mude também os efeitos da máscara para Nenhum para que eles não influenciem o resultado.

Máscara usada no efeito Audio Spectrum 2


Volte agora aos Controles de efeitos do espectro de áudio. No campo Caminho, selecione essa máscara que acabamos de criar.

Máscara usada no efeito Audio Spectrum 3


Agora sim, o efeito já está redondo, do jeito que a gente queria!

Efeito audio spectrum redondo


Aplicando o efeito CC Radial Blur


Bom, e para finalizar e deixar o efeito Audio Spectrum mais da hora, vamos usar o CC Radial Blur, para dar um desfoque leve. Ainda na nossa composição Audio Spectrum, arraste o efeito na mesma camada que trabalhamos por último.


Em Controle de efeitos, mude o campo Type para Fading zoom e o Amount para 20. O resultado vai ser esse:

Efeito audio spectrum redondo com desfoque


Exportando o Audio Spectrum


Para fechar com chave de ouro, bora exportar o efeito pronto. Vá até a composição Câmera e dê um CTRL + M. Em módulo de saída, clique em Sem perdas para abrir as opções de formato de saída.

Exportando vídeo com Audio Spectrum no After Effects


Um bom formato para exportar seu vídeo é o Quicktime. Escolha e dê Ok.

Formatos de vídeo no After Effects


Escolha onde o arquivo vai ser salvo, clicando em Saída para. Na janela que abrir, escolha a pasta do seu computador e clique em Salvar.

Escolhendo onde salvar arquivo do After Effects


E por fim, clique em Renderização para exportar seu efeito Audio Spectrum.

Botão de renderização no After


E aí, curtiu esse efeito? Conseguiu fazer até o final? Deixe sua opinião nos comentários contando para a gente.


Veja também como exportar vídeos no After com fundo transparente. Isso facilita demais o dia a dia de videomakers!