Skip to main content
Arquivos para impressão no Illustrator

Arquivo para impressão no Illustrator: aprenda a fechá-los!


Bom, nosso blog fala sobre edição de vídeos e audiovisual. O que um post sobre arquivo para impressão no Illustrator tem a ver com o assunto? Talvez você também pegue algum freela de design gráfico ou esteja preparando materiais de divulgação do seu próprio serviço. Por que não?


Então, se você acha que pode tirar algum proveito desse post e aprender mais uma habilidade nesse programa incrível da Adobe, continue lendo porque vai valer a pena!


O post de hoje é para você que quer aprender a configurar um arquivo para impressão no Illustrator, ou também tem dúvidas como:

  • Como fechar um arquivo para impressão;
  • Como salvar arquivo para gráfica Illustrator;
  • Como criar um arquivo para impressão;
  • Preparar arquivo para impressão.


E aproveite também para conhecer o Efeito Grain no Illustrator!


Como preparar um arquivo para impressão no Illustrator?


Bom, então sem mais delongas, vamos ao tutorial sobre como fechar e preparar arquivos para impressão no Illustrator. Prepare seu programa, a sua arte e vamos lá!


Criação do projeto


Tudo vai começar desde o início do projeto. Se você está criando no Illustrator um novo arquivo, vai reparar que existe uma aba de impressão já na tela inicial do programa. Inclusive, já existem pré-definições dos modelos mais comuns, como:

  • Carta;
  • A4;
  • Ofício;
  • Tabloide;
  • A3.


E nessa tela existem outras configurações que você deve fazer. Deixe a unidade de medida do seu arquivo em centímetros ou milímetros. Aplique também uma sangria, a área que desejamos que a nossa peça ultrapasse a prancheta, para evitar que apareçam bordas brancas na peça impressa. É uma margem de segurança para sua impressão. Pode considerar 0,5 cm por exemplo.

Arquivo para impressão no Illustrator: criação do projeto


Outro ponto que devemos prestar bastante atenção, quando for configurar um arquivo para impressão no Illustrator, é o modo de cores e a sua qualidade. O padrão de cores para impressão deve ser CMYK e mantenha a qualidade em 300 dpi.

Arquivo para impressão no Illustrator: criação do projeto 2


Feito isso, clique no botão Criar e vamos dar sequência ao nosso tutorial. Continue lendo!


Criação da peça gráfica


Agora que o seu documento está devidamente configurado, chegou a hora de soltar a criatividade. O Illustrator conta com uma grande quantidade de ferramentas que podem te ajudar – e muito – a dar vida às suas ideias!


Fizemos um modelo super simples e sem compromisso só para ilustrar o que estamos falando. Repare que existe uma borda vermelha, além da nossa prancheta de trabalho. Essa é a sangria que configuramos, lembra? É importante que a sua peça esteja atingindo o limite dela, como você pode ver na imagem abaixo:

Criação de peça gráfica no Illustrator


E, novamente, essa técnica serve para evitar que sua peça impressa fique com bordas brancas ou com rebarbas de outras cores da sua arte. Ah, e se tiver incluído algum tipo de foto na sua peça, é importante que ela também esteja no padrão CMYK. Você consegue fazer esse ajuste lá no Photoshop.


Confira também: como fazer long shadow no Illustrator


Exportando a peça gráfica


A próxima etapa de como preparar um arquivo para impressão no Illustrator é salvá-lo no seu computador, para que você possa enviar à gráfica em seguida. E como fazemos isso? É bem simples! Vem com a gente.


O primeiro passo é ir em Arquivo, Salvar como. Na próxima tela, clique na opção Salvar no computador. Defina o nome do seu arquivo, escolha onde ele vai ser salvo e altere o tipo de arquivo para PDF. Depois, clique em Salvar.

Exportando peça gráfica para impressão no Illustrator


Na nova tela, na aba Geral, mude o campo Padrão para PDF/X-1a:2001.

Exportando peça gráfica para impressão no Illustrator 2


Agora, vamos na aba de Marcas e sangrias e, no campo Marcas, selecione a opção Todas as marcas da impressora. Se já tiver definido o valor da sua sangria, como a gente mostrou aqui no começo, deixe marcado também a opção Usar configurações de sangria do documento.

Exportando peça gráfica para impressão no Illustrator 3


Se houver alguma dúvida nessa etapa, vale bater um papo com a galera da gráfica para entender qual é a melhor forma de fechar o arquivo e quais marcas de impressora é preciso incluir. Por fim, clique em Salvar PDF.


E pronto! O seu arquivo final deverá ser parecido com o da imagem abaixo. Depois é só encaminhar para a gráfica e pedir para rodar o seu banner, cartão, flyer ou qualquer outra peça que você tenha criado.


Veja aqui um Guia de Fechamento de arquivos desenvolvido pela Zap Gráfica, trazendo informações, não só sobre o Illustrator, como também de outros programas.


E aí, curtiu o nosso post sobre arquivos para impressão no Illustrator? Veja também como você pode importar arquivos dele para o After Effects. E não se esqueça de deixar aqui também a sua opinião sobre o nosso post. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *